Recurso de apelação

15/12/2017 às 14:26
Leia nesta página:

Trata-se de modelo de Recurso de apelação em processo versante sobre crime contra honta, com o agravante de ser cometido pela redes sociais da internet.

Excelentíssimo Sr. Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo/SP

PATRÍCIA ..., brasileira, estado civil ..., blogueira e digital influencer, CPF nº ..., CI nº ..., residente e domiciliada no endereço ..., São Paulo/SP, e-mail ..., apresenta-se a Vossa Excelência, por intermédio do seu advogado que subscreve esta peça, com procuração que lhe confere os poderes previstos no art. 44 do Código Penal Brasileiro - CPP, para propor, com fundamento no art. 593, I, do  CPP, este RECURSO DE APELAÇÃO, nos seguintes termos.

Requisitos de admissibilidade

A recorrente é parte legítima, pois teve decisão de 1ª instância contrária aos seus interesses no processo nº ..., no qual figura na condição de querelante, conforme previsto no art. 577 do CPP. O recurso é tempestivo, já que está sendo apresentado dentro do prazo de cinco dias após a ciência da decisão recorrida, nos termos do art. 593 do CPP. O recurso é cabível, pois de acordo com o art. 593, I, do CPP, caberá recurso de apelação das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular.

Pedido

Pede-se que o Juízo, tomando ciência das razões que serão juntadas, reconheça este recurso e o encaminhe à instância superior para processamento e julgamento.

Termos em que pede deferimento.

São Paulo, 28 de outubro de 2017.

Advogado

OAB/..., nº ...

Razões de Recurso de Apelação

Recorrente: Patrícia ...

Recorrido: Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo/SP

Proc. nº ...

Colenda 2ª Câmara Criminal do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Em que pese o indiscutível saber jurídico do Meritíssimo Juiz a quo, impõe-se a reforma da sua respeitável decisão de não reconhecer a existência da causa de aumento de pena prevista no artigo 141, III, do Código Penal, em desfavor da querelada Kamylla ..., pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

DOS FATOS

No dia 19 de janeiro de 2017 a recorrente foi surpreendida pela seguinte postagem em rede social:

URGENTE! Ontem à noite, ao solicitar uma selfie, sem qualquer motivo, de forma                              covarde fui agredida fisicamente com um tapa no rosto por Patrícia Goulart de Bragança e Junqueira, também conhecida como Patty, quando esta entrava na portaria do prédio em que mora. Me ajudem a divulgar. Tal fato não pode ficar impune.

A postagem com falso teor foi imediatamente disponibilizada a todos os milhares de seguidores da recorrente e "viralizou", em função da sua posição profissional destacada, umbilicalmente ligada às redes sociais. A publicação com falso teor rapidamente tornou-se comentada nas redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens em todo o país.

Diante disso, a requerente ajuizou queixa-crime, distribuída ao Juízo da 8ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo/SP que, após algumas decisões interlocutórias, em julgamento definitivo deu provimento parcial à queixa-crime, condenando a querelada pela prática do crime de calúnia à pena mínima de 6 (seis) meses de detenção, em razão de sua primariedade e de seus bons antecedentes.

Entretanto, deixou de reconhecer a existência da causa de aumento de pena prevista no artigo 141, III, do CP, sob a alegação de que o legislador se valeu de fórmula genérica ao caracterizar esta majorante, sem definir quais seriam os veículos idôneos para facilitar a divulgação dos crimes contra a honra.

DO DIREITO

No presente caso de crime de calúnia, o Juízo singular condenou a querelante à pena mínima de 6 (seis) meses, mas como foi praticado nas redes sociais da internet, facilitando a divulgação da calúnia, deveria ser alcançada pelo art. 141, III, do CP, que prescreve o aumento de 1/3 da pena.

Embora o Juízo a quo tenha entendimento diverso, não restam dúvidas de que os mecanismos de comunicação cibernética como e-mails, redes sociais e similares são considerados meios que facilitam a divulgação da ofensa à honra. Isso porque, para a caracterização da majorante não é sequer necessária a demonstração de que o meio utilizado tenha efetivamente possibilitado uma divulgação mais ampla do fato, bastando que tenha sido utilizado um instrumento com potencial para tanto.

Afinal, a agravante configura uma mera situação de perigo e não de dano, sendo suficiente que seja empregado qualquer meio capaz de promover a divulgação da ofensa, conforme verte do julgamento da Apelação Criminal - ACR nº 3364 MS 2007.003364-6, relatada pelo Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, julgada pela Segunda Turma Criminal do TJ/MS em 23/05/2007 e publicada em 18/6/2007.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requer seja conhecido e provido o presente recurso, reformando a decisão do Juízo a quo para reconhecer a circunstância agravante prevista no art. 141, III, do CP, que prescreve o aumento de 1/3 da pena, haja vista que a calúnia foi praticada nas redes sociais da internet, facilitando sua divulgação.

Nesses termos, pede deferimento.

São Paulo, 28 de outubro de 2017.

Advogado

OAB/..., nº ...

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luciano Rosa Vicente

Professor de Direito na Faculdade Anhanguera de Brasília - FAB; mestrando em Direito; especialista em Direito Público, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Disciplinar; bacharel em Direito; e bacharel em Ciências Contábeis.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos