Aposentadoria por invalidez - tutela de evidência - Síndrome de Reiter

01/12/2017 às 08:14
Leia nesta página:

Ação de aposentadoria por invalidez, com pedido de tutela de evidência.

EXCELENTÍSSIMO JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE __________-___

(Nome, prenome, estado civil, profissão, CPF ou CNPJ, e-mail, endereço - cf. art. 319, II do CPC/2015), por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, nº ___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, respeitosamente vem à presença de Vossa Excelência, consubstanciado nos artigos 11, 42, 43, 142 e 143 da Lei nº 8.213/91, bem como nos demais dispositivos legais aplicáveis à espécie, propor a presente,

AÇÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, COM PEDIDO DE TUTELA DE EVIDÊNCIA,

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, Entidade Autárquica Federal, com sede representativa na cidade de (endereço), pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

O requerente, durante o período compreendido entre ___ a ___ desempenhou atividades de _________, conforme demonstram os sucessivos registros constantes em sua CTPS, de acordo com o que consta das cópias anexas.

Contudo, por volta de ______ de ___, o autor começou a sofrer da SÍNDROME DE REITER, que culminou por impossibilitá-lo ao trabalho.

Como sintoma, a SÍNDROME DE REITER caracteriza-se pelo aparecimento abrupto de inflamações assimétricas reativas dos tecidos periarticulares e sinoviais, acompanhados de envolvimento mucocutâneo, oftálmico e geniturinário.

Não existe nenhuma terapêutica específica para a doença. O uso de antibióticos é controvertido. Exercícios e fisioterapia associados ao uso de anti-inflamatórios não esteroidais são importantes adjuvantes. As lesões especialmente severas podem ser tratadas com imunossupressores, como metotrexato e ciclosporina.

A afecção é mais comum em adultos jovens. A artrite é assimétrica e afeta, principalmente, as articulações dos pés, joelhos e tornozelos.

Por essas razões, aliado o fato de ser pessoa pobre, sem a mínima instrução e qualificação técnica para o exercício de qualquer outra atividade, a não ser ______, o autor necessita de amparo por parte da Previdência Social, tanto para sobreviver como para poder adquirir os medicamentos necessários para o tratamento de sua enfermidade.

É cristalino o enquadramento do autor na legislação previdenciária delineadora do benefício de aposentadoria por invalidez, nos termos dos artigos 11, 42, 43, 142 e 143, todos da Lei n. 8.213/91.

Destarte, considerando-se que a moléstia da qual padece o autor é de natureza incurável, permanente, irreversível e incapacitante, constata-se que o caso vertente é típico de concessão de aposentadoria por invalidez.

DA TUTELA DE EVIDÊNCIA

Não é desconhecido do público em geral, a demora na prestação jurisdicional, os trâmites processuais podem demandar vários anos.

É notório o abuso do direito de defesa (art. 311, I do CPC/2015). O requerente é um pobre homem necessitado, que, em face de sua enfermidade, não pode mais exercer suas atividades laborativas, o que fatalmente agravará sua situação financeira e, consequentemente, o seu estado de saúde, na medida em que não disporia de recursos necessários para se sustentar.

A concessão da tutela de evidência independe da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processodo, embora in casu, estão presentes fumus boni juris e do periculum in mora, necessita, portanto, da concessão da tutela de evidência ora pleiteada.

ANTE O EXPOSTO, REQUER:

Que, initio litis, determine-se uma perícia médica para comprovação da incapacidade laborativa do autor;

Comprovada a incapacidade do autor, seja julgada Inaudita Altera Parte tutela de evidência desejada, nos termos do artigo 311 do CPC, determinando-se, ao instituto réu, que lhe pague o benefício de uma aposentadoria por invalidez, no valor de um salário mínimo mensal;

Seja, ao final, julgada totalmente procedente a presente ação, no sentido de condenar o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS a pagar-lhe o benefício de uma aposentadoria por invalidez, no valor de um salário mínimo mensal, acrescido do abono anual, a partir da citação, com a incidência de juros e correção monetária sobre o valor das parcelas vencidas, bem como honorários advocatícios em percentual de 20% sobre o valor total da conta de liquidação, acrescida de doze parcelas vincendas;

Seja o instituto réu citado na pessoa de seu representante legal, no endereço inicialmente declinado, para, querendo, acompanhar e oferecer contestação aos termos da presente ação, sob pena de confissão e revelia.

A produção de todas as provas em direito admitidas, em especial o depoimento pessoal do representante legal do Réu, bem como a oitiva de testemunhas e prova documental, pericial e inspeção judicial sem exceções.

Atribui-se à causa presente o valor de R$ _____________.

N. T.

P. E. Deferimento.

__________, __ de ____ de 20__.

____________

OAB/UF nº ____

Fonte Plenum

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jorge Henrique Sousa Frota

Advogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.Jorge Henrique Sousa Frota é natural de Nova Russas – CE. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui especialização em Direito Tributário, Direito Constitucional Aplicado, Direito Administrativo, Neuroeducação e Neuroaprendizagem. Além de professor, o autor é advogado, com inscrição na seccional cearense – OAB/CE: n° 32.626. Escreveu os seguintes livros: 01. EXAME DA ORDEM DE FORMA OBJETIVA - 1ª FASE: O QUE ESTUDAR E COMO ESTUDAR. 02. MANDADO DE SEGURANÇA: PERGUNTAS E RESPOSTAS. 03. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 01: CONCEITOS. 04. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 02: QUESTÕES COMENTADAS. 05. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 03: PEÇAS JURÍDICAS. Dentre outros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos