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Acidentes aéreos: como evitá-los

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Agenda 05/10/2019 às 08:59

5. ESTATÍSTICAS DOS PIORES ACIDENTES AÉREOS

Os dez piores acidentes aéreos (até 4 de agosto de 2014)

Posição

Número de mortos

Local

Data

Operador

Modelo

Tipo de ocorrência

319

Santa Cruz de Tenerife

27 de março de 1977

Pan Am

Boeing 747

Colisão no solo (com o KLM abaixo)

234

Santa Cruz de Tenerife

27 de março de 1977

KLM

Boeing 747

Colisão no solo (com o Pan Am acima)

520

Osutaka

12 de agosto de 1985

Japan Airlines

Boeing 747

Falha estrutural em voo

312

Charkhi Dadri

12 de novembro de 1996

Saudi Arabian

Boeing 747

Colisão em voo (com o Air Kazakhstan abaixo)

37

Charkhi Dadri

12 de novembro de 1996

Air Kazakhstan

Ilyushin Il-76

Colisão em voo (com o Saudi Arabian acima)

346

Floresta de Ermenonville

3 de março de 1974

Türk Hava Yollari

DC-10

Falha estrutural em voo

329

Oceano Atlântico (águas internacionais)

23 de junho de 1985

Air India

Boeing 747

Explosão e descompressão em voo.

301

Riad

19 de agosto de 1980

Saudi Arabian

Lockheed L-1011

Incêndio a bordo em voo, e falha da tripulação

298

Grobovo

17 de julho de 2014

Malaysia Airlines

Boeing 777

Abatido por míssil terra-ar

290

Bandar Abbas, no Estreito de Ormuz

3 de julho de 1988

Iran Air

Airbus A 300

Abatido por engano pela Marinha dos Estados Unidos

273

Chicago

25 de maio de 1979

American Airlines

DC-10

Caiu logo após a decolagem depois da ruptura de um dos motores

10º

269

mar de Okhotsk, no oeste da ilha de Sacalina

1 de setembro de 1983

Korean Air

Boeing 747

Derrubado por míssil disparado por caça soviético

Os dez piores acidentes aéreos do Brasil 7

Posição

Número de mortos

Local

Data

Operador

Modelo

Tipo de ocorrência

228

Oceano Atlântico, perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo, Pernambuco

1 de junho de 2009

Air France

Airbus A 330

Voo Air France 447. Obstrução dos Pitots, causando medições errôneas de velocidade. Comandos inapropriados que levaram a um Estol.

187+12

Aeroporto de Congonhas, São Paulo

17 de julho de 2007

TAM

Airbus A 320

Voo TAM 3054. Após pousar ,saiu da pista e colidiu com prédio localizado nos arredores do aeroporto matando 12 pessoas em terra.

154

Serra do Cachimbo, 200 km à leste de Peixoto de Azevedo, MT

29 de setembro de 2006

Gol Transportes Aéreos

Boeing 737

Voo Gol 1907. Choque com um jato Embraer Legacy 600

137

Serra da Aratanha, próximo a Pacatuba

8 de junho de 1982

VASP

Boeing 727

Voo VASP 168. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT)

96+3

Aeroporto de Congonhas, São Paulo

31 de outubrode 1996

TAM

Fokker 100

Voo TAM 402. Falha no reversor direito

61

Baía de Guanabara, Rio de Janeiro

25 de fevereiro de 1960

REAL/

United States Navy

Douglas DC-3/Douglas R 6-D

Desastre aéreo da Baía de Guanabara. Erro da torre de controle causa colisão entre os aviões.

55

Morro Virgínia, Florianópolis, Santa Catarina

12 de abril de 1980

Transbrasil

Boeing 727

Voo Transbrasil 303. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT).

54

Ilha dos Ferros, Baía de Guanabara, Rio de Janeiro

24 de junhode 1960

REAL

Convair 340

Voo REAL Transportes Aéreos 435. Queda de aeronave sobre a Baía de Guanabara por causa(s) desconhecida(s).

52

Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, Campinas

23 de novembro de 1961

Aerolineas Argentinas

Comet 4

Voo Aerolíneas Argentinas 322. Queda de aeronave nas proximidades do aeropórto de Viracopos, após erro do piloto.

10º

50

Morro do Chapéu e Morro das Cabras, entre Sapucaia do Sul e Gravataí

28 de julho de 1950

Panair do Brasil

Lockheed Constellation

Voo Panair do Brasil 099. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT).

10º

50

Carolina

29 de abril de 1952

Pan Am

Boeing 377

Voo Pan Am 202. Disparo de hélice provoca a destruição da mesma, cujos destroços cortaram a fuselagem do avião.

10º

50

Rio Preto da Eva

14 de dezembro de 1962

Panair do Brasil

Lockheed Constellation

Queda do Constellation PP-PDE. Queda nas proximidades de Manaus por causa(s) desconhecida(s).

Estatística registrada pelo Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (ACRO), sediado em Genebra, na Suíça, aponta no ano de 2009 já aconteceram 47 acidentes aéreos, com 569 vítimas fatais, sendo que o da Air France foi o pior acidente registrado até o presente. No pertinente a história da aviação mundial registra o somatório da ocorrência de 17.369 desastres aéreos, onde estão inseridos jatos e aeronaves convencionais, em voos comerciais a militares e de passageiros a de cargas. No total, 121.870 pessoas faleceram, enquanto que 93.624 sofreram ferimentos. Com relação à causa dos acidentes aéreos, o percentual maior foi ocasionado por erro humano na casa dos 67,57%, em segundo lugar as falhas técnicas com 20,72% e em terceiro lugar os casos de mau tempo com 5,95%.


6. REGISTRO DA CAUSA, MOMENTO E LOCAL DO ACIDENTE.

Causas de acidentes aéreos

Erro humano

67,57%

Falha técnica

20,72%

Mau tempo

5,95%

Sabotagem

3,25%

Outras causas

2,51%

Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos

Registra-se, também, que a maioria dos acidentes aéreos ocorreu no momento do pouso das aeronaves, na casa dos 50,39%, enquanto 27,73% ocorreram durante o voo.

Momento dos acidentes aéreos

Durante o pouso

50,39%

Durante o voo

27,73%

Durante a decolagem

20,96%

Durante o taxiamento

0,64%

Durante o estacionamento

0,28%

Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos

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No que pertine ao local do acidente, a maioria acontece a menos de 10 km do aeroporto, em torno de 53,89%, enquanto dos acidentes com quedas de aviões no mar, o percentual é de 9,51% apenas.

Local dos acidentes aéreos

Menos de 10 km do aeroporto

53,89%

Em planície

15,96%

Em montanhas

10,44%

No mar

9,51%

Na cidade

1,17%

No deserto

0,44%

Em terreno desconhecido

8,59%

Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos

Atinente a Estatística do ano de 2008, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (LATA), esta tem a incumbência de divulgar anualmente um relatório em torno das principais causas de acidentes aéreos. Nesse sentido, em sua 45ª edição, o referido órgão apresentou um exame detalhado sobre todos os acidentes ocorridos no ano de 2008, com os dados seguintes: o total foi de 109, sendo 60 de aviões fabricados no ocidente, com 23 deles fatais. E, neste ano todas as companhias do mundo voaram quase 62 milhões de horas. Em 2007 o total foi menor, atingindo 100, e em 2006 o total de 77 acidentes. Por outro lado, o número de pessoas mortas diminuiu em 2008, com 502 vítimas fatais, enquanto que em 2006 foram 855, e em 2007 o total de 692 pessoas falecidas.

Quanto ao número total de desastre, os acidentes ocorridos durante a aterrissagem foram os maiores, em torno de 47 (quarenta e sete) acidentes, enquanto que os que ocorreram quando o voo estava em altitude de cruzeiro, foram apenas 7 (sete).

Sobre o autor
Jacinto Sousa Neto

Advogo nas área de direito civil, trabalhista e em procedimentos administrativos (sindicância e processo administrativo), além disso sou escritor e consultor jurídico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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