Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Controladoria jurídica: nova tendência dos escritórios de advocacia

Agenda 09/04/2014 às 14:53

Para ser implantada uma controladoria jurídica, é necessário encontrar um advogado com perfil de gestor. É essencial o conhecimento jurídico para manejar processos, controlar prazos processuais e analisar os indicadores de resultado para auxiliar na elaboração de estratégias jurídicas.

A Justiça brasileira vive um momento de transição, a era dos processos físicos pode estar chegando ao seu fim, em virtude da revolução tecnológica que é uma das principais responsáveis pela viabilização da construção de uma nova Justiça.

A virtualização dos processos já é uma realidade e o avanço ocorrido nos últimos anos é notório. Estudos comprovam que esse procedimento diminui vertiginosamente o tempo de tramitação do processo, bem como os seus custos operacionais para os cofres públicos.

Com o número de litígios crescendo demasiadamente a cada dia, em razão do fortalecimento do sistema democrático e do maior conhecimento pelo povo dos seus direitos, fruto da disseminação da informação do mundo globalizado, e, levando-se em consideração que o crescimento do poder judiciário é ínfimo frente ao número excessivo de demandas existentes, torna-se necessária a utilização de novas ferramentas que agregam qualidade e agilidade na prestação do serviço.

As influências dos avanços tecnológicos ocorridos na Justiça afetam substancialmente os advogados na prática do seu ofício, exigindo dos profissionais uma rápida adequação à nova realidade de trabalho. Essas mudanças fazem com que os advogados rompam paradigmas, superem dificuldades e busquem o aprimoramento técnico no intuito de prestarem serviços diferenciados e eficientes a seus clientes.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Um escritório de advocacia, para se manter em alto nível competitivo, tem que se modernizar, formar os seus profissionais de acordo com a sua filosofia de trabalho, avaliar a capacidade de cada colaborador, ter uma gestão de qualidade, definir a visão, a missão, os valores e as metas a serem alcançadas e utilizar o marketing como forma de atingir novos mercados. Para que isso se realize, torna-se mister a implantação da Controladoria Jurídica.

A Controladoria Jurídica é o setor criado nos escritórios de advocacia de médio e grande porte e departamentos jurídicos para dar suporte ao setor técnico, possibilitando maior efetividade, qualidade e agilidade na prestação de serviço. É a nova tendência em gestão jurídica responsável pela maximização da produção do serviço do escritório aliada ao padrão de qualidade.

É uma ferramenta inovadora que auxilia o gestor do negócio a visualizar oportunidades, entender os riscos, criar novas perspectivas e extrair o melhor de sua equipe. A Controladoria fiscaliza a utilização do software de gestão, monitora os prazos processuais, controla o fluxo de serviço, incentiva na produtividade e faz com que os procedimentos do escritório sejam cumpridos.

A Controladoria Jurídica, analisando os dados inseridos no software, cria e implementa indicadores de gestão para verificar o desempenho do escritório no que tange à sua carteira de clientes, ao valor do negócio, à provisão de honorários, ao risco das ações, à atuação do consultivo, às ações mais rentáveis, entre outros.    

Para ser implantada uma Controladoria Jurídica, é necessário encontrar um profissional com perfil de gestor, todavia, deve ser advogado, já que é essencial o conhecimento jurídico para manejar processos, controlar prazos processuais e analisar os indicadores de resultado para auxiliar na elaboração de estratégias jurídicas.

O Controller tem que ser dinâmico, pois é o fomentador da mudança, é o profissional responsável por alinhar os procedimentos do escritório à realidade  da advocacia moderna.

Enfim, a advocacia está em constante evolução e somente sobreviverá neste mercado competitivo quem fizer a diferença. A Controladoria utiliza técnicas de gestão que irão permitir ao escritório prestar serviços com presteza e eficiência, buscando encantar seus clientes para ser reconhecido como referência no seu segmento.


Bibliografia

ALBINI, Samantha. Controladoria Jurídica Para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, 1ª ed. Curitiba: Editora Juruá, 2014.  

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 22ª ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 6ª ed.  Niterói: Impetus, 2012.

Sobre o autor
Calver César Caixeta Rocha

Pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera-Uniderp em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG). Ex-Diretor de Secretaria da Vara Única da Subseção Judiciária de Patos de Minas - Justiça Federal de 1º Grau em Minas Gerais. Advogado e Controlador Jurídico do escritório Mírian Gontijo Associados, em Patos de Minas/MG.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ROCHA, Calver César Caixeta. Controladoria jurídica: nova tendência dos escritórios de advocacia. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 3934, 9 abr. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/27420. Acesso em: 28 dez. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!