Teoria das Formas de Governo e Filosofia Política

THOMAS HOBBES e JHON LOCKE

18/05/2020 às 00:31
Leia nesta página:

Nesse viés dissertativo abordarei apenas dois dos três principais filósofos contratualistas e suas teorias que tiveram importância

INTRODUÇÃO:


       Nesse viés dissertativo abordarei apenas dois dos três principais filósofos contratualistas e suas teorias que tiveram uma importante atuação no campo da Ciências Politica, com suas genuínas teorias das formas de governos e filosofia politica. Abordando quê em um momento hipotético da humanidade, concordaram em realizar um contrato social ou pacto social instituindo regras racionais para uma convivência e sobrevivência mais civilizada dentro de uma perspectiva diferente e peculiar de cada autor;  pois no estado anterior, denominado de estado de natureza, essa relação não possuia o mesmo significado para ambos, de conviver em sociedade. Os filósofos que abordarei em apertada síntese, segundo as ideias políticas são: THOMAS HOBBES  e JHON LOCKE.
Motivado por um entendimento que me chama atenção em comum a ambos, o que caracteriza o contratualismo, é que a formação do Estado para esses filósofos está no pacto social seguido de regras basilares que a sociedade atravessa respectivamente por três partes que são: Estado de Natureza, Contrato Social e Estado Civil. Uma vez que observo que em meio a essa similaridade analisada, posso comtemplar desdobramentos peculiares e divergentes de intenção comunicativa do seu autor de legitimar sua teoria para chegar no objetivo final que é um Estado organizado. Motivo esse que escolho esses dois filósofos, de divergentes pilares de defesa filosóficas, como o estado de natureza abordado por JHON LOCKE e as expressões denominadas na figura do leviatã de HOBBES, onde ele retrata as peculiaridades do Estado ou Cidades personificado neste símbolo. (hobbes, O leviatã, 1999, p. 27). onde abordarei com mais particularidade posteriormente.

THOMAS HOBBES DE MALMESBURY ( 1588/1679):

        Defensor do absolutismo, natural da Inglaterra, da aldeia Westport, de família pobre, que desde muito cedo não possuía mais à assistência de seu Pai que era um semiletrado onde seus estudos era financiado por seu tio abordado como próspero em Malmesbury na obra:  ( BITTAR,,2008, p. ).

      O Estado de Natureza hobbesiano é apresentado como Estado de Guerra, caracterizado da convivência social em que a liberdade era a lei de maior relevância, onde nessa relação, os homens são livres e iguais na busca de seus desejos egoístas, na livre iniciativa de realizar aquilo que aprouve na satisfação de seus interesses ou necessidades individuas, onde o homem nasci mau, competitivo, gerando uma vulnerável relação, trazendo insegurança, oriunda da concupiscência natural, gerando grandes conflitos, aonde hobbes entende que a morte nesse modo de viver seria uma consequência e que todo o homem poderia utilizar de métodos que o resultado fosse a morte de outrem para preservar a sua vida ou existência ( Hobbes, Elementos do Direito natural e político, p. 101). Originando um ambiente hostil e bélico sendo denominado de guerra de todos contra todos ( bellum ominia contra ominium¹) ¹(bobbio,Thommas Hobbes, 1991, p. 35). Onde Bittar afirma que nesse estagio, os homens julgavam a suas próprias causas segundo o seu entendimento, utilizando a palavra " ética " (vem do grego ethos e significa caráter, hábito ou costume.) para definir esse ponto de partida para tal julgamento ( BITTAR,2008, p.182).
Por não possuir um Soberano para disciplinar e regulamentar o uso da força. Hobbes propõe o pacto social, fazendo com quer os homens deixassem o estado de natureza abdicando da liberdade em comum acordo, para obter a proteção de sua vida, propriedade e justiça; transferindo racionalmente seu poder de governo individual para  um Estado permanente e absoluto, por a fim então, o estagio pré-civico e concretizando a paz social. Onde este Estado possui uma alegórica imagem de monstro legendário para ilustrar de forma invisível, que irá administrar a sociedade politica e governa a todos  (hobbes, O leviatã, 1999, p. 27).  
Hobbes utiliza na Figura 1: Capa do livro Leviatã, de Thomas Hobbes, edição de 1651 elementos que significam simbolicamente pontos característicos desse governo absolutista abordado pelo jusnaturalista; esta ilustração foi produzida por Abraham Bosse artista francês, onde as armas são utilizadas nas duas mãos para garantir e manter a paz e ordem, podemos observa que na mão direita da ilustração da imagem do leviatã possui uma espada que entendo como justiça e na mão esquerda um cetro episcopal como o poder espiritual e no alto da cabeça uma coroa como a dignidade e o soberano (Severino,2014). e também observei no corpo do Leviatã, na ilustração da obra descrita, que possuíam imagens de pessoas, entendo assim que seria uma alusão a constituição do Estado originado do comum acordo do povo transferindo total poder para o Soberano sendo assim a base deste governo. 
 
      Concretizando assim, Hobbes entendia que o Estado absoluto era a melhor forma de preservar a sociedade intacta, garantindo à liberdade individual e conservando a humanidade. Onde esse Estado( um homem ou assembleia) não estaria sujeito as leis civis (hobbes, O leviatã, 1999, p. 208). Por conclusão, Bittar afirma que Hobbes doutrina em sua teoria jusnaturalista que todo o poder congregado no Soberano (BITTAR,2008, p. 182).


JHON LOCKE.( 1632-1704):


      O filosofo Locke nasceu em Wrington, Inglaterra em 1632, era filho de um advogado que não se importava para adquirir riquezas e que serviu ao exercito do parlamento na Guerra civil. estudou na Escola de Westminster, que apoiava o parlamento, posteriormente indo para Christ Church,Oxford, ficando com um bolsa para estudar  após sua graduação, possuindo conhecimento em hebraico e também árabe. (Locke,1689, p. 04).
Sendo denominado como o pai do liberalismo, o principal autor a aborda a teoria politica racional. Percebo que Locke ao contrario de Hobbes, possuía uma vida ativa em funções e cargos públicos, Locke foi designado secretário para as nomeações eclesiásticas, posteriormente secretário do Conselho do Comércio e da Agricultura, Locke ainda foi responsável pela obra inicial das Constituições fundamentais do Estado da Carolina, possuindo uma saúde não estável que poderia ser agravado com o seus trabalhos políticos  (Locke,1689, p. 5).
Segundo Locke mostra que  o conhecimento da humanidade se forma na base da experiência, ou seja, o conhecimento empírico baseado na experiência e na observação, e não de forma congênita. (Locke,1999, p. 37). Bittar afirma que segundo Locke, a mente do homem no ápice de seu nascimento é como se estivesse em branco que só poderia ser preenchida ou formadas gradualmente por essas experiências, sendo denominada a mente do homem de tábula rasa, fazendo essa referência de maneira indireta. ( Bittar, 2008, p. 184).  

     O Estado de Natureza Lockiano se diverge do estado de natureza de Hobbes; uma vez que para Hobbes este estado os homens são livres e iguais na busca de seus desejos egoístas, originando um ambiente hostil e bélico, sendo denominado de guerra de todos contra todos a ponto do mesmo titula este estagio de " o homem é o lobo do próprio homem". Mas segundo a ótica do filosofo Locke o ser humano era bom e possuía uma mente em branco em seu nascimento originando a teoria da tabula rasa, e ainda Bittar afirma que para Locke esse período, era real e também histórico ao passado da humanidade ( Bittar, 2008, p. 186); os seres humanos para Locke possuíam liberdade, vida pacifica com limites da lei racional  ou lei forte como afirma Bittar ( Bittar, 2008, p. 187), e observo que nesse período todos disfrutavam de direitos dados por Deus, segundo Locke utilizando base Bíblica da imagem de adão, esses direitos são: a vida, liberdade e propriedade (Locke, segundo tratado sobre o governo civil,1682, p.42). E que na ausência de um juiz ou autoridade aonde pudesse regular ou disciplinar esses direitos, as pessoas passariam a ser juízes de suas próprias causas quando esses direitos de alguma forma fossem violados por terceiros, dando origem ou sendo instaurado então o estado de guerra para Locke, consigo então identificar aqui a raiz da causa que na ótica de Locke haveria a necessidade da criação do Estado, para justamente regular e proteger os indivíduos lhes dando segurança e garantido a conservação dos direitos naturais já mencionados e derivando assim a união de todos  através do contrato social ou pacto - social para constituir uma sociedade civil constatando a soberania civil; que ao contrario de Hobbes a necessidade do pacto - social era a necessidade de transferir pro Estado à autonomia e direitos da população de forma absoluta e permanente na perspectiva de proteger o povo  do estado bélico e de conflito social. 
     Concluindo assim que para Locke o estado civil se resume em salvaguarda, assegurar, proteger de terceiros à violação do direito privado e adquirido naturalmente e o Estado deve regular essa relação social e também servindo de juiz nas causas ou conflito oriundo dessa relação social e que para Locke afirma Bittar citando a obra de Weffort, as outras formas de governos( executivo e federativo) deveriam esta completamente submissa a superioridade do Poder Legislativo denominado de Poder Supremo, mas se esse poder falhar em sua gestão ou administração, o poder soberano volta a vestir a sociedade com toda a legitimidade novamente para que por consentimento possam escolher outro governante restabelecendo a ordem social que é a sociedade civil ( Bittar, 2008, p. 194).
Segundo informações das aulas anteriores, Locke com a sua filosofia do liberalismo inglês, na obra Segundo Tratado sobre o Governo Civil (1682) deu origem ao Parlamentarismo na Inglaterra que por sua vez foi estabelecido com a Revolução Gloriosa (1688); Verifico também que o principio da legalidade hoje constituído na nossa Constituição artigo 5°, inciso xxxix, derivado de Estado Democrático de Direito 
foi influencia de Locke como afirma Bittar quando ele diz sobre ao poder da lei (Bittar, 2008, p. 194).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 

 


 

REFERÊNCIAS:

SEVERINO, Marcina de Barros. Leviatã Hobbesiano: força do Símbolo. Sistema de Bibliotecas PUC Goiás, Goiânia, 2014.
Disponível em: 
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/871/1/MARCINA%20DE%20BARROS%20SEVERINO.pdf

Arquivo BITTAR, Eduardo C. Curso de Filosofia Política. Bodin, Maquiavel e Hobbes..pdf (8,683 MB)

Arquivo BITTAR, Eduardo C. Curso de Filosofia Política. Locke, Montesquieu e Rousseau.pdf (6,308 MB)

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil. Tradução de Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
(link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000118&pid=S0100-512X200700010000500012&lng=pt)

Sobre o autor
André Luiz Seabra

| Ministério Público do Estado da Bahia | Graduando em Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos