Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O futuro do processo civil brasileiro com enfoque no Código projetado

Agenda 15/04/2014 às 09:40

O presente estudo se destina à análise dos reflexos que o novo código de processo civil trará, em linhas gerais, ao direito processual brasileiro.

O projeto de novo código de processo civil tem o escopo de proporcionar modificações bastante relevantes no atual ordenamento jurídico, à medida que sua abordagem é eminentemente constitucional, focada no respeito à celeridade processual, sopesando referido princípio com os da segurança e previsibilidade jurídica.
Não há como negar que é tênue e bastante complexa, em termos práticos, a obtenção do equilíbrio necessário ao atingimento dos objetivos almejados pelo código civil projetado, questão que já veio à tona no sistema jurídico nacional desde a chamada “reforma do judiciário”.
De todo modo, ao que parece é urgente e até inadiável a necessidade de se propiciar, ao cidadão comum, galgar em juízo seus direitos de forma mais democrática, mais simples e efetiva, na exata esteira do que prevê nosso Estado democrático de direito e, ainda, do objetivo nuclear do Texto Constitucional.
Para tanto, exterminar o excesso de formalismo parece ser uma das soluções pretendidas. Aqui, entretanto, também reside problemática que merece destaque, o que se diz no intuito de se ressalvar que a pretensão do legislador não é, e nem poderia ser, no sentido de flexibilizar além da medida o acesso ao judiciário e a celeridade processual para que se obtenha a tutela jurisdicional almejada mais rapidamente.
É por isso que, apesar das várias inovações, o projeto de novo código de processo civil procura, na prática, apenas fazer valer de maneira mais eficaz, a Constituição Federal, de modo que não caracteriza rompimento abrupto com o atual modelo constitucional de direito processual civil, até porque, nesta hipótese, sua própria aprovação restaria ainda mais dificultada.
Nesse contexto e em que pese a aparente necessidade de mudanças estruturais significativas, especialmente quanto aos procedimentos à efetividade do processo, há de se manter vários dos institutos em voga que, por suas características e aplicações práticas, são compatíveis e atingem a finalidade pretendida pelo legislador do novo CPC.
Outros instrumentos, inevitavelmente, devem ganhar cada vez mais espaço. É o caso, por exemplo, das súmulas vinculantes, afinal, na era da tecnologia de informação, são cada vez mais perceptíveis as falhas da máquina judiciária, especialmente no que toca às corriqueiras decisões conflitantes e eivadas de interesses controversos, produzidas nos mais variados ambientes decisionais, o que coloca em cheque a atuação do Judiciário e enseja, inclusive, pressão social e política em favor da uniformização e da segurança jurídica.
Há evidente preocupação com a segurança jurídica e com a previsibilidade dos resultados provenientes do Judiciário. O que se quer evitar, independente do contexto jurisdicional, é que partes e sociedade se surpreendam com situações que apontem para uma total falta de norte pelo Estado-juiz, responsável, justamente, pela tutela jurisdicional.
Fato é que a letra fria da lei gera, naturalmente, diferentes formas de argumentação e hermenêutica por parte dos julgadores, das partes e até do cidadão comum, o que nos permite concluir, sem medo de errar, que é tendência natural, inerente à atividade jurisdicional, o conflito interpretativo, o que se procura, acertadamente, minimizar.
Nessa linha de raciocínio, a incessante busca pela conjugação de celeridade e previsibilidade jurídica e, neste contexto, o próprio projeto em debate, desempenham papel fundamental à reorganização e evolução do direito posto, de modo a fomentar decisões justas e coerentes pelo Judiciário, gerar bem estar social e, em maior amplitude, propiciar a concretização dos ideais positivados na Constituição Federal.
É por isso que, já com vias à conclusão, podemos ver com bons olhos o avanço do projeto de código de processo civil, para que se possa, sem gerar insegurança jurídica, devolver o Judiciário aos seus trilhos, propiciando à sociedade, por conseguinte, a tranquilidade de um ordenamento jurídico eficiente, célere, eficaz e, (não menos importante) compatível com o atual Estado Democrático de Direito.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Thiago Tedeschi

Mestrando em Processo Civil junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Advogado

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!