Quanto tempo demora para sair um divorcio?

Estou namorando a 1 ano, meu namorado ja foi casado, mas ainda nao se divorciou, nem tem nada relacionado em cartório que indique a separação entre eles, quero saber o sequinte: Quando ele resolver pedir o divorcio, tera que esperar quanto tempo para tudo ser resolvido e ele enfim solteiro??

Aguardo esclarecimento. Grata; Flávia

Respostas

68

• Nayara Krause

Isso depende muito do caso com seu namorado. Atualmente com a lei que trata do divórcio e inventário extrajudicialmente, não demora tanto, mas em se tratando de um divórcio litigioso, que há dicussão sobre algum bem, ou que haja culpa na dissolução do casamento, pode se dizer que demore 2 anos.
    Mas se ele não tem divergencias com a ex mulher, nada o impede de entrar com o divorcio consensual, já devidamente separados há mais de um ano.

• Raquel Amboni da Cunha

Várias coisas, normalmente, para se divorciar, é necessário estar separado judicialmente há pelo menos um ano.
    Porém, se ele estiver separado de fato da ex-mulher há mais de dois anos, ele poderá entrar com divórcio direto.
    Na justiça estadual, onde protocola-se ação de divórcio (ou de separação) o tempo de duração de um processo como este varia de cidade para cidade, pois depende mto da quantidade de processos que tem, enfim, pode levar meses.
    Porém, se ele nao tiver filho menor com a ex-mulher, ele poderá fazer o divórcio por escritura pública, direto no cartório da cidade de vcs.
    Este procedimento é bem mais rápido, podendo acontecer, dependendo do cartório, em até uma semana.
    Boa Sorte

• Priscilla Moraes

Olá!!!Meu namorado está separado de casa a 6 meses da ex.
    Ele tem 2 filhos com ela,se ele der entrada no divórcio agora quanto tempo pode levar para ele ficar livre?

• Raquel Amboni da Cunha

Priscila, na verdade seu namorado ainda nao está com tempo hábil para ajuizar o divórcio direto...Isso só é possível após dois anos da separação...
    O que ele pode fazer é dar entrada na Ação de Separação Judicial, e, após um ano da homologação da sentença de separação, entrar com o pedido de divórcio.

• Suzana

Boa tarde;

Tenho algumas dúvidas sobre divórcio, é possível alguém me ajudar?

Bom meu noivo é separado judicialmente há 1 ano e 5 meses se não me engano. Na separação judicial já determinou a pensão dos filhos dele, ambos menores hoje com 9 e 6 anos.

Determinou-se também que a ex mulher dele ficaria no apto por ter a guarda dos filhos, porque o apto é agora dos filhos.

O advogado dele diz que deu entrada no divórcio em outubro 2008, porém está demorando muito para termos ao menos um retorno do fórum. Achamos que ele está enrolando a gente, pois quando eu dei entrada no meu divórcio com 2 meses saiu.

A minha dúvida é a seguinte: Quanto tempo pode levar para sair o divórcio? Para ter a primeira audiencia? Pois a ex mulher dele ja vive com outro homem e sabemos que ela vai assinar o divórcio quando for intimada, então vai ser um divórcio amigável (consensual).

Só mais uma pergunta, depois que o divórcio dele sair, ele pode se casar logo em seguida?

Ele é da cidade de São Carlos - SP e o processo está correndo por lá.
    Se puder respondam no e-mail suz.fer@gmail.com

Agradeço desde já a ajuda

• Amanda_1

Boa tarde, estou precisando esclarecer uma dúvida URGENTE: ajuizei ação de conversão de sepração em divórcio pois já havia decorrido o prazo necessário, contudo o ex-marido faleceu antes da sentença, é preciso anexar ao processo a certidão de óbitõ? A sentença irá reconhecer a conversão ou o pedido ficou prejudicado?

desde já agradeço....
    Dr.ª amanda

• Ollizes / Advogado

Amanda..

Entre com uma petição com copia da certidão de óbito solicitando encerramento do processo...

Nesse caso, não há mais necessidade de sentença, uma vez que vc ficou viuva.. ocorreu a dissolução da sociedade conjugal, conforme art. 2º, Inciso I da lei 6.515/77 (verifique vc mesma)

A menos que tenha outros interesses, nao ha necessidade da continuidade desse processo.

Boa sorte.

• Patricia_1

Boa tarde, para ajuizar um divórcio consensual direto, onde o mesmo advogado atua para ambos, é necessário apresentar duas procurações (pagar duas taxas) ou somente uma procuração conjunta (pagando somente uma taxa). Ainda não foi discutida a pensão alimentícia, esta ação deverá ser c/c alimentos.

Desde já agradeço pela atenção.
    Patrícia