Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Cátia Silene
    20/06/2010 22:19

Boa noite.

Estou há um certo tempo sem advogar. Ontem alguém me pediu para "assinar" um inventário extrajudicial, ou inventário "em cartório" como se diz. Segundo a pessoa, um escritório já cuidou de tudo, e eu só terei mesmo é que colocar minha assinatura lá. A questão é quem nem imagino o quanto se cobra para fazer isso! Olhei na tabela da OAB, mas acho que não tem algo específico lá quanto a isso. Alguém pode me ajudar??? Obrigada desde já!
  2. Adv. Antonio Gomes
    22/06/2010 16:21

O Bom advogado não carimba peças. Comportamento na minha visão viola o Código de Ética da Ordem. Com diz o Boris Casoy, é uma VERGONHA!!!!!!!!!!!
  3. Cátia Silene
    24/06/2010 17:57

Dr. Antonio, concordo com o senhor.

Sendo assim, podemos mudar a pergunta: Qto se cobra para "fazer" um inventário extra-judicial?

Obrigada.
  4. Adv. Antonio Gomes
    24/06/2010 18:27

Inventário extrajudicial com um único imóvel no município de trabalho do advogado, valor R$ 2000,00. Digo, imóvel no valor máximo R$ 80.000,00, ou do monte mor.
  5. Cátia Silene
    25/06/2010 08:27

Muito obrigada pela atenção.
  6. reginaldo mazzetto moron
    28/06/2010 05:35

Dr. Antonio muito oportuno sua resposta, porque na minha região tem advogados que vivem disso, ou seja, de dar uma assinaturinha nos inventários e separações extrajudicial. É muito comum chegar alguém em meu escritório e perguntar quanto eu cobro para dar uma assinatura na separação que o Cartorário já fez. Ai eu sempre ironizo, se o Cartorário já fez pra que advogado!
  7. Adv. Antonio Gomes
    28/06/2010 14:10

Vejamos a Lei Federal Estatuto da Ordem - 8906/94

Art. 34. Constitui infração disciplinar:

(...)

V - assinar qualquer escrito destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que não tenha feito, ou em que não tenha colaborado;

Vejamos Portaria CNJ-35

(...)

Art. 9º É vedada ao tabelião a indicação de advogado às partes, que deverão comparecer para o ato notarial acompanhadas de profissional de sua confiança. Se as partes não dispuserem de condições econômicas para contratar advogado, o tabelião deverá recomendar-lhes a Defensoria Pública, onde houver, ou, na sua falta, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil

(...)

Sendo assim, qualquer do povo no exercicio de sua cidadania deve informar a Corregedoria do tribunal e/ou OAB do Estado.

Assim entendo e oriento.

Adv. Antonio Gomes.

oabrj@oi.com.br
  8. Karina Gonçalves
    08/01/2011 20:27

Fui procurado por uma família para fazer um inventário, peguei a documentação pra analisar e estou na dúvida de quanto cobrar, são 3 imóveis e um veículo, só que um dos imóveis se localiza num município bem distante de onde trabalho, sendo necessário fazer uma viagem de 3 horas e meia. Será que alguém pode me dar uma ideia de quanto cobrar? Estou pensando em pedir pra incluir as passagens nas custas além dos meus honorários. Posso fazer assim? O inventário será feito no cartório mesmo.
    Atenciosamente.
  9. Adv. Antonio Gomes
    08/01/2011 20:47

Se os bens a inventariar por volta de R$ 200,000,00, considerando dois imóveis, o valor médio de R$ 5.000,00 de honorários mais os custos de movimentação fora do município dea militância.
  10. advogadoembrasilia@hotmail.com
    08/01/2011 21:04

Cátia,

A tabela da OAB preve para o inventário um honorário de 5 a 10% sobre o valor total dos bens a partilhar.

É certo que vc só vai assinar o inventário.

Todavia, é necessário refletir que vc estudou 5 anos para se formar, mas algum tempo para passar no exame de ordem, e talves tenha feito uma pós-graduação, mestrado, ou doutourado, e ainda continua estudando para ser um operador do direito.

Tudo isso deve ser ponderado.

Surigo que cobre o mímino de 5% sobre o valor total dos bens.

Se alguém quiser fazer por menos, que faça.

advogadoembrasilia@hotmail.com
  11. Adv. Antonio Gomes
    08/01/2011 21:30

Segundo os mais experientes, cada macaco no seu galho.
  12. -
    09/01/2011 02:02

Para aqueles que estao podendo se dar ao luxo eu assino sem problemas, infelizmente nao estou com a vida ganha e tenho algumas bocas famintas em casa para alimentar, com todo o respeito e sem hipocrisias!
    Nao constitui infracao disciplinar a colaboracao do advogado para fazer um inventario, jamais.
    Att.
  13. Adv. Antonio Gomes
    09/01/2011 12:14

Não tenho dúvida da sua capacidade de assinar. A minha dúvida consiste em saber o seu saber no que se refere ao conteúdo e os proicedimentos do que eventualmente assina, ou seja, se saberia elaborar sozinho aquilo que assinou, para tanto deve refletir sete vezes antes de assinar:

1. Não aceitar causas injustas, porque são perigosas para sua consciência e dignidade;

2. Não defender uma causa usando de meios ilícitos;

3. Não cobrar do cliente senão aquilo que com ele convencionou;

4. Tratar a causa, que lhe foi confiada, com zelo e dedicação;

5. Estudar conscientemente a defesa dos direitos do cliente;

6. Não prejudicar o cliente com negligência ou demoras, e, se por acaso causar-lhe qualquer prejuízo, deve ressarci-lo, sob pena de pecar contra a Justiça;

7. Implorar o auxílio de Deus, porque Deus é o primeiro defensor da Justiça;

8. Não aceitar causas superiores a seu talento ou suas forças;

9. Ser sempre justo e honesto no exercício da profissão.
  14. -
    09/01/2011 13:49 | editado

Ocorre que, muitas vezes, ate mesmo um estagiario de direito faz uma peticao melhor que o proprio advogado, ou seja, ele nao saberia elaborar sozinho.

Entao, por isso, devera-se-ah refletir e nao assinar, visto estar superior ao talento e forcas do profissional. Assinando tal peticao estaria sendo injusto e desonesto no exercicio da profissao.
    Estaria patrocinando uma causa usando de meios ilicitos.

Na minha limitada opiniao, creio que o advogado, ao contrario de implorar alguma coisa a Deus, devera em primeiro lugar ser HUMILDE e se despir da HIPOCRISIA, aih sim, tornar a Deus e pedir alguma coisa, tipo sabedoria e dicernimento, nao para ser prepotente, mas para poder fazer um trabalho bem feito, dando o seu melhor.
  15. Adv. Antonio Gomes
    09/01/2011 14:48

O momento usado para emitir a nossa opinião deve ser estudado de modo a surtir o efeito desejado. Por vezes quando falamos no momento errado a palavra revela-se nossa inimiga, mas usada no momento certo pode significar uma batalha ganha. Assim vale a pena engolir em seco muitas vezes e esperar a oportunidade certa para dizermos o que temos a dizer, não duvidem que ela chega.
  16. Cavaleiro do Apocalipse
    09/01/2011 14:59

Usuário suspenso

Já existia o “porta de cadeia”, agora há o “porta de cartório”.
  17. Cavaleiro do Apocalipse
    10/01/2011 03:54

Usuário suspenso

Estagiário faz petição melhor que advogado? Nunca conheci nenhum estagiário assim, porém, não dúvida que exista.
  18. Karina Gonçalves
    10/01/2011 06:18

Dr. Antônio Gomes,

Muito obrigada pela resposta, estarei resolvendo isso hoje e sua opinião foi de grande ajuda> Estava em dúvida se poderia pedir a passagem, mas tenho que fazer isso sim, já vi valores e fica em torno de R$90,00 ida e volta, tenho que ir até lá no mínimo 2 vezes.
    Quanto ao valor do monte mor, está em torno de R$200,00 mil mesmo e por isso vou levar em conta a sua sugestão.

Um abraço e sucesso.
  19. Adv. Antonio Gomes
    10/01/2011 11:28

Tomei conhecimento colega Karina. Havendo dúvida durante os procedimentos volte a dizer.

Att.
    Adv. Antonio Gomes.
  20. mafal
    11/05/2011 17:48

boa tarde Dr. Antônio!
    aproveitando o ensejo, há muitos casos que escritórios documentais contratam os advogados para carimbarem o feito, caso isso ocorra, pode-se pedir a nulidade do inventário por vício formal? e qual o prazo? obrigada.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS