Qual a profissão do Bacharel em Direito sem OAB?

FRANCO SARAIVA perguntou Quinta, 17 de junho de 2010, 23h15min

Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

156

• Fafa

Fafa

Ela é bacharel em Direito. Estranho não é mesmo? Mas, só é reconhecido como advogado quando o bacharel em direito passa na prova da OAB e recebe a carteira de advogado.

• FRANCO SARAIVA

FRANCO SARAIVA

Obrigado Clint!... Acessei o site do ministério do trabalho, mas, não encontrei nem o rol nem algum assunto ligado à profissões. Acho que não estou procurando da forma correta. Vc pode me indicar um caminho mais específico? Não consegui nem no Google.

Mesmo assim, valeu pela dica!

• FRANCO SARAIVA

FRANCO SARAIVA

Obrigado Fafa! Infelizmente, apesar dela ter estudado por 5 anos e ter se formado há 11 anos, para adquirir uma profissão diferente de "DO LAR", terá que se atualizar e se submeter aos caprichos da OAB a fim de conquistar apenas o direito de utilizar o título que lhe cabe por sua dedicação universitária, mesmo não querendo exercer a profissão de advogada.

• Adv/AM - Souza

Adv/AM - Souza

Olá Franco,

Conforme disposto na LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 - Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Portanto, um bacharel em direito que ainda não logrou êxito no Exame da Ordem, apenas é um "bacharel em direito".

• claudinei de assis

claudinei de assis

Caro franco, concordo com vc no q diz respeito a ordem vejo como um preconceito e deveria ser inconstitucional pois nem uma outra formaçção se exige tanto tenho varios amigos formados q nao conseguem passar no exame e trabalham em grandes escritorios de advogados chega a ser um absurdo algo tem Q ser feito.PERGUNTA SE O EXAME DA ORDEM É GRATUITO A HORA QUE FOR A PRÓPRIA OAB DAUM JEITO DE ACABAR.

• FRANCO SARAIVA

FRANCO SARAIVA

Eh meu amigo Claudinei!... Vc tocou no ponto chave! A cocaína tbm é assim, os traficantes (grupo poderoso) ganham muito dinheiro explorando os que dependem dela para coexistir em sociedade. Se fosse gratuita, continuariam dependendo dela, porém, não seria interessante ao traficante que por sua vez não mais obrigaria seu uso... Não sou viciado em droga nenhuma, mas, fico triste por minha esposa, seus amigos e tantos outros que se formaram em Direito que são obrigados a pagar por uma dependência imposta por um "grupo poderoso" para coexistir em sociedade... A diferença é que o tal exame é legalizado!

• Joao Celso Neto/Brasíla-DF

Joao Celso Neto/Brasíla-DF

Se sua esposa não pretende advogar, não vai fazer muita diferença.

Eu me formei em engenharia e não exerço (nem sou registrado no Crea). Outro colega de turma de engenharia é matemático puro e jamais exerceu a profissão (nem se registrou no Crea).

O grande ator Sérgio Brito é médico, sem CRM. Paulo Autran era baharel de Direito sem OAB, Paulo José é formado em arquitetura e muitos outros são psicólogos, dentistas e não exercem a profissão.

• ELIAS G. SILVA

ELIAS G. SILVA

Quando perguntarem de novo, diga a ela para responder, PURA E SIMPLESMENTE, Bacharel em Direito.

Para bom entendedor, basta..

SEM CONHECER, más já torço por ela..

• Ariosto Moreira

Ariosto Moreira

Como sugestão, encaminho o site do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito do Brasil.
    este exame da OAB é uma vergonha, não sei o que faz o Senado Federal que não dorruba logo? a CF/88, dá o Direito ao trabalho e a OAB tira, quem tem mais poder?
    http://www.mnbd-brasil.com.br/