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A inclusão e a diversidade no colégio estadual "José Pacífico" da cidade de Guariba: um caso prático

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Agenda 18/09/2024 às 09:00

A falta de diversidade na comunidade escolar pode levar à exclusão e desigualdades, impactando não apenas os estudantes, mas também a sociedade como um todo.

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo explorar a importância da inclusão e da diversidade no colégio estadual que fica localizado na cidade de Guariba. Tem como tema central na promoção da inclusão e diversidade no ambiente educacional. A diversidade, que abrange questões como raça, gênero, orientação sexual, habilidades e necessidades especiais, religião e origem socioeconômica, é fundamental para criar um ambiente escolar que seja inclusivo, acolhedor e enriquecedor para todos os estudantes. Neste artigo, vamos explorar a importância de reconhecer e celebrar as diferenças, e como a diversidade contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. Além disso, vamos abordar como a falta de diversidade pode levar à exclusão e desigualdades, impactando não apenas os estudantes, mas também a sociedade como um todo. Ao longo deste trabalho, vamos fornecer estratégias e ferramentas pelas quais foram promovidas a diversidade no colégio, visando criar um ambiente educacional mais justo e inclusivo para todos.

Palavras-chave: : inclusão. diversidade. ambiente escolar.


1. INTRODUÇÃO

Ao longo do século XX e no século XXI, as lutas pela igualdade de género, étnica e racial e pelo respeito pela diversidade têm sido contínuas. No entanto, a prevalência de atitudes e convenções sociais discriminatórias em todas as sociedades continua a ser uma realidade constante e naturalizada.

O Brasil tem alcançado resultados significativos na ampliação do acesso e no exercício de direitos de seus cidadãos. Entretanto, permanece grandes desafios, tanto do ponto de vista objetivo, como a prestância do acesso ao ensino fundamental e no ensino médio, como do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade e equidade. A discriminação de gênero, étnico-racial e sexual. Assim como a violência homofóbica, são produzidas e reproduzindo em todas as áreas da vida social brasileira. O colégio é um ambiente onde ocorrer excessivamente.

As leis não serão suficientes se não houver transformação de mentalidade e práticas, daí o papel estrutural desempenhado pelas ações que promovem o debate sobre estes temas, motivam a reflexão individual e coletiva e contribuem, para superar e eliminar qualquer tratamento unilateral. Ações educativas no âmbito da formação profissional, como as aulas que tratam sobre gênero e diversidade nas escolas, são essenciais para ampliar o conhecimento e fortalecer as ações de combate ao preconceito e a discriminação social. Ambas são problemas sociais que precisam ser reconhecidas para promover a igualdade e a justiça, trataremos cada uma delas.

O objetivo deste artigo consiste em apresentar e contribuir a temas já discutidos para a busca do conhecimento escolar na rede pública de ensino na cidade de Guariba, abordando de forma articulada: as relações entre os sexos, as relações étnico-raciais e a relação da diversidade na orientação sexual. Partimos da ideia de que os processos discriminatórios possuem especificidades e relações que devem ser analisadas à luz dos direitos humanos, para que nenhuma forma de discriminação seja tolerada, dentro ou fora da rede pública de ensino (MEC,2009)

A partir destes e de outros temas, esperamos que os professores e outros profissional da educação reforcem o seu papel como promotores de uma cultura de respeito pelo estabelecimento dos direitos igualitários, étnico-racial, de gênero e da valorização da diferença e de ajuda para que isso aconteça. As escolas não são locais para expressar ideias e ideais ruins, mas um lugar para promover e celebrar a diversidade que faça prosperar a sociedade brasileira.

A inclusão e a diversidade são temas cada vez mais relevantes na atualidade, e o Colégio Estadual "José Pacífico" em Guariba/SP reconhece a importância de discutir e promover a inclusão em seu ambiente escolar. A pesquisa busca contextualizar e justificar a necessidade de abordar esses temas, considerando o papel fundamental da escola na formação de cidadãos conscientes e inclusivos. Este estudo pretende explorar como o colégio vem lidando com a inclusão e diversidade, bem como identificar possíveis áreas de melhoria.

A intordução desta pesquisa também visa destacar a relevância do tema para a comunidade escolar, os benefícios de promover um ambiente inclusivo e acolhedor e a importância de compartilhar boas práticas e desafios enfrentados. A contextualização e justificativa da pesquisa oferecem um panorama claro e objetivo das questões que serão abordadas, demonstrando a importância de refletir sobre a inclusão e diversidade no contexto escolar do Colégio Estadual "José Pacífico". Este estudo buscou contribuir para o desenvolvimento de estratégias e ações que promovam a inclusão e valorizem a diversidade, visando um ambiente escolar mais igualitário e acolhedor para todos os alunos

1.1. Contextualização e Justificativa da Pesquisa

O "A Inclusão e a Diversidade no Colégio Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP" foi um estudo que visou explorar os conceitos de inclusão e diversidade no contexto de uma instituição de ensino específica. A investigação é motivada pela crescente importância da criação de ambientes inclusivos e diversificados nas escolas, bem como pela necessidade de compreender como estes princípios estão a ser implementados na prática. O Colégio Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP serve como ponto focal para este estudo, fornecendo um contexto da vida real para examinar os desafios e oportunidades relacionados à inclusão e à diversidade em um ambiente escolar.


2. IDENTIDADE DE GÊNERO, SEXUALIDADE e DIVERSIDADE.

Temas que trazem discussões que tem se tornado cada vez mais politizada no ensino fundamental e médio, na rede pública estadual, de que identidade de gênero, sexualidade e diversidade são ideologias, pode-se enfatizar que hoje é muito comum descartar certas cosmovisões como “pensamentos” ou a imaginação não tem nada a ver com a nossa realidade.

Neste contexto, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA-2015), publicou o “Manifesto pela igualdade de gênero na educação: por uma escola democrática, inclusiva e sem censuras”, assinado por 113 pesquisadores e grupos de estudos, visando eliminar esses preconceitos. Neste sentido, é preciso destacar:

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Ao contrário de ―ideologias‖ ou ―doutrinas‖ sustentadas pela fundamentação de crenças ou fé, o conceito de gênero está baseado em parâmetros científicos de produção de saberes sobre o mundo. Gênero, enquanto um conceito, identifica processos históricos e culturais que classificam e posicionam as pessoas a partir de uma relação sobre o que é entendido como feminino e masculino. É um operador que cria sentido para as diferenças percebidas em nossos corpos e articula pessoas, emoções, práticas e coisas dentro de uma estrutura de poder. E é, nesse sentido, que o conceito de gênero tem sido historicamente útil para que muitas pesquisas consigam identificar mecanismos de reprodução de desigualdades no contexto escolar (ABA, 2015 p. 34)

Existe uma grande preocupação para se resolver estes assuntos, para que todos saibam que não existe uma opinião única nestes temas, mas há uma grande necessidade de participação

A preocupação em resolver esta questão é óbvia, para que todos entendam que não existe uma ideologia sobre este assunto, mas sim uma extraordinária necessidade de inclusão, aceitação e responsabilidade social por parte de quem participa no ensino e aprendizagem de pessoas. Visto que,

Quando se reivindica, então, a noção de ―igualdade de gênero‖ na educação, a demanda é por um sistema escolar inclusivo, que crie ações específicas de combate às discriminações e que não contribua para a reprodução das desigualdades que persistem em nossa sociedade. Falar em uma educação que promova a igualdade de gênero, entretanto, não significa anular as diferenças percebidas entre as pessoas (o que tem sido amplamente distorcido no debate público). Mas garantir um espaço democrático onde tais diferenças não se desdobrem em desigualdades. Exigimos que o direito à educação seja garantido a qualquer cidadã ou cidadão brasileira/o e, para isso, políticas de combate às desigualdades de gênero precisam ser implementadas. (ABA, 2015 p. 35)

Cabe ressaltar que as várias discussões sobre inclusão e diversidade acabam estando ligadas aos significados da sexualidade, mas são coisas diferentes. Enquanto a inclusão é um movimento educacional, mas também social e político que vem defender o direito de todos os indivíduos participarem, de uma forma consciente e responsável, na sociedade de que fazem parte, e de serem aceites e respeitados naquilo que os diferencia dos outros. No contexto educacional, vem, também, defender o direito de todos os alunos desenvolverem e concretizarem as suas potencialidades, bem como de apropriarem as competências que lhes permitam exercer o seu direito de cidadania, através de uma educação de qualidade, que foi talhada tendo em conta as suas necessidades, interesses e características, que foi a ratificação da Declaração de Salamanca1 (UNESCO, 1994).

