Como professor universitário tenho visto uma grande quantidade de pessoas serem reprovadas na prova da OAB. Os motivos são vários, mas há um que me parece passar desapercebido, qual seja a total falta de preparo específico para uma prova com suas peculiaridades. Neste diapasão abro este post para que possamos ofertar aos alunos informações importantes para esta empreitada.

Respostas

    ?

    Dr. Bruno Silva Domingo, 25 de março de 2012, 13h04min

    Quero deixar claro que esta é a minha visão sobre o problema. Longe que querer ser unanimidade, vou expor minhas opiniões.

    Prova da OAB não é o lugar para você colocar seus anseios profissionais. Escolha a matéria que menos reprova. Metaforicamente falando, em uma pelada de futebol eu quero fazer gol de placa, mas se eu puder fazer gol feio e ganhar, pra mim tudo bem, eu só não posso perder.

    Todo dia vejo alunos falando em fazer penal, porque amam a matéria e é exatamente a matéria que mais reprova. Repito, prova é pra ser aprovado, desejos profissionais ficam pra depois, porque se você não for aprovado jamais os colocará em prática.

    ?

    Dr. Bruno Silva Domingo, 25 de março de 2012, 13h12min

    Estatisticamente a matéria que menos reprova é Tributário. Os motivos são tão óbvios que chega a assustar que os estudantes não entendam isto.

    Na Prova do OAB, 30% dos reprovados na segunda fase, o são porque erram o endereçamento. Pois bem, em tributário é impossível errar o endereçamento, a menos que seja alguém que jamais abriu a CF.

    Tributos são municipais, estaduais ou federais, logo, você só tem que ler a pergunta e ver se está tratando de tributo municipal, estadual ou federal. Putz, mas eu não sei se o ISS é federal ou estadual? Abra a constituição federal e lá está escrito assim: São tributos de competência da União e por aí vai. Lá você verá que o ISS é de competência municipal.

    Cara, se você errar o endereçamento desista, você não estudou em uma faculdade de Direito.

    M

    mateus ad hoc Domingo, 25 de março de 2012, 13h17min

    Pouca gente se apaixona por tributário durante a faculdade.

    ?

    Dr. Bruno Silva Domingo, 25 de março de 2012, 13h24min

    Nem há dados estatísticos sobre o quanto se erra a peça em penal. Acredito que seja um dos mais altos. Na seara penal há inúmeras peças possíveis, fora as cautelares inominadas.

    Em tributário só há nove peças. Fora claro a imaginação, que já vi tanta coisa.r..s.s.s mas enfim, por exemplo:

    Se o problema diz que foi criada uma lei que institui determinado tributo, é óbvio que você não fará uma anulatória de débito tributário. Pronto, excluímos uma das nove. É obvio que não fara uma Declaratória de Inexistência de Relação Jurídica, pronto matamos mais uma das nove.

    Por exclusão você chega muito fácil à resposta.

    Se você não conseguir excluir, aí meu nego, volte pra facul.

    ?

    Dr. Bruno Silva Domingo, 25 de março de 2012, 13h31min

    Todo dia vejo gente falando assim: Ah, mas eu não quero ser tributarista. Ô mané e você acha que vai acabar a prova em penal e já será criminalista? Acorda né? O objetivo é passar na prova, até porque não há prova de direito virtual e é hoje um dos ramos mais bem pagos.

    A

    Almir Lage - academico Domingo, 25 de março de 2012, 20h06min

    E quanto ao direito do trabalho?

    ?

    Dr. Bruno Silva Segunda, 26 de março de 2012, 18h38min

    Prezado Almir,

    Diria que a prova de direito do Trabalho é a segunda menos complicada. Na verdade não falo em prova fácil ou difícil, falo em prova que estrategicamente é mais acessível. São menos peças e o endereçamento também é muito difícil de errar. Vou tratar especificamente de cada prova, mas, como ontem teve prova e vi coisas do arco da velha, vou alar de absurdos no básico.

    ?

    Dr. Bruno Silva Segunda, 26 de março de 2012, 18h42min

    Prova do dia 25/03/2012

    Ontem tivemos mais um dia de prova e vi coisas que mostram que boa parte dos postulantes não possuem qualquer orientação.

    Vi gente com carrinhos de livros. Meu deus, fora o peso, fico imaginando se eles imaginam que vão ler pelo menos dez por cento daquilo.

    Como professor universitário odeio dizer isto, mas a prova da oab requer, dois ou três resumos, duas doutrinas de grande renome, desde que conceituadas e um vade mecum atualizado, nada mais. O resto é só peso para carregar e nada mais.

    ?

    Dr. Bruno Silva Segunda, 26 de março de 2012, 18h46min

    Também não entendo pra que estojos com milhares de canetas de inúmeras cores, lápis, apontador, maradores de textos, etc. Amigo você já tem um problemão na sua frente para se reocupar, quanto mais outras coisas para irar sua atenção, atrapalha.

    Por segurança, três canetas, dois lápis, um apontador e chega.

    ?

    Dr. Bruno Silva Segunda, 26 de março de 2012, 18h48min

    E os saltos altos, roupas apertadas, gorros, chapéus, o que era aquilo, um desfile de moda? Amigo, seu problema é a prova, esteja confortável. Quatro horas com um salto do tamanho do mundo não é algo que vá te ajudar.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 26 de março de 2012, 19h11min

    "Escolha a matéria que menos reprova."
    "Estatisticamente a matéria que menos reprova é Tributário."

    Concordo plenamente. Não podem ser as matérias que alguem vai querer trabalhar, mas Tributário, Constitucional e Administrativa são os que menos reprovam e Penal e Trabalhista os que mais reprovam. A primeira pela grande quantidade de peças, e, a segunda pela grande diversidade de leis, sumulas e OJ's.

    "Diria que a prova de direito do Trabalho é a segunda menos complicada."
    Ae eu já não concordo, aqui no Rio reprova quase tanto quanto penal.

    S

    Samuel Muniz Terça, 27 de março de 2012, 12h56min

    To no quinto semestre a prefiro penal. Como faço para entender de tributário, constitucional e administrativo?

    V

    valfig Terça, 27 de março de 2012, 13h13min

    Está podendo usar doutrina de novo?

    ?

    Dr. Bruno Silva Terça, 27 de março de 2012, 13h41min

    Não meu caro Valfig,

    claro estava me referindo aos alunos que levam este material para dar a última consultada antes da prova.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 27 de março de 2012, 15h51min

    Eu não consigo entender como alguém pode errar uma peça (em qualquer área do Direito).

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 27 de março de 2012, 15h54min

    Caso a banca queira fazer uma prova complexa nenhuma área escapa.

    O melhor, a meu ver, é fazer naquela matéria que estudou mais.

    P

    PH AJU Terça, 27 de março de 2012, 16h43min

    Meu irmao fez a peça trabalhista, e ele pow, putz, muitas Leis e OJ's, Sumulas...Enfim, estudou muito... Independentemente de estatísticas, qualquer peça vai te reprovar se vc nao estudar. E ele estudou pra Ca...Mas, fez uma prova muito boa! Farei penal e quebrarei esse mito!

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 27 de março de 2012, 17h39min

    Que mito?

    P

    pensador Terça, 27 de março de 2012, 17h41min

    Sou da opinião que se deve fazer na área para a qual esteja melhor preparado.

    Aliás, embora seja insignificante minha opinião, testa-se demais a forma e de menos o conteúdo.