Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

A essência da constituição de Lassalle versus a força normativa de Hesse: teorias incompatíveis?

Exibindo página 2 de 2
Agenda 23/01/2018 às 14:00

5. Conclusão

A análise das obras, bem como suas apreciações à luz do panorama jurídico-social contemporâneo, culmina com a quebra do monopólio da teoria da força normativa como aplicação única no cenário constitucional global. Percebe-se que a teoria da Constituição submetida aos fatores reais de poder ainda vigora em alguns estados hodiernos, onde se torna mais fácil adaptar o texto constitucional às mudanças sociais do que a efetiva transformação da Constituição formal na Constituição real.

Aliado a isso, repisem-se as divergências nas teorias dos autores, onde em uma visão mais contemporânea e ideal, Konrad Hesse institucionaliza a Constituição de uma nação como um ordenamento a ser rigorosamente cumprido, independente de maiores fatores políticos, econômicos  ou sociais. Apesar disso, sabe-se que o valor dever-ser da norma dificilmente é contemplado de forma cabal[8].

Portanto, a teoria de Hesse, que pretendeu suprimir a anterior teoria de Lassalle não conseguiu veemente cumprir seu objetivo, uma vez que ambas ainda vigoram em panoramas jurídicos-sociais da atualidade. No entanto, arremata-se a imprescindibilidade dos fatores reais de poder ainda vigentes se adequarem juridicamente aos moldes do texto constitucional. Mais do que uma teoria sobre sua eficácia, deve-se discutir como implementar a própria eficácia, visto que, sem o topo do ordenamento consolidado, todo o sistema jurídico, teoricamente, é desdenhado. 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Referências bibliográficas:

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional, 8ª edição, Juspodivm, 2016.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: S.A. Fabris, 1991.

LAMAS, Lívia Paula de Almeida. Uma análise contemporânea da Constituição Sociológica de Lassalle. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, set 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10257>. Acesso em dez 2016.

LASSALLE, Ferdinand. A Essência da Constituição. Prefácio de Aurélio Wnader Bastos. Rio de Janeir: Liber Juris, 1985.

LOEWENSTEIN, Karl. Teoria de la Constituicion. Traduccion esp. por Alfredo Gallego Anabitarte. Barcelona: Ariel, 1976

MENDES, Gilmar; BRANCO, Paulo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

VIEIRA, Iacyr de Aguilar. A essência da Constituição no pensamento de Lassalle e de Konrad Hesse. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília, a. 35, n. 139, jul./set. 1998. p. 71-81. Disponível <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/388/r139-05.pd> Acesso em 27 nov. 2016.


Notas

[1] As transcrições entre aspas que não são referenciadas expressamente estão contidas no texto "O Que É Uma Constituição", do referido autor.

[2] Cf. LAMAS, Lívia Paula de Almeida. Uma análise contemporânea da Constituição Sociológica de Lassalle. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, set 2011.

[3] As transcrições entre aspas que não são referenciadas expressamente estão contidas no texto "A Força Normativa da Constituição", do referido autor.

[4] FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional, 8ª edição, 2016, p.89.

[5] Cf MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártines; BRANCO, Paulo Gustav Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2014, 9ª edição, p. 65.

[6] Idem, op. cit., p. 65

[7] Cf FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional, 8ª edição, 2016, p.90.

[8] Por essa dificuldade, tem-se ainda muitas Constituições como ideais a serem seguidos, sem suas reais vigências no seio social. E, considerando-se a Lei Maior como irradiante de todo o ordenamento jurídico, consequentemente, percebe-se uma calamidade sistêmica, em que uma matriz ineficiente "contamina" as leis infraconstitucionais.

Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

RODRIGUES, André Vinícius Batista. A essência da constituição de Lassalle versus a força normativa de Hesse: teorias incompatíveis?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5319, 23 jan. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/55265. Acesso em: 30 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!