A conduta impessoal do gestor público aliada ao princípio da moralidade administrativa

28/06/2018 às 15:35
Leia nesta página:

A conduta impessoal - ou não - do agente público deve ser analisada em conjunto com o princípio moral que norteia a administração pública, nos termos do art. 37 da CRFB.

Objetivamente, verifica-se que a conduta impessoal do ente administrativo está relacionada com a finalidade pública, no sentido de que é vedado ao gestor público atuar no intuito de prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas[1].

Nesse contexto, o §1º do art. 37, o qual proíbe que constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos materializa tal princípio constitucional norteador da Administração Pública. A violação, em tese, de tal parágrafo ensejaria hipótese de improbidade, nos termos da Lei nº 8.429/92[2], imputando ao gestor não apenas mera violação do princípio da impessoalidade, mas a caracterização de postura amoral em relação aos seus administrados.

Nesta senda, oportuno salientar que a moralidade no âmbito administrativo talvez seja uma das condutas mais complexas, no âmbito doutrinário, a ser definida em face de seu caráter subjetivo. Ademais, insta frisar que a moralidade administrativa se opõe à moralidade de senso comum, uma vez que a primeira decorre de padrões éticos da própria máquina administrativa, boa-fé, decoro, lealdade e, principalmente, probidade[3].

Embora o fundamento moral administrativo esteja expresso no art. 37 da CRFB – princípios norteadores da máquina administrativa –, não é pacífico entre os doutrinadores administrativistas a plena análise desse princípio de forma isolada[4], dado a sua imprecisão, o que acabaria sendo absorvida pelo próprio princípio da legalidade.

Há que se considerar a questão, na medida em que o princípio da moralidade surgiu como um dos “freios” em paralelo aos outros princípios que norteiam a Administração Pública frente aos abusos discricionários clássicos[5], medidas autoritárias do Estado antes do advento da Constituição Cidadã. 

Dessa forma, entende-se impossível tal separação, de modo que o aspecto moral está, sim, intimamente vinculado, não apenas à questão legal, mas a todos os princípios que regem a boa administração[6].

Assim, a moralidade administrativa direciona-se à normatização da conduta do agente público no desempenho de suas funções inerentes, que, por vezes, considerando a história antes do advento constitucional de 1988 escondia uma falsa legalidade meramente formal, o que, atualmente, é inaceitável no Direito Público[7].

Dessa forma, conclui-se que os princípios norteadores da administração pública elencados de forma expressa no artigo 37 da CRFB devem estar alinhados ao princípio da moralidade administrativa – também expresso. Não há como conceituar conduta impessoal administrativa – ou a falta dela – sem mencionar o aspecto moral do agente público em consonância com questões de probidade, legalidade, boa-fé e decoro.

 

Referências: 


[1]  DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 101.

[2] A Lei nº 8.429/92 dispõe sobre sanções aplicáveis ao agente público que, entre outras especificidades, reafirma o caput do art. 37 da CF/88 em seu art. 4º pontuando que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. 

[3] MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 111.

[4]  Cf. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Op., cit. p. 110

[5] SOARES, Bruno Gustavo Moreira. Da Concretude do Princípio da Moralidade. Publicações da Escola Superior da Advocacia-Geral da União, Brasília, v. 2, p. 57.

[6]  Ibidem. p. 57.

[7] ROCHA, Carmem Lucia Antunes. Princípios constitucionais da administração pública. Belo Horizonte: CS Edições, 1994, p. 194.

 

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Lucas Jung

Bacharel em Direito, Pós-Graduando em Gestão, Governança e Setor Público, Certificação Profissional em Gestão, Liderança e Tecnologia. Gestor na Diretoria-Geral de Transparência Pública da Secretaria de Transparência e Controladoria, no Município de Porto Alegre.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos