Caros Senhores

Um tema interessante para discussão.

O Código Brasileiro de Ocupações de 2002, regulamentado pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 397, DE 09 DE OUTUBRO DE 2002, para uso em todo território nacional. Regulamenta da seguinte forma, os Profissionais do Sexo:

5198 :: Profissionais do sexo

5198-05 - Profissional do sexo - Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Puta, Quenga, Rapariga, Trabalhador do sexo, Transexual (profissionais do sexo), Travesti (profissionais do sexo)

Descrição sumária

Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão.

De outro lado, o Profº Sérgio Pinto Martins na obra "INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO E O DIREITO DO TRABALHO" (SUPLEMENTO DE LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA, Ano XXII nº 05 de maio de 2003 - IOB THOMPSON PÁG. 04 E 05) ensina que:

"É nulo o negócio jurídico quando:

III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for lícito. É o que ocorre com empregada que mantivesse contrato de trabalho com empregador que explore a prostituição, em que a primeira tivesse de manter relações sexuais com os clientes da segunda;"

Face ao que foi citado, é válido um contrato de trabalho, cujo objeto da função é manter relações sexuais em favor dos clientes da empresa?

Gostaria que os colegas militantes deste fórum opinassem.

Saudações

Cristiano

Respostas

    ?

    Cristiano Gonçalves Segunda, 19 de maio de 2003, 16h25min

    Correção

    Houve um equívoco ao reproduzir o pensamento do Profº Sérgio Pinto Martins, onde está "lícito", o correto é "ilícito".

    Assim será:

    "É nulo o negócio jurídico quando:

    III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito. É o que ocorre com empregada que mantivesse contrato de trabalho com empregador que explore a prostituição, em que a primeira tivesse de manter relações sexuais com os clientes da segunda;"

    INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO E O DIREITO DO TRABALHO" (SUPLEMENTO DE LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA, Ano XXII nº 05 de maio de 2003 - IOB THOMPSON PÁG. 04 E 05)

    Cristiano

    ?

    João Celso Neto Segunda, 19 de maio de 2003, 21h56min

    Ah, que questão curiosa!

    Não entendo que se enquadre na análise de meu admirado Prof. Sérgio Martins.

    A "regulamentação" do MTBE sobre as profissionais do sexo, a meu ver, só se refere às autônomas, a profissionais "liberais", uma vez que caracterizaria ilícito penal "explorar a prostituição (lenocínio)".

    Ou seja, ninguém pode contratar, com CTPS assinada e direitos trabalhistas, alguém para ser prostituta. É uma atividade informal que as casas de prostituição exercem.

    Quem pretender estabelecer-se com uma firma para tal comércio estará querendo explorar uma atividade criminosa. É muito parecido com alguém abrir uma firma para cometer assassinatos de aluguel e empregar pistoleiros para executar os serviços. Ou para praticar estupros de encomenda e contratar os estupradores. Ou, até mesmo, oficializar a contratação de apontadores do jogo do bicho, contravenção penal. Ou para vender tóxicos. Etc.

    ?

    Samuel Quarta, 21 de maio de 2003, 3h04min

    Entendo da mesma forma que o Dr. João.

    Existe uma diferença clara entre a atividade autônoma relacionada ao sexo da atividade subordinada e ilícita, eis que se trata de crime explorar a sexualidade alheia. Nisso reside a ilicitude mencionada por Sérgio Pinto Martins.

    Contudo, recentemente eu vi um julgado - nao me recordo de qual tribunal - que reconhecia o vínculo empregatício de um apontador do jogo do bicho, cuja atividade tb era ilícita e criminosa, o que, a meu ver, abre um perigoso precedente jurisprudencial, abrindo as portas do Judiciário especializado para apontadores do jogo do bicho e prostitutas e, num futuro não tão distante, quiçá, para os matadores de aluguel e demais bandidos que trabalhem sob subordinação de terceiro. Seria cômico se não fosse trágico.

    A questão, além de interessante, é mais complicada do que pode parecer à primeira vista.

    ?

    Cristiano Gonçalves Quarta, 21 de maio de 2003, 10h11min

    Caros Senhores;

    Veja o relatório completo da ocupação retirado site do Ministério do Trabalho:

    Títulos
    5198 - 05 Profissional do sexo - Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Puta, Quenga, Rapariga, Trabalhador do sexo, Transexual (profissionais do sexo), Travesti (profissionais do sexo)

    Profissionais do sexo

    Descrição sumária

    Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham
    clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e
    familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade;
    propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que
    minimizam as vulnerabilidades da profissão.

    Formação e experiência

    Para o exercício profissional requer-se que os trabalhadores participem de oficinas sobre sexo seguro, oferecidas pelas associações da categoria. Outros cursos complementares de formação profissional, como por exemplo, cursos de beleza, de cuidados pessoais, de planejamento do orçamento, bem como cursos
    profissionalizantes para rendimentos alternativos também são oferecidos pelas associações, em diversos
    Estados. O acesso à profissão é livre aos maiores de dezoito anos; a escolaridade média está na faixa de
    quarta a sétima séries do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos
    de experiência.

    Condições gerais de exercício

    Trabalham por conta própria, na rua, em bares, boates, hotéis, porto, rodovias e em garimpos. Atuam em
    ambientes a céu aberto, fechados e em veículos, em horários irregulares. No exercício de algumas das
    atividades podem estar expostos à inalação de gases de veículos, a intempéries, a poluição sonora e a
    discriminação social. Há ainda riscos de contágios de DST, e maus-tratos, violência de rua e morte.

    Código internacional CIUO 88:

    5149 - Otros trabajadores de servicios personales a articulares. no clasificados bajo otros epígrafes

    A - BATALHAR PROGRAMA
    Agendar a batalha
    Produzir-se visualmente
    Aguardar no ponto (esperar por quem não ficou de vir)
    Seduzir com o olhar
    Abordar o cliente
    Encantar com a voz
    Seduzir com apelidos carinhosos
    Conquistar com o tato
    Envolver com o perfume
    Oferecer especialidades ao cliente
    Reconhecer o potencial do cliente
    Dançar para o cliente
    Dançar com o cliente
    Satisfazer o ego do cliente
    Elogiar o cliente

    B - MINIMIZAR AS VULNERABILIDADES
    Negociar com o cliente o uso do preservativo
    Usar preservativos
    Passar gel lubrificante à base de água
    Participar de oficinas de sexo seguro
    Reconhecer doenças sexualmente
    transmissíveis (DST)
    Fazer acompanhamento da saúde integral
    Realizar campanhas sobre os riscos de uso de hormônios
    Realizar campanha sobre os riscos de uso de silicone líquido
    Denunciar violência física
    Denunciar discriminação

    C - ATENDER CLIENTES
    Preparar o kit de trabalho (preservativo, acessórios, maquilagem)
    Especificar tempo de trabalho
    Negociar serviços eróticos
    Negociar preço
    Realizar fantasias eróticas
    Cuidar da higiene pessoal do cliente
    Fazer streap-tease
    Fazer carícias
    Relaxar o cliente com massagens
    Representar papéis
    Inventar estórias
    Manter relações sexuais
    Dar conselhos a clientes com carências afetivas
    Prestar primeiros socorros
    Fazer compras para o garimpo (rancho)
    Lavar roupas dos garimpeiros
    Cuidar dos enfermos no garimpo
    Posar para fotos

    D - ACOMPANHAR CLIENTES
    Fazer companhia ao turista
    Fazer companhia a cliente solitário
    Acompanhar cliente em viagens
    Acompanhar cliente em festas e passeios
    Jantar com o cliente
    Pernoitar com o cliente

    E - ADMINISTRAR ORÇAMENTOS
    Anotar receita diária
    Listar contas-a-pagar
    Pagar contas
    Contribuir com o INSS
    Contribuir com a receita familiar
    Separar parte da receita diária para poupança
    Aplicar dinheiro em banco
    Abrir conta poupança habitacional
    Investir em empreendimentos de
    complementação de renda
    Investir em pepitas de ouro

    F - PROMOVER A ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA
    Promover valorização profissional da categoria
    Ministrar cursos de auto-organização
    Apoiar a organização das associações
    Fazer campanha de filiação
    Realizar articulações políticas
    Combater a prostituição infanto-juvenil
    Participar de movimentos organizados
    Treinar multiplicadores de informação
    Distribuir preservativos
    Contribuir para a documentação histórica da prostituição
    Fomentar a educação geral
    Fomentar cursos profissionalizantes
    Reivindicar fundos para profissionalização
    Participar da organização de cursos de primeiros socorros
    Reivindicar cursos básicos de línguas estrangeiras
    Participar da organização de cursos de beleza e massagem

    G - REALIZAR AÇÕES EDUCATIVAS NO CAMPO DA SEXUALIDADE
    Elaborar roteiro de teatro educativo
    Produzir espetáculos educativos
    Encenar espetáculos educativos
    Conceder entrevistas
    Aconselhar meninas de rua
    Ministrar palestras na rede de ensino
    Ministrar palestras nos cursos de formação e reciclagem de policiais

    Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
    Demonstrar capacidade de persuasão
    Demonstrar capacidade de expressão gestual
    Demonstrar capacidade de realizar fantasias eróticas

    Agir com honestidade
    Demonstrar paciência
    Planejar o futuro
    Prestar solidariedade aos companheiros
    Ouvir atentamente (saber ouvir)
    Demonstrar capacidade lúdica
    Respeitar o silêncio do cliente
    Demonstrar capacidade de comunicação em língua estrangeira
    Demonstrar ética profissional
    Manter sigilo profissional
    Respeitar código de não cortejar companheiros de colegas de trabalho
    Proporcionar prazer
    Cuidar da higiene pessoal
    Conquistar o cliente
    Demonstrar sensualidade

    Recursos de Trabalho:

    Acessórios; Agenda; Cartões de visita; Celular; Documentos de identificação; Gel lubrificante à base de água;
    Guarda-roupa de batalha; Maquilagem; Papel higiênico; Preservativo masculino e feminino

    Especialistas

    Participantes da Descrição
    Cassandra Fontoura
    Flavio Lenz Cesar (jornalista do Beijo da Rua)
    Gabriela Silva Leite
    Imperalina Piedade da Silva
    Janete Oliveira da Silva
    Maria de Fátima Medeiros Costa
    Maria de Lourdes Barreto
    Marilene de Jesus Silva
    Rozeli da Silva
    Instituições
    Associação das Mulheres Profissionais do Sexo da Bahia (Asproba)
    Davida - Prostituição, Direitos Civis, Saúde (Rio de Janeiro)
    Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa-MG)
    Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac)
    Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul
    Núcleo de Estudos da Prostituição de Porto Alegre
    Instituição conveniada responsável
    DDC - DDC - Deisi Deffune Consultoria S/C Ltda

    Sendo desenvolvido a função de profissional do sexo nestas condições acima, será que o órgão do Ministério do Trabalho entendeu que a função é lícita?

    Sinceramente, estou ainda em dúvidas quanto ao assunto.

    Grato pela atenção dos Senhores.

    Cristiano

    ?

    João Celso Neto Quarta, 21 de maio de 2003, 15h01min

    Copiei do texto que você transcreveu:

    "Condições gerais de exercício

    Trabalham por conta própria, ....."

    Foi isso o que eu escrevi. O exercício da profissão claramente está configurado como tal, MAS o ilícito é o rufião, o proxeneta, o empresário (mais comumente uma cafetina ex-prostituta, quase sempre) estabelecer-se comercialmente, abrir uma firma, sem o que não pode ser empregador, salvo de domésticas - exemplo citado pelo Prof. Sérgio Pinto Martins.

    Em resumo: a prostituta pode exercer sua "profissão", dita a mais antiga do mundo, embora haja controvérsias (há até que defenda ser a advocacia a mais antiga, pois antes da criação do mundo, havia o caos; e quem criou o caos?). O que é ilícito é ser proprietário / empresário de casas de prostituição, o que, evidentemente, não impede que elas (e eles) existam. Só não podem, a meu ver, contratar com CTPS assinada as profissionais que trabalharão lá, sob suas ordens e dependência econômica, cumprindo horário de expediente e todas as coisa que caracterizam uma relação empregatícia. Esta empresa é ilegal, dá cadeia (será que dá mesmo?) segundo o Código Penal.

    ?

    Cristiano Gonçalves Quinta, 22 de maio de 2003, 11h26min

    Caro

    Dr. João Celso Neto

    O que me chama a atenção no caso, o art. 87 inciso II da CF/88 estabelece que os Ministros de Estado tem autonomia para expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos.

    Sendo assim, o Ministério do Trabalho, baixou a PORTARIA Nº 397, DE 09 DE OUTUBRO DE 2002, onde regulamentou a função de "profissional do sexo", trazido em discussão.

    A Previdência Social, por sua vez, considera como trabalhor, os empregados em geral, autônomos prestadores de serviços, sócios quotistas, titulares de empresa e diretores sem vínculo de emprego.

    Visto assim, se você utilizar os meios eletrônicos de recolhimento de INSS e FGTS (Programa SEFIP), sendo regularizado o CBO dos profissionais do sexo, você consegue vincular essa ocupação ao trabalhador de toda a espécie no recolhimento dos encargos da empresa.

    Sendo o posicionamento, aqui trazido, do Profº Sérgio Pinto Martins indiscutível, o que me intriga, seria em que circunstâncias, os órgãos do Ministério do Trabalho e Previdência Social em regular e amparar este tipo trabalhador para concessão de benefícios, muito embora, seja uma atividade ilícita e imoral.

    Cristiano

    ?

    João Celso Neto Quinta, 22 de maio de 2003, 19h43min

    "Amigo":

    não discuti a questão moral. Provavelmente, entendi errado seu questionamento: respondi se pode alguém ser contratada para exercer a profissão de prostituta. Ou seja, se pode um empresário contratar pessoas, como empregadas celetistas, com CTPS assinada, para exercer a profissão de prostituta, como outra(o)s exercem a de balconista, caixa, porteiro, empacotadora, garçon, faxineira, ....

    A isso, e somente a isso, eu entendo que não, porque não se pode abrir empresa para esse fim, o que impede ter empregados, exemplificando com outras atividades ilícitas (venda de drogas, assassinatos de encomenda, etc.).

    O que aquela legislação do MTb diz é que alguém pode se prostituir, contribuindo para o INSS como autônom(o)a e, se der tempo, futuramente se aposentar pela Previdência Oficial (RGPS). Não pode, a meu ver, é ser empregada, com carteira assinada e pagando sua parte do INSS enquanto o patrão paga a maior parte, como manda a legislação previdenciária

    ?

    Cristiano Gonçalves Quinta, 05 de junho de 2003, 18h10min

    Caros Senhores;

    Veja a resposta que obtive do Ministério do Trabalho em consulta realizada acerca do assunto:

    "Prezado Cristiano,

    Em atenção ao e-mail encaminhado por V.Sª em 27.05.2003, esclareço que a CBO não "regulariza profissão", ela descreve as ocupações existentes no mercado de trabalho, para fins de subsidiar os institutos de pesquisas na
    identificação das atividades existentes no Brasil.

    No que se refere a contratação mencionada no e-mail em questão, tal ato é proibido pela legislação penal.

    Att,

    Equipe CBO "

    Fonte: SPES - Classificação Brasileira de Ocupações cbo.spes@mte.gov.br

    A

    Arthur Rampazzo Sexta, 17 de abril de 2009, 14h28min

    Só uma perguntinha: E a propaganda realizada por classificados de jornais e sites de acompanhantes?

    C

    Claudeko Quarta, 10 de março de 2010, 14h50min

    No afã para o combate ao machismo, não excede as mulheres na propaganda de sua liberdade e provam isso dando-se ou vendendo-se sexualmente para se equiparar com os infiéis? Qual o mal da prostituição, senão a promoção da infidelidade!

    Mulher (pros)terna (Não defendo a prostituição, mas sim a conveniência)
    Claudeci Ferreira de Andrade
    Quem implantou a ideia de que a mulher tem que ser fiel ao homem não está fazendo nada para o crescimento dela! Quanto mais ela dá vazão a essa ideia de exclusividade, mais se torna propriedade, objeto ou animal de estimação e menos dona de si. Por isso sofre, apanha, é dominada, porque os homem têm a mania de consertar suas coisas. A Sã fidelidade não anula a benevolência, dote das deusas/sacerdotisas. Nenhum homem é digno de ser dono de uma mulher, nem Adão mereceu porque carregava em sua índole o verme da infidelidade e não compreendeu a infidelidade da Eva, cometeu o suicídio da cumplicidade!
    Há muitas perguntas que podemos fazer sobre como honrar uma mulher sem todavia formular a principal. É possível está casado com uma mulher, mantê-la de tudo, e todavia deixar de compreender ou dar ao propósito principal da esposa a devida e própria consideração? É possível a mulher ocupar-se de reformas sociais, obras de caridade, atividades outras de elevada significação, e todavia passar por alto o princípio vital que sustenta tudo o mais, o que somente pode tornar tudo isto eficaz? É possível alcançar progresso na vida matrimonial e todavia não garantir qualquer esperança para o futuro?
    O tema da infidelidade conjugal como pecado corre através de muitas páginas dos mais vendidos livros. Mas, Alguém conheceu a esposa do Cristo? E, a fidelidade sexual dEle é exemplo para quem? O que mais importa é que não há limites para as expressões de amor, tudo vale como expressão de um amor altruísta, sem confundir altruísmo com egoísmo!
    É a infidelidade mera palavra ou uma realidade? Mudaria alguma coisa se elas apenas fossem mais transparentes? Eu, porém, vos digo: " todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5:28 BJ). Ou as palavras bíblica só têm validade para os homens? Nisso, também, sou hipócrita, tento fazer o que minha consciência manda, mas quando ameaçam tirar minha "comida" eu faço tudo que a malha social dita. Multidões através da história têm testificado da realidade da libertação da mulher, que por sinal é uma luta acanhada. Apenas entregam-se em completo abandono nos braços do "amor" e "misericórdia" da sociedade machista. Tremenda coisa é anunciar o fato de que a mulher é capaz de se livrar de todas as coisas que pesam sobre ela: ansiedade, culpa, condenação... Rudyarde kipling diz: A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota.
    Só Deus é fiel, e a Si mesmo, diga-se de passagem!