Publicações de Tiago
A estética do crime e a alma do jovem: um ensaio à luz da criminologia axiológica
A estética do crime e a alma do jovem: um ensaio à luz da Criminologia Axiológica Tiago Quintanilha Nogueira Promotor de Justiça – Ministério Público do Maranhão Professor de Direito Penal ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1998-6119 Resumo A partir de uma recente reportagem...
Criminologia Axiológica
ensaio sobre os fundamentos ético-filosóficos para compreender o crime e restaurar o valor humanoTiago Quintanilha NogueiraPromotor de Justiça – Ministério Público do Estado do Maranhão Professor de Direito PenalÀqueles que acreditam na razão moral do Direito e no valor humano...
BALIZAS OBJETIVAS PARA A REMISSÃO POR ATO INFRACIONAL À LUZ DA JUSTIÇA NEGOCIAL E DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO
Discorre-se sobre a necessidade de balizas objetivas para a remissão por ato infracional à luz da justiça negocial, da análise econômica do direito e de princípios atinentes à infância e juventude, para evitar subjetivismos, casuísmos e injustiças.
Prescrição intercorrente nas ações de improbidade em curso antes da Lei 14.230/21
Aborda-se a inocorrência de prescrição intercorrente nas ações de improbidade administrativa propostas antes de a Lei Federal n. 14.230 de 2021 entrar em vigor.
A AUSÊNCIA, EM REGRA, DE EFEITO SUSPENSIVO DA APELAÇÃO INTERPOSTA EM FACE DE SENTENÇA QUE APLICA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
Discorre-se sobre a ausência, em regra, de efeito suspensivo da apelação interposta em face da sentença que aplica medida socioeducativa ao adolescente infrator, à luz da doutrina da proteção integral e seus consectários.
A natureza do § 2º-B do artigo 157 do Código Penal - qualificadora ou causa de aumento/majorante do crime de roubo – e a abrangência do termo “arma de fogo de uso restrito ou proibido” do dispositivo, inserido pela Lei n. 13.964/2019 (Pacote Anticrime).
Estuda-se o § 2º-B do artigo 157 do Código Penal, especialmente quanto à sua natureza jurídica, à luz dos princípios regentes do Direito Penal e Processual Penal, bem como a abrangência do termo "arma de fogo de uso restrito ou proibido" do dispositivo.
A prescrição intercorrente do crédito tributário no processo administrativo fiscal: um assunto de lege ferenda
Discorre-se sobre a necessária criação de lei sobre a prescrição intercorrente do crédito tributário no processo administrativo fiscal, o que ainda não existe, em ofensa à segurança e estabilidade das relações jurídicas, bem como ao primado da confiança.