Este é um artigo que será publicado em Junho em uma revista especializada de gestão e marketing jurídico na Argentina e que particiono em 5 artigos menores para este nosso espaço.
Curta um artigo diferente sob o prisma dos desafios do mercado jurídico brasileiro!
Hoje, marketing jurídico.
Marketing Jurídico
Sem foco no marketing jurídico, o escritório está fadado ao desaparecimento. Cada vez mais temos clientes que estão focados em resultados, em busca de seus direitos pelos seus direitos e temos no mercado diversos profissionais capacitados e outros nem tanto que acabam captando clientes, então, como agir?
Primeiro, aja dentro do código de ética. Exerça o marketing jurídico e não a propaganda. Por mais que os resultados demoram mais a aparecer, os futuros clientes virão pelo seu conhecimento, atitude e não pelo preço. Toda vez que você faz propaganda seu único diferencial é preço. Tenha todos os outros diferenciais no seu escritório e um preço justo.
Estimule o networking seu e de seus colaboradores. Participe de eventos. Esteja conectado com clientes e ex-cilentes.
Tenha em mente que somente fortalecendo sua marca o mercado saberá quem você é e você poderá estar entre os escritórios selecionados pelos clientes.
E principalmente, tenha em mente que o seu cliente quer resultados, então, um produto para ser ofertado ao seu cliente deve ser de ganho de resultados e não apenas de melhor trabalho jurídico. Ofertar o melhor trabalho jurídico a um cliente não terá o mesmo impacto de um produto que reduz ou minimiza pagamento de tributos, por exemplo.
Importante ficar atento a esta realidade no momento de investir tempo, pessoas e dinheiro em marketing jurídico, quer dizer, invista no que pode ter mais chance de resultado e não tiro pra qualquer lado.
Profissionais genéricos ficam com clientes genéricos. Profissionais de marca, ganham clientes de marca.
Foco. Estratégia. Mercado. Negócios. Resultados.
#PenseNisto