Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Advocacia: crise ou oportunidade?

Agenda 18/07/2015 às 08:22

Os momentos de crise se revelam como períodos propícios para transformações, inovações e crescimento. Resistir ou aproveitar a oportunidade, qual é a sua escolha?

Não é novidade que estamos vivendo um momento de crise, crise econômica, política, social, ambiental, profissional, ética e dentre tantas outras, crise de identidade.

Nas épocas de crise, a redução de custos e de investimentos é notória, a nostalgia e a insegurança dominam todos os setores, e a sobrevivência passa a ser a bola da vez. Mas não podemos esquecer que a globalização, por si só, tornou o mundo imprevisível, tudo muda a todo instante, e a sobrevivência hoje está no poder de transcender o caos, no poder da transformação, com uma nova visão para lidar com os riscos e incertezas.

Kopler, um dos grandes mestres da administração e do marketing, já enfatizou há muito tempo a necessidade de aprendermos a criar um sistema de Gestão do Caos, adotando novas estratégias e uma mentalidade mais flexível, para enxergar as oportunidades.

A palavra crise, dentre vários significados, assume as definições de “decisão” e “mudança”, ou seja, a crise é um evento provocador de transformação e, consequentemente, de crescimento, provocando forças para enfrentar os desafios e encontrar soluções.

Assim, apesar das dificuldades e inseguranças, este é um bom momento para atuarmos na área dos serviços jurídicos com maior flexibilidade e uma mentalidade inovadora, aberta a novas estratégias e à criação de diferenciais, aproveitando o impulso que tem sido dado, há tempos, para que os profissionais dos serviços jurídicos atuem com uma maior abertura para adaptação à nova figura exigida pelo mundo dos negócios e pela sociedade.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Medidas usualmente adotadas em tempos de transição, como redução de custos operacionais, de forma abrupta e muitas vezes com cortes de capital humano, podem ser avaliadas de forma diferenciada, mediante a reorganização de processos internos e maior controle através da utilização de sistemas de informação e comunicação, com a implantação de controladoria jurídica, novos modelos de gestão de pessoas, como a implantação de home Office, novos métodos de precificação e de contratos com os clientes, enfim, existe um amplo leque de oportunidades, principalmente para se evitar atividades diárias e fluxos de tarefas repetitivas, que podem gerar gaps, retrabalhos e acúmulo de energias que poderiam ser direcionadas de forma mais eficaz e eficiente.

É imprescindível, neste momento, um amplo questionamento por parte das lideranças dos serviços jurídicos, como:

Estas são apenas algumas questões que revelam as necessidades pontuais que precisam ser trabalhadas, para aumentar a rentabilidade dos serviços jurídicos, para maximizar resultados e para obter maior resistência a imprevistos e abertura às oportunidades.

Ainda que o contexto atual seja de crise, não podemos esquecer que os serviços jurídicos estão sempre em pauta. Aqueles que estiverem mais organizados e com maior abertura para inovações, certamente conseguirão manter o potencial de competitividade num patamar favorecido. 

Fica a dica!

Sobre a autora
Milena Moratti Aguilar

Advogada e Consultora especialista em Gestão Jurídica na Hipólito & Associados Consultoria. Graduada pela UNIP, com MBA pelo IBMEC com especialização em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Certificações em Auditoria Interna da Qualidade, norma de referência NBR ISSO 9001 versão 2000, Coaching e Liderança Empreendedora, Formulação de Planejamento Estratégico e Alta Performance, além de Gestão de Projetos. Palestrante, Escritora e Consultora em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica Operacional Jurídica, com projeto premiado no 7º. Congresso de Credit Management Solutions – CMS. Sólida experiência por mais de 12 anos atuando em Gestão Jurídica.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

AGUILAR, Milena Moratti. Advocacia: crise ou oportunidade?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4399, 18 jul. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/39124. Acesso em: 28 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!