Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Zenilda da Costa Gomes
    23/07/2004 03:25

    FAVOR ORIENTAR-ME COM A URGÊNCIA POSSÍVEL DE COMO DEVO PROCEDER PARA PROPOR A EXECUÇÃO DA SENTENÇA DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE. DE QUAL(IS) ARTIGO(S) DO CPC POSSO ME VALER PARA FUNDAMENTAR TAL EXECUÇÃO? PROPÕE-SE A EXECUÇÃO NOS MESMOS AUTOS? SOU ADVOGADA DA AUTORA QUE TEVE RESTITUÍDA A POSSE DO SEU IMÓVEL, ATRAVÉS DA AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE,
    SENDO QUE O RÉU RECUSA-SE TERMINANTEMENTE A DESOCUPÁ-LO. A SENTENÇA FOI PROFERIDA EM 23.06.04. QUAL O DECURSO DE TEMPO PARA SE DAR O TRÂNSITO EM JULGADO DESSA SENTENÇA?

  2. Zenaide
    24/07/2004 10:13

    Prezada Zenilda

    Houve uma açaõ de conhecimento que foi julgada procedente dando o direito á autora de ser reintegrada na posse.

    Transitará em 15 dias a contar da publicação(se os prazos não estiverem suspensos em decorrência da greve ou se não houver advogados diferentes para os réus, e nem recursos ). Após o trânsito, é só entrar com a petição requerendo o cumprimento do que foi determinado na sentença(titulo executivo judicial), pagar as custas do oficial e acompanhá-lo na diligência, tudo nos mesmos autos.
    Boa sorte

  3. Carlos Bello
    27/07/2004 11:30

    Dra. a sentença que julga procedente o pedido reintegratório é "executiva lato sensu", é dizer, prescinde de processo de execução para seu efetivo cumprimento. Assim é que, com as alterações do art. 461 e 461A, principalmente, do CPC o juiz pode, inclusive, expedir mandado de reintegração, aliás essa orientação já era procedida antes mesmo da alteração do mencionado dispositivo. Ocorre que eventual recurso poderá suspender os efeitos da sentença, o que teoricamente impediria o comando de reintegração. No entanto se houve concessão liminar, com ou sem justificação, e na sentença o juiz confirma o que havia concedido liminarmente, eventual apelação será recebida somente no efeito devolutivo, nos termos do artigo 520, inciso VIII, aterado pela lei 10.352, o que possibilitaria, desde já a expedição do mandado.
    Atenciosamente.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS