Ação de reintegração de posse com pedido liminar

Leia nesta página:

Exemplo de ação de reintegração de posse com pedido de liminar.

DOUTO JUIZO DA_VARA CIVEL DA COMARCA DE CIDADE/UF

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

SICRANO, (qualificação completa) ,por intermedio de seu advogado que a esta subscreve vêm, mui respeitosamente,  à presença de Vossa Excelência com fulcro no art. 560 e segs. C/c art. 558, do CPC e art. 1210 do Código Civil/2002 propor AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE COM PEDIDO DE LIMINAR em face de FULANO DE TAL, brasileiro, divorciado, autonomo, portador da cédula de identidade RG nº _______ e inscrito no CPF/MF nº 040_________, residente e domiciliado à Rua ________ pelo que expõe e requer o seguinte:

DOS FATOS

O autor é proprietário do imóvel objeto do presente litígio, imóvel com as seguintes características: ______ descrever o imóvel

No dia __ de setembro de ____ foi celebrado um contrato de compra e venda de imóvel da referida unidade com venda ao Sr. _________, comprometendo a cumprir com as disposições estipuladas em contrato, conforme documentos anexos a exordial, devidamente reconhecidos em Cartório de Notas.

Sem o conhecimento da demandante, o cessionário então adquirente do lote supracitado, deixando de pagar as parcelas do financiamento, construiu uma casa de alvenaria, passando então a residir na localidade e tratando-o como se proprietário fosse do imóvel, sem dar a devida adimplência a sua obrigação.

Sendo assim, já vencido o prazo de _______ meses, foi enviada ao réu uma notificação extrajudicial, conforme prova a cópia da citada notificação (AR em anexo), no dia _________, o demandado tomou conhecimento que estava sendo notificado em razão da falta de pagamento, entretanto, o mesmo ficou inerte quanto as varias tentativas da autora de entrar em um acordo pacifico e amigável.

Que, é inegável, o Réu vem cometer esbulho contra a posse legítima do autor desde meados de _________, data em que efetivamente foi tomado conhecimento que o demandado iniciou a construção do imóvel com o animus de proprietário da coisa. E na forma do art. 1210 do Código Civil, e em seus artigos 558 a 564 do Código de Processo Civil.

Inconformado com toda esta situação, não restou alternativa ao autor se não a busca da tutela jurisdicional pera reaver a posse de seu imóvel, tendo em vista que em momento algum houve conversa do autor com o réu.

DO DIREITO.

Da Competência:

Urge asseverar, primeiramente, que o Autor promove a presente ação no foro territorial competente, visto que o imóvel em liça situa-se __________ conforme CPC/2015;

               

“Art. 47 - Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.”

DO RITO PROCESSUAL:

Destaca-se que a presente ação fora ajuizada no dia ________. De outro bordo,  o esbulho  ocorrera em meados de ________. O rito, destarte, é especial, uma vez que a ofensa ao direito da Autora ocorrera em menos de ano e dia (posse nova – CPC, art. 558, caput).

Art. 558. Regem o procedimento de manutenção e de reintegração de posse as normas da Seção II deste Capítulo quando a ação for proposta dentro de ano e dia da turbação ou do esbulho afirmado na petição inicia.

Portanto, o rito processual é o especial, pois trata de ofensa ao direito da Autora, ocorrendo em menos de ano e dia.

DA PROVA DA POSSE – “Cláusula constituti” – CPC, art. 561, inc. I

É consabido que a aquisição da posse se dá também pela cláusula constituti inserida em escritura pública de compra e venda de imóvel, o que autoriza, à luz da Legislação Adjetiva Civil, o manejamento de ações possessórias pelo adquirente. Importa ressalvar, mais, que isso se dá mesmo que este nunca tenha exercido atos de posse direta sobre o bem almejado.

A propósito, vejamos as lições colhidas da doutrina de Carlos Roberto Gonçalves:

“Cláusula constituti não se presume. Deve constar expressamente do ato ou resultar de estipulação que a pressuponha. Por ela a posse desdobra-se em direta e indireta. O primitivo possuidor, que tinha posse plena, converte-se em possuidor direto, enquanto o novo proprietário se investe na posse indireta, em virtude do acordo celebrado. O comprador só adquire a posse indireta, que lhe é transferida sem entrega material da coisa, pela aludida cláusula. No constituto possessório o possuidor de uma coisa em nome próprio passa a possuí-la em nome alheio. No momento em que o vendedor, por uma declaração de vontade, transmite a posse da coisa ao comprador, permanecendo, no entanto, na sua detenção material, converte-se, por um ato de sua vontade, em fâmulo da posse do comprador. De detentor em nome próprio, possuidor que era, converte-se em detentor pro alieno.” (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2006, vol. 5. Pág. 93)

O esbulho sofrido está devidamente caracterizado, pelos fatos acima narrados, que poderão ser comprovados pelas testemunhas e documentos anexo a esta peça exordial.

DO CÓDIGO CIVIL:

O legislador Pátrio, ao disciplinar a organização social brasileira, entendeu por bem assegurar a todo aquele que tiver sido privado de sua posse, injustamente, por violência, clandestinidade ou precariedade, o direito de nela ser restituído, nos termos do Código Civil vigente, vejamos:

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

“Art.1196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade”.

“Art.1210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receito de ser molestado”.

Desse modo, uma vez que posse é precária, na medida em houve a retenção do bem indevida, constata-se a figura jurídica do esbulho

DA CONCESSÃO DA MEDIDA LIMINAR.

A parte Autora faz jus à medida liminar de reintegração de posse inaudita altera parte. (CPC, art. 562, caput c/c art. 563)

A presente peça vestibular se encontra devida instruída prova documental robusta, prova essa pertinente aos pressupostos estatuídos no art. 561 e seus incisos do Novo Estatuto de Ritos.

Bem evidencia Cristiano Chaves, “Posse precária: resulta do abuso de confiança do possuidor que indevidamente retém a coisa além do prazo avençado para o término da relação jurídica de direito real ou obrigacional que originou a posse.”(FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Vol 5 (Direitos Reais) 11º Ed, Editora Atlas. 2015, p. 108)

Nesse diapasão, provados o esbulho e sua data (força nova), há de ser concedida a medida liminar, independentemente da oitiva preliminar da parte promovida. Não há que se falar, portanto, em ato discricionário quanto à concessão desta medida judicial.

A propósito, vejamos as lições de Humberto Theodoro Júnior:

“Costuma-se encontrar em alguns acórdãos a afirmativa de que o juiz teria grande autonomia ou poder discricionário para solucionar o pedido de mandado liminar nas ações possessórias. A tese, porém, não merece guarida. A lei confere ao possuidor o direito à proteção liminar de sua posse, mas o faz subordinando-o a fatos precisos, como a existência da posse, a moléstia sofrida na posse e a data em que tenha ocorrido.

Logo, reunidos os pressupostos da medida, não fica ao alvedrio do juiz deferi-la ou não, o mesmo ocorrendo quando não haja a necessária comprovação. “(THEDORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 42ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, vol. 3. Pág. 119)”

Assim sendo, conforme dito anteriormente, o esbulho sofrido se deu pela má fé do Requerido, mesmo tendo recebido notificação extrajudicial referente à sua inadimplência, ainda assim construiu um imóvel sobre o lote de propriedade da demandante,  querendo com isso angariar de forma maléfica e despretensiosa o imóvel, ao qual foi negociado pela parte autora de forma justa e de boa fé.

Nesse sentido:

 CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. REINTEGRAÇÃO DE POSSE. LIMINAR. MANDATO. REVOGAÇÃO. RESCISÃO CONTRATUAL. POSSE PRECÁRIA E INJUSTA. ESBULHO. Considera-se precária e injusta a posse, caracterizando o esbulho, quando a parte se nega a restituir o imóvel após a notificação para desocupá-lo em razão da revogação do mandato que outorgava a proteção possessória. O esbulho ocorre a partir da notificação da rescisão contratual. Liminar concedida para reintegrar a agravante na posse do imóvel. Recurso conhecido e provido. (TJDF; Rec 2015.00.2.001355-2; Ac. 854.361; Sexta Turma Cível; Rel. Des. Hector Valverde Santanna; DJDFTE 18/03/2015; Pág. 442)

Portanto, a Autora faz jus à medida liminar de reintegração de posse inaudita altera parte. (CPC, art. 562, caput c/c art. 563), merecendo proteção ao seu direito de posse ferido pelo esbulho praticado pelo Requerido.

DOS PEDIDOS.

Diante do exposto, com fulcro nos dispositivos legais retro invocados, REQUER:

a) Após cumprida a medida liminar que seja o demandado citado no endereço constante do preâmbulo para, querendo, contestar a presente demanda, no prazo legal, sob pena de revelia quanto a matéria de fato (CPC, art. 564);

 b) pede, mais, sejam julgados procedentes os pedidos formulados na presente ação, confirmando-se por definitivo a medida liminar antes conferida e reintegrando na posse a Autora;

c) desde já a requisição de força policial para acompanhar o Sr. Oficial de Justiça quando do cumprimento do mandado liminar. Cumprindo, ainda informar que o advogado da Autora acompanhará o Oficial de Justiça na diligência, face a difícil localização do terreno;

d) requer a estipulação de penalidade ao Réu, em face de eventuais e novos atos de ilícitos possessórios (CPC, art. 555, inc. I)

e) entende a Autora que o resultado da demanda prescinde de produção de provas, tendo em conta a prova documental colacionada aos autos. Todavia, ressalva a mesma que, caso esse não seja o entendimento de Vossa Excelência, protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direitos admitidos, por mais especiais que sejam, sobretudo com a oitiva de testemunhas, perícia, depoimento pessoal do(s) representante(s) legal(is) da Ré, o que desde já requer, sob pena de confissão.

Dá-se à causa o valor de R$ 000000

Nestes Termos

Pede Deferimento

Data e local

Assinatura do advogado

­­­­­­­­

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos