Petição inicial de indenização por danos morais e materiais

17/03/2016 às 09:10
Leia nesta página:

Dano morais e materiais, repetição do indébito, compra pela internet e entrega do produto avariado.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____VARA CÍVEL DA COMARCA DE GURUPI– TOCANTINS.

FULANA DE TAL, brasileira, solteira, secretária, inscrita no CPF/MF sob o nº 000.000.000-00, residente e domiciliado na Rua 04, Qd. 26, Lt. 20-A, Setor Morada do Sol, Nº 326, desta cidadepor seu procurador infra-assinado, com endereço na Av. Castelo Branco, nº 1.000, centro, Gurupi – TO, CEP 77 410 020, e-mail: [email protected] , Fone/Fax ( 63 ) 3300-0000, onde recebem as comunicações de estilo e praxe para a consecução do intercâmbio processual; vem à presença de Vossa Excelência propor a presente

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS

Em desfavor da empresa SHOPPING.COM, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no C.N.P.J. sob o nº 00.776.574/0015-51, com endereço na ROD BR – 4003 Sul, KM 90,4 Gleba 10-C área industrial S/N Ponte dos Carvalhos, CABO DE SANTO AGOSTINHO –PE, CEP: 00.000-000; com fundamento nos arts. 5º, X da Constituição Federal e art. 186, 187 e 927 do Cód. Civil e demais normas aplicáveis à espécie pelas razões de fato e de direito adiante declinadas:

No dia 26 de dezembro de 2014, a autora foi até a Requerida comprar um presente ano novo para sua irmã. Escolheu e adquiriu uma Escova Rotativa Ceramic Spin Ion Brush 220V – Philco no valor de R$ 161,38 (Cento e trinta e um reais e trinta e oito centavos).

Ocorre que o produto estava em falta na loja, não tinham disponível em estoque, então, o vendedor disse que poderia solicitar pela internet com entrega no endereço da loja que o transporte entregaria mais rápido.

Quando o produto chegou, a autora foi buscar o produto na loja, aparentemente estava tudo certo. Pediu que a vendedora testasse o produto e a vendedora informou que os produtos pedidos pela internet os atendentes da loja não testavam e que se tivesse algum problema em 07 (sete) dias era para retornar a loja.

A autora foi para casa, fez escova estava tudo certo, quando foi passar o pente alisador e percebeu que o botão de temperatura não estava travando o que fazia com que seu cabelo não alisasse.

A autora não entregou o presente para a irmã e voltou a loja e solicitou a troca do produto, no dia 15 de janeiro de 2015 a atendente Cristina Malta entrou em contato, como segue o e-mail anexo, passando número de protocolo ( Nº 2015000000000) e pediu a postagem do produto em papel pardo. A autora postou a escova no mesmo dia conforme comprovante anexo.

No dia 31 de janeiro de 2015 a autora recebeu uma ligação que a escova estava na loja. Quando chegou até a loja e pediu para que o atendente fizesse o teste a autora observou o que o produto estava com o mesmo defeito e o atendente tratou de ligar na assessoria técnica de garantia, do qual, foi encaminhado novamente para troca gerando um novo número de protocolo (Nº 20150000000) e mais despesas.

A autora pela terceira vez, pacientemente, se direcionou até loja para buscar o produto e quando chegou lá se atentou que o produto estava com o mesmo defeito, portanto, pediu o valor pago de volta.

Depois de três vezes tentadas amigavelmente, devolveu o produto a fabrica e até a presente data não recebeu nem o valor pago.

Assim, além de não receber o produto adquirido na Loja, já passados quase 04 (quatro) meses, também não recebeu o seu dinheiro de volta.

Observa-se, assim Excelência, a total falta de compromisso da Loja com o Autor, o qual pagou um produto, mas não recebeu.

Nesse caso, o devedor, além de restituir o valor corrigido, deverá indenizar o credor pelas perdas e danos sofridas, apurados pelo prejuízo efetivamente suportado.

O Código Civil Brasileiro prevê que:

“Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

 Art. 186. “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

E mais:

“Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.

A Constituição Federal em seu artigo 5º, em seus incisos V e X, assegura que:

“Art. 5º. Omissis:

V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”;

Yussef  Said Cahali, in Dano Moral, Ed. RT:

“ No direito brasileiro, não obstante a ausência de disposição legal explícita, a doutrina é uniforme no sentido da admissibilidade de reparação do dano moral tanto originário de obrigação contratual quanto decorrente de culpa aquiliana, uma vez assente a indenizabilidade do dano moral, não há fazer-se distinção entre dano moral derivado de fato ilícito absoluto e dano moral que resulta de fato ilícito derivado ”.

Segundo lição do Professor Sergio Cavalieri, deve reputar como dano moral a dor, o vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, indefira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo, causando-lhe aflições, angústia e desequilíbrio em seu bem estar. (Programa de responsabilidade civil, p.78)
 

A questão suscitada apresenta entendimento pacificado no repertório jurisprudencial da Turma Recursal Única do Paraná, inclusive tendo editado o seguinte enunciado:

“ Enunciado N.º 8.1-Compra pela internet – não entrega do produto:A demora ou a não entrega de produto adquirido pela internet acarreta, em regra, dano moral ”.

Nesse sentido, aliás, decidiu o E. Tribunal de Justiça de São Paulo:

“ Apelação - Nº 9082316-05.2009.8.26.0000

Apelante: B2W COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO (AMERICANAS.COM).

Apelada: LEONOR MARTINEZ CABRERIZO.

Comarca: São Paulo 7ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro (Proc. n.º 106205/08).

EMENTA:

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. ATRASO NA ENTREGA DE PRODUTOS ADQUIRIDOS POR MEIO ELETRÔNICO. PREJUÍZO INDENIZÁVEL. INDENIZAÇÃO MORAL DEVIDA, PORÉM EM IMPORTE AQUÉM DO FIXADO MONOCRATICAMENTE. Apelação provida em parte ”.

Ainda:

TJ-SP - Apelação APL 00054401420128260565 SP 0005440-14.2012.8.26.0565 (TJ-SP)

Data de publicação: 18/11/2013

Ementa: COMPRA E VENDA DE TELEVISORES DESCUMPRIMENTO - NÃOENTREGA DOS PRODUTOS ADQUIRIDOS INADIMPLEMENTO ABSOLUTO -- INDENIZAÇÃO MATERIAL E MORAL Incontroverso o negócio realizado e a falta deentrega dos produtos regularmente quitados Obrigação de ressarcimento material integral abrangendo o dispêndio extra para a aquisição impreterível das mercadorias - A consequência da inexecução total não diz

TJ-MG - Apelação Cível AC 10145110014332001 MG (TJ-MG)

Data de publicação: 19/12/2013

Ementa: APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS - COMPRA E VENDA PELO TELEFONE - FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS -NÃO ENTREGA DOS PRODUTOS ADQUIRIDOS E QUITADOS - DANO MORAL CONFIGURADO - INDENIZAÇÃO FIXADA EM MONTANTE IRRISÓRIO - AUMENTO - CABIMENTO. - Há que se majorar o valor fixado para a indenização por dano moral se arbitrado em montante irrisório”.

E não se trata apenas disso, foram diversas as tentativas de uma resolução administrativa e amigável ao caso, porém o descaso da Requerida serviu para ultrapassar o mero dissabor, desconforto.

De outra plana, também, o dano moral serve como fator de desestímulo para quem praticou o ato ilícito:

“ Indenização. Dano moral. Arbitramento. Consideração da Real finalidade do reparo. A verba indenizatória deve atender o caráter de compensação de reparação do aborrecimento/constrangimento experimentado pelo apelado, além de se prestar a desencorajar a reiteração da prática do ato ensejador do dano ”. ( 2ª Trib. De Alçada Cível/SP – Ap. C. Ver. 614.265-00/9) – 11ª Câm. – Rel. Juiz Oscar Bittencourt, j. 22.2.2002 ).

Diz Carlos Alberto Bittar, in Reparação Civil por Danos Morais, RT, 1.993, SP, p. 203: “ Uma vez constatada a conduta lesiva, ou definida objetivamente a repercussão negativa na esfera do lesado, surge a obrigação de reparar o dano para o agente ”.

A expressão DANOS MORAIS deve ser entendida em dois sentidos: um amplo, genérico, em que tem o significado de “ danos não patrimoniais ”; outro, mais específico e estrito, quer significar qualquer ofensa a um bem da personalidade humana expressão que, rigorosamente, é redundante, mas que se justifica em virtude da existência de personalidade não – humana, como é a das chamadas “ pessoas jurídicas ”.

O dano moral, stricto sensu, é a própria ofensa à direito de personalidade, isto é, é um damnun in re ipsa, vel danmum in se. Sua existência está na violação de um dever jurídico de respeito àqueles bens, que integram e compõe a pessoa humana.

Por se tratar de algo imaterial ou ideal a prova do dano moral não pode ser feita através dos mesmos meios utilizados para a comprovação do dano material. Seria uma demasia, algo até impossível, exigir que a vítima comprove a dor, a tristeza ou a humilhação através de depoimentos, documentos ou perícias; não teria ela como demonstrar o descrédito, o repúdio ou o desprestígio através dos meios probatórios tradicionais, o que acabaria por ensejar o retorno à fase da irreparabilidade do dano moral em razão de fatores instrumentais.

Prevalecendo, portanto, o princípio geral da presunção do dano, afirmando-lhe a desnecessidade de uma demonstração específica, porquanto ela é inerente ao próprio evento: o fato é notório e independe de prova que um protesto, comprovadamente indevido, acarreta transtornos para a pessoa na sua vida em sociedade, ocasionando-lhe perturbação nas relações psíquicas, na tranquilidade, nos sentimentos, nos afetos, na auto-estima, no conceito e na credibilidade que desfruta entre as demais pessoas de seu círculo de relações; à diferença do dano material, resultante do abalo de crédito e outros prejuízos, e que deve ser demonstrado através de fatos concretos, já não porém o dano extrapatrimonial, decorrente de indevido protesto de título, pois este é um dano da experiência comum e se concretiza na ofensa à reputação da pessoa, e a outros valores que integram o seu direito subjetivo da personalidade.

Em outras palavras, o dano moral existe in re ipsa; deriva inexoravelmente do próprio fato ofensivo, de tal modo que, provada a ofensa, ipso facto está demonstrado o dano moral à guisa de uma presunção natural, uma presunção hominis ou facti, que decorre das regras da experiência comum. Não há que se exigir a prova da ofensa à honra, porque isso decorre do próprio fato de acordo com as regras de experiência comum. Decorre inexoravelmente da gravidade do próprio fato ofensivo, de sorte que, provado o fato, provado está o dano moral.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Por isso, quando o bem violado é um bem não visível da personalidade, classifica-se como “personalíssimo” e o dano que o atinge é um “ dano personalíssimo ”.

A própria Constituição Federal em seu art. 5º resguarda estes direitos, particularmente a honra em seu inciso X, como bem observamos o acórdão dos Tribunais de Alçada Civil de São Paulo, da lavra dos eminentes Relatos, Juiz Rodrigues de Carvalho (Lex - JTA-SP. 121/173-176), que expõe:

"Quanto a indenização por dano moral, ante os expressos termos do art. 5°, X, da Constituição da República Federativa do Brasil, se dúvida antes havia, agora não mais há. O dano moral é indenizável. Vê-se, por conseguinte, que a própria Carta Magna colocou "pá de cal" sobre o assunto ”.

O Supremo Tribunal Federal já decidiu:

“ Cabimento de indenização, a título de dano moral, não sendo exigível a comprovação do prejuízo ” ( RT 614/236 ).

Informa a propósito Yussef Said Cahali, em uma de suas magníficas obras, que “ o dano moral é presumido e desde que verificado o pressuposto da culpabilidade, impõe-se a reparação em favor do ofendido ”.

Estão presentes, pois, neste caso, todos os pressupostos exigidos por Lei para que exista a responsabilidade civil e a indenização, ou seja, o dano, a culpa, a culpa do autor do dano e a relação de causalidade entre o fato culposo e o mesmo dano.

Por outro lado, para a apuração do quantum da condenação a ser arbitrada, torna-se necessário compulsar algumas determinantes e entre elas o prejuízo sofrido pela vítima, a intensidade da culpa, o poderio econômico do ofensor e a fragilidade do ofendido sem forças para se opor.

Nem por causa dessa dificuldade, contudo, a indenização deve deixar de se fixada, pois “ não se trata de suprimir o passado, mas de melhorar o futuro ”, na colocação de Cunha Gonçalves. Constitui uma dificuldade, atente-se, não impossibilidade.

Na acertada opinião de AGUIAR DIAS deve prevalecer, acima de tudo, que: "A condição de impossibilidade matemática exata da avaliação só pode ser tomada em beneficio da vítima e não em seu prejuízo".

“ A condenação dos responsáveis visa apenas resguardar, decerto imperfeitamente, mas pela única forma possível, o direito lesado ” ( Acórdão – S.T.F., 18.08.91, Revista de Direito, nº 61, p. 90 ).

AFRANIO LYRA nos ensina que: " Não se pode exigir, em nome de um moralismo hipócrita, o desprendimento total, a resignação absoluta das vítimas de ofensas morais. Não deve o direito acolher as pseudo-razões de uma moralidade farisaica para, com elas, impor àqueles que sofrem danos morais o dever de perdoar sempre ”.

Martinho Garcez Neto, acentua:

“ Também não pode ser esquecida a função penal e altamente moralizadora que a reparação representa para o causador do dano, com a diminuição imposta em seu patrimônio pela indenização para a vítima. Ela encontra plena justificação à luz da moral, da equidade e da mais elementar noção de Justiça, se é exato que todo bem jurídico da pessoa, integridade física, personalidade, honra, etc..., não pode ser violado impunemente ”.

Para Aguiar Dias, “ o arbitramento é o critério por excelência para indenizar o dano moral ” ( in Da Responsabilidade Civil, vol. II, p. 354 ).

No caso dos autos, o poderio econômico da Requerida é indiscutível, pois se trata de uma das maiores financeiras do Brasil, com lucros extraordinários.

O ressarcimento dos prejuízos deve ser o mais amplo e perfeito possível. Este é o princípio e se apenas parte dos danos é indenizável, a solução não terá sido justa.

Em casos semelhantes ao presente, tem admitido a jurisprudência que a verba indenizatória por dano moral seja equivalente a 100 ( cem ) vezes o valor do título.

DO DANO MATERIAL/ REPETIÇÃO DE INDÉBITO

Aplica-se ao fato em espécie, a previsão legal contida no artigo 42, parágrafo único do CDC, que assim reza:

“ Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável ”.

  A jurisprudência é pacífica em albergar o direito do consumidor esculpido na norma acima transcrita. Senão vejamos:


“ RECURSO INOMINADO. (...) COMPRA DE MERCADORIA PELA INTERNET - PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA MEDIANTE BOLETO BANCÁRIO - AUSÊNCIA DE ENTREGA DO PRODUTO - DANO MATERIAL CONFIGURADO - RESTITUIÇÃO EM DOBRO DO VALOR INDEVIDAMENTE PAGO - OBSERVÂNCIA AO ART. 42, PARÁGRAFO ÚNICO, DO CDC. DANO MORAL CONFIGURADO - APLICAÇÃO DO ENUNCIADO 8.1 DESTA TRU. (TRU – PR - Recurso Inominado nº. 2010.0009596-3/0. Relator: Juiz Leo Henrique Furtado Araújo) ”.

Os fatos narrados, impingem à Requerida a culpa por este enorme dissabor experimentado pelo Requerente, cabendo-lhe por conseguinte, a responsabilidade pelo ressarcimento em dobro do valor pago. O ressarcimento destes valores deve ser por óbvio realizado em dobro, acrescido de atualização monetária, que visa manter o capital hígido, e de juros moratórios no percentual previsto em lei.

Ora Excelência, o Requerente pagou por algo que não recebeu, está evidente a má-fé da Requerida, que vendeu um produto, recebeu do consumidor, mais não lhe entregou o produto. Isto é inadmissível.

Assim, justo é o pedido de INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL, sendo-lhe aplicado a REPETIÇÃO DE INDÉBITO, pelo valor em dobro.

Ante todo o exposto, e por estarem sobejamente comprovados os elementos que norteiam a pretensão do Autor, requer a Vossa Excelência que:

  1. Julgar procedente o pedido EM TODOS SEUS TERMOS, além de DANOS MATERIAIS, relativos ao pagamento da bicicleta comprada para a sua irmã, da qual não foi recebida a ser restituída em dobro ( REPETIÇÃO DE INDÉBITO ) perfazendo o valor de R$ 878,24 (Oitocentos e setenta e oito reais e vinte e quatro centavos) acrescidos de juros e correções monetárias;

  1. A Requerida seja condenada ainda ao pagamento de DANOS MORAIS em valor a ser arbitrado por V.Exa., que pede-se a condenação dos mesmos ao máximo, em virtude dos abusos cometidos pela Reclamada que gera transtornos de ordem moral e econômica aos Reclamantes; levando-se em consideração, ainda, a tudo o que fora elencado na presente, e seguindo entendimento pretoriano; bem como a condenação da Requerida no pagamento da verba honorária a base de 20% ( vinte por cento ) sobre o valor atualizado da condenação, custas processuais e demais cominações de estilo.

  1. Requer os BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA, por ser o Requerente pessoa de parcos recursos, conforme a Lei Específica e Declaração anexa.

  1. Determine a CITAÇÃO da Requerida, no endereço constante no preâmbulo da exordial, para, querendo, apresentar CONTESTAÇÃO, sob pena de confissão e revelia, e acompanhar o feito até decisão final.

  1. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas, notadamente, depoimento pessoal da Requerida, que desde já requer, oitiva de testemunhas – cujo rol apresentará oportunamente, juntada ulterior de documentos, bem como as demais provas que se fizerem necessárias no curso da lide para deslinde da questão.

Dá-se à presente causa o valor de R$ 876,00 ( oitocentos setenta seis reais ), para efeitos meramente fiscais.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Gurupi, 17 de março de 2.016.


Advogado

OAB-TO

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Michelly Geraldo dos Santos

Estudante do 10º Período de Direito no Centro Universitário Unirg.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos