Qual a profissão do Bacharel em Direito sem OAB?

FRANCO SARAIVA perguntou Quinta, 17 de junho de 2010, 23h15min

Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

156

• Fafa

Fafa

Ela é bacharel em Direito. Estranho não é mesmo? Mas, só é reconhecido como advogado quando o bacharel em direito passa na prova da OAB e recebe a carteira de advogado.

• FRANCO SARAIVA

FRANCO SARAIVA

Obrigado Clint!... Acessei o site do ministério do trabalho, mas, não encontrei nem o rol nem algum assunto ligado à profissões. Acho que não estou procurando da forma correta. Vc pode me indicar um caminho mais específico? Não consegui nem no Google.

Mesmo assim, valeu pela dica!

• FRANCO SARAIVA

FRANCO SARAIVA

Obrigado Fafa! Infelizmente, apesar dela ter estudado por 5 anos e ter se formado há 11 anos, para adquirir uma profissão diferente de "DO LAR", terá que se atualizar e se submeter aos caprichos da OAB a fim de conquistar apenas o direito de utilizar o título que lhe cabe por sua dedicação universitária, mesmo não querendo exercer a profissão de advogada.

• Adv/AM - Souza

Adv/AM - Souza

Olá Franco,

Conforme disposto na LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 - Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Portanto, um bacharel em direito que ainda não logrou êxito no Exame da Ordem, apenas é um "bacharel em direito".

• claudinei de assis

claudinei de assis