O conceito de diversidade, quase sempre tomado como sinônimo de diversidade cultural – fato presente em políticas públicas e organismos de fomento multilaterais –, é objeto de diferenças, seja qual for o ponto de vista de quem apresentar tal conceito. É equivocado tomar tal debate somente do ponto de vista daqueles que se posicionam ao lado dos organismos internacionais, da diversidade como redentora e aproximada do conjunto de políticas afirmativas. Da mesma forma, é fatídico que essa vertente seja hegemônica. As políticas multiculturais, os discursos e práticas compensatórias estão, geralmente, alicerçando a categoria diversidade, principalmente no que se refere a sua relação com a educação (Martins, F.J. 2011). Devemos notar que os conceitos de inclusão e diversidade não são fixos, são construídos e sujeitos a transformação.

No contexto da educação, a inclusão e a diversidade desempenham um papel crucial na promoção de um ambiente de apoio e acolhimento para todos os alunos. No Colégio Estadual “José Pacífico”, em Guariba/SP, esses princípios estão profundamente enraizados no espírito da escola. A inclusão na educação refere-se à prática de garantir que todos os alunos, independentemente das suas origens, capacidades ou diferenças, tenham oportunidades iguais de aprender e participar na comunidade escolar. Isto envolve identificar e remover barreiras à aprendizagem, bem como acomodar diversos estilos e necessidades de aprendizagem.

A escola implementou métodos e recursos de ensino inclusivos para atender às diversas necessidades de seu corpo discente, promovendo um ambiente onde cada indivíduo se sente valorizado e apoiado.


3. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa, com o objetivo de explorar as experiências e percepções de alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual “José Pacífico” sobre inclusão e diversidade. Esse tipo de pesquisa foi escolhido por permitir uma compreensão profunda dos pensamentos, sentimentos e comportamentos dos participantes em relação ao tema investigado.

Para recolher os dados necessários, foram utilizadas relatórios e vídeos gravados das discussões em grupos focais como instrumentos primários de recolha de dados. Esses métodos foram considerados apropriados para o estudo devido à sua capacidade de extrair informações ricas e detalhadas dos participantes, permitindo uma exploração de suas perspectivas sobre inclusão e diversidade no ambiente escolar. A utilização destes instrumentos também facilitou a captação de diversos pontos de vista e experiências, contribuindo para a abrangência dos resultados da investigação.

3.1. Tipo de Pesquisa

Em relação ao tipo de pesquisa realizada para o estudo “A Inclusão e a Diversidade no Colégio Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP”, foi adotada uma abordagem do método qualitativos. O aspecto qualitativo forneceu informações valiosas sobre as experiências vividas e percepções de alunos, professores e outras partes interessadas. Esta abordagem foi escolhida para garantir uma compreensão abrangente das complexidades que rodeiam a inclusão e a diversidade no ambiente escolar. Ao aproveitar os pontos fortes da investigação qualitativa, o estudo teve como objetivo proporcionar uma exploração multifacetada do tema, permitindo uma análise abrangencial das questões em questão.

3.2. Caracterização do Colégio Estadual “José Pacífico”

O Colégio Estadual "José Pacífico" está localizado em Guariba, cidade do estado de São Paulo, Brasil. A escola tem um rico histórico, com um legado de oferecer educação de qualidade à comunidade há várias décadas. Situada num bairro vibrante e diversificado, a escola é conhecida pela sua abordagem inclusiva à educação, acolhendo alunos de diversas origens culturais e socioeconómicas.

O compromisso da instituição com a diversidade é evidente nos seus esforços para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e de apoio para todos os alunos. A escola implementou programas e iniciativas destinadas a promover a diversidade, a equidade e a inclusão. Com isso, os alunos do Colégio Estadual “José Pacífico” têm a oportunidade de interagir com diferentes perspectivas e experiências, contribuindo para uma experiência educacional rica e dinâmica.

A dedicação da escola em promover uma comunidade inclusiva e diversificada reflete-se no seu currículo, atividades extracurriculares e serviços de apoio. Ao abraçar a diversidade e promover a inclusão, o Colégio Estadual “José Pacífico” se consolidou como uma instituição educacional valiosa que celebra as contribuições únicas de todos os seus alunos.

3.3. Histórico e Localização

O Colégio Estadual "José Pacífico" está localizado em Guariba, São Paulo. A escola tem um histórico rico, que remonta à sua fundação em 02 de agosto de 1977, possui uma trajetória de 47 anos. Está situado em uma comunidade vibrante que valoriza a educação e a diversidade. A localização da escola contribui para o seu ambiente inclusivo e diversificado, uma vez que está rodeada por uma mistura de áreas urbanas e rurais, reunindo alunos de diversas origens culturais e socioeconómicas.

Esta diversidade reflete-se na abordagem da escola à educação, promovendo um sentimento de pertença e respeito por todos os indivíduos. Além disso, o significado histórico da localização da escola contribui para a sua identidade única, moldando os valores e tradições que são mantidos dentro dos seus muros. No geral, o contexto histórico e geográfico do Colégio Estadual "José Pacífico" desempenha um papel crucial na formação de sua atmosfera inclusiva e diversificada, tornando-o um ambiente de aprendizagem acolhedor e de apoio para todos os alunos.


4. INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

A diversidade na educação vai além do simples reconhecimento das diferenças de etnia, cultura e idioma. Abrange uma ampla gama de características, incluindo, entre outras, género, estatuto socioeconómico e capacidades de aprendizagem. No Colégio Estadual “José Pacífico” a diversidade é celebrada e abraçada como fonte de força e enriquecimento da comunidade escolar. Professores e funcionários são treinados para reconhecer e valorizar as diferenças individuais, promovendo uma cultura de respeito, compreensão e empatia entre os alunos

Além disso, a escola promove a diversidade através do seu currículo, incorporando diversas perspetivas e experiências nos materiais e atividades de aprendizagem. Ao fazê-lo, a escola pretende preparar os alunos para as complexidades do mundo real, onde a diversidade é um aspecto fundamental da sociedade. No geral, o compromisso com a inclusão e a diversidade na educação do Colégio Estadual “José Pacífico” reflete a dedicação da escola em proporcionar uma experiência educacional holística e enriquecedora para todos os seus alunos.

4.1. Políticas Inclusivas

A implementação de políticas inclusivas e diversificadas nas escolas está intimamente relacionada com políticas públicas e legislação. No caso do Colégio Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP, a abordagem da escola à inclusão e à diversidade é orientada por leis e regulamentos específicos que visam garantir oportunidades educacionais iguais para todos os alunos. Estas políticas fornecem um quadro para a escola desenvolver estratégias e iniciativas que promovam a inclusão de alunos com diversas origens, capacidades e necessidades.

Uma peça legislativa fundamental que influencia a abordagem da escola é a Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece os princípios e diretrizes para o sistema educacional do país. Adicionalmente, a Política Nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Sistema Educacional e a Política Nacional de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais são documentos importantes que orientam a escola na criação de um ambiente inclusivo. Ao aderir a essas leis e políticas, o Colégio Estadual "José Pacífico" é capaz de garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e recebam o apoio necessário para prosperar acadêmica e socialmente. Este compromisso com a inclusão e a diversidade reflete-se nas práticas e iniciativas da escola, contribuindo, em última análise, para um ambiente de aprendizagem mais equitativo e favorável para todos os alunos.

4.2. Práticas Pedagógicas Inclusivas

Em termos de práticas pedagógicas, o Colégio Estadual “José Pacífico” de Guariba/SP está empenhado em promover a educação inclusiva para todos os alunos. Professores e funcionários são treinados e equipados para implementar diversas estratégias para atender alunos com diversas necessidades de aprendizagem. Essas práticas incluem instrução diferenciada, suporte individualizado e uso de tecnologia assistiva para garantir que cada aluno tenha a oportunidade de aprender e ter sucesso.

Além disso, a escola promove um ambiente de apoio e respeito onde os alunos são incentivados a abraçar e celebrar as suas diferenças. Isso não apenas aumenta o sentimento de pertencimento, mas também promove a empatia e a compreensão entre o corpo discente. Além disso, a escola colabora com os pais, cuidadores e a comunidade em geral para criar uma rede de apoio aos alunos com necessidades especiais. Ao implementar estas práticas pedagógicas inclusivas, a escola é capaz de manter o seu compromisso de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente das suas origens ou capacidades.


5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em relação ao perfil dos alunos da Escola Estadual “José Pacífico” de Guariba/SP, observou-se uma notável diversidade, representada por diferentes origens étnicas, culturais e socioeconômicas. Também foi identificada a presença de alunos com deficiência física ou intelectual, o que exigiu a implementação de estratégias específicas de inclusão e apoio.

Os desafios enfrentados pela escola foram variados, incluindo a necessidade de promover um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente das suas diferenças. Para atender a essa demanda, foram adotadas estratégias como a formação de professores em práticas inclusivas, a implantação de salas de recursos para atendimento especializado e a promoção de atividades educativas que valorizassem a diversidade presente na comunidade escolar.

A discussão destes resultados sugere a importância de políticas e práticas inclusivas nas escolas, visando garantir oportunidades iguais a todos os alunos. Além disso, enfatiza a necessidade de um trabalho contínuo e colaborativo entre professores, corpo docente e comunidade para superar desafios e promover um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo e diversificado.

5.1. Perfil do alunato

O corpo discente da Escola Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP é altamente diversificado, refletindo a rica tapeçaria da comunidade local. Com uma mistura de diferentes origens culturais, sociais e económicas, o perfil do aluno da escola é indicativo de inclusão e aceitação. O corpo discente representa diversas etnias, religiões e dinâmicas familiares, contribuindo para um ambiente de aprendizagem dinâmico e vibrante. A escola abraça essa diversidade e oferece suporte para que alunos de todas as origens prosperem e tenham sucesso.

Além da diversidade cultural, o corpo discente do "José Pacífico" apresenta uma gama de habilidades e interesses acadêmicos. A escola atende alunos com diferentes estilos e necessidades de aprendizagem, fornecendo suporte individualizado para garantir que cada aluno tenha a oportunidade de se destacar.

O perfil acadêmico diversificado dos alunos apresenta desafios e oportunidades, exigindo a implementação de técnicas e estratégias de ensino inovadoras para acomodar diversos níveis de proficiência. O compromisso da escola com a inclusão e a diversidade é evidente nos seus esforços para criar um ambiente de apoio e acolhimento para todos os alunos, independentemente da sua formação ou perfil académico.

5.2. Desafios Enfrentados e Estratégias Adotadas

No contexto da Escola Estadual “José Pacífico” em Guariba/SP, a implementação de iniciativas de inclusão e diversidade não tem sido isenta de desafios. Um dos principais desafios enfrentados pela escola é a resistência de alguns membros da comunidade que não apoiam totalmente estas iniciativas. Esta resistência manifestou-se de várias formas, incluindo a falta de participação em eventos de diversidade e a relutância em adotar práticas inclusivas. Além disso, tem havido casos de discriminação e preconceito contra estudantes de grupos marginalizados, o que tem colocado desafios significativos à criação de um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Em resposta a estes desafios, a escola adotou uma série de estratégias para superar a resistência e promover a inclusão. Uma dessas estratégias tem sido envolver-se ativamente com a comunidade através de programas de divulgação e campanhas de sensibilização, com o objetivo de educar e sensibilizar os membros sobre a importância da inclusão e da diversidade. A escola também implementou programas de treinamento para funcionários e alunos para aumentar a conscientização e promover a compreensão de diferentes culturas, origens e identidades. Além disso, foi priorizada a promoção de uma cultura de diálogo aberto e respeito mútuo, criando espaços para conversas construtivas e colaboração entre todos os membros da comunidade escolar. Estas estratégias têm sido fundamentais para enfrentar os desafios enfrentados e para cultivar um ambiente mais inclusivo e solidário na Escola Estadual “José Pacífico”.

Sobre o autor
Luiz Carlos Corrêa

Graduado em Direito (Unaerp), Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (USP) e Doutorado em Direito (Fadisp).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CORRÊA, Luiz Carlos. A inclusão e a diversidade no colégio estadual "José Pacífico" da cidade de Guariba: um caso prático. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7749, 18 set. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/110928. Acesso em: 23 dez. 2024.

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