5. ESTATÍSTICAS DOS PIORES ACIDENTES AÉREOS
Os dez piores acidentes aéreos (até 4 de agosto de 2014) | ||||||
Posição |
Número de mortos |
Local |
Data |
Operador |
Modelo |
Tipo de ocorrência |
1º |
319 |
Santa Cruz de Tenerife |
27 de março de 1977 |
Pan Am |
Boeing 747 |
Colisão no solo (com o KLM abaixo) |
1º |
234 |
Santa Cruz de Tenerife |
27 de março de 1977 |
KLM |
Boeing 747 |
Colisão no solo (com o Pan Am acima) |
2º |
520 |
Osutaka |
12 de agosto de 1985 |
Japan Airlines |
Boeing 747 |
Falha estrutural em voo |
3º |
312 |
Charkhi Dadri |
12 de novembro de 1996 |
Saudi Arabian |
Boeing 747 |
Colisão em voo (com o Air Kazakhstan abaixo) |
3º |
37 |
Charkhi Dadri |
12 de novembro de 1996 |
Air Kazakhstan |
Ilyushin Il-76 |
Colisão em voo (com o Saudi Arabian acima) |
4º |
346 |
Floresta de Ermenonville |
3 de março de 1974 |
Türk Hava Yollari |
DC-10 |
Falha estrutural em voo |
5º |
329 |
Oceano Atlântico (águas internacionais) |
23 de junho de 1985 |
Air India |
Boeing 747 |
Explosão e descompressão em voo. |
6º |
301 |
Riad |
19 de agosto de 1980 |
Saudi Arabian |
Lockheed L-1011 |
Incêndio a bordo em voo, e falha da tripulação |
7º |
298 |
Grobovo |
17 de julho de 2014 |
Malaysia Airlines |
Boeing 777 |
Abatido por míssil terra-ar |
8º |
290 |
Bandar Abbas, no Estreito de Ormuz |
3 de julho de 1988 |
Iran Air |
Airbus A 300 |
Abatido por engano pela Marinha dos Estados Unidos |
9º |
273 |
Chicago |
25 de maio de 1979 |
American Airlines |
DC-10 |
Caiu logo após a decolagem depois da ruptura de um dos motores |
10º |
269 |
mar de Okhotsk, no oeste da ilha de Sacalina |
1 de setembro de 1983 |
Korean Air |
Boeing 747 |
Derrubado por míssil disparado por caça soviético |
Os dez piores acidentes aéreos do Brasil 7 | ||||||
Posição |
Número de mortos |
Local |
Data |
Operador |
Modelo |
Tipo de ocorrência |
1º |
228 |
Oceano Atlântico, perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo, Pernambuco |
1 de junho de 2009 |
Air France |
Airbus A 330 |
Voo Air France 447. Obstrução dos Pitots, causando medições errôneas de velocidade. Comandos inapropriados que levaram a um Estol. |
2º |
187+12 |
Aeroporto de Congonhas, São Paulo |
17 de julho de 2007 |
TAM |
Airbus A 320 |
Voo TAM 3054. Após pousar ,saiu da pista e colidiu com prédio localizado nos arredores do aeroporto matando 12 pessoas em terra. |
3º |
154 |
Serra do Cachimbo, 200 km à leste de Peixoto de Azevedo, MT |
29 de setembro de 2006 |
Gol Transportes Aéreos |
Boeing 737 |
Voo Gol 1907. Choque com um jato Embraer Legacy 600 |
4º |
137 |
Serra da Aratanha, próximo a Pacatuba |
8 de junho de 1982 |
VASP |
Boeing 727 |
Voo VASP 168. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT) |
5º |
96+3 |
Aeroporto de Congonhas, São Paulo |
31 de outubrode 1996 |
TAM |
Fokker 100 |
Voo TAM 402. Falha no reversor direito |
6º |
61 |
Baía de Guanabara, Rio de Janeiro |
25 de fevereiro de 1960 |
REAL/ United States Navy |
Douglas DC-3/Douglas R 6-D |
Desastre aéreo da Baía de Guanabara. Erro da torre de controle causa colisão entre os aviões. |
7º |
55 |
Morro Virgínia, Florianópolis, Santa Catarina |
12 de abril de 1980 |
Transbrasil |
Boeing 727 |
Voo Transbrasil 303. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT). |
8º |
54 |
Ilha dos Ferros, Baía de Guanabara, Rio de Janeiro |
24 de junhode 1960 |
REAL |
Convair 340 |
Voo REAL Transportes Aéreos 435. Queda de aeronave sobre a Baía de Guanabara por causa(s) desconhecida(s). |
9º |
52 |
Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas, Campinas |
23 de novembro de 1961 |
Aerolineas Argentinas |
Comet 4 |
Voo Aerolíneas Argentinas 322. Queda de aeronave nas proximidades do aeropórto de Viracopos, após erro do piloto. |
10º |
50 |
Morro do Chapéu e Morro das Cabras, entre Sapucaia do Sul e Gravataí |
28 de julho de 1950 |
Panair do Brasil |
Lockheed Constellation |
Voo Panair do Brasil 099. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT). |
10º |
50 |
Carolina |
29 de abril de 1952 |
Pan Am |
Boeing 377 |
Voo Pan Am 202. Disparo de hélice provoca a destruição da mesma, cujos destroços cortaram a fuselagem do avião. |
10º |
50 |
Rio Preto da Eva |
14 de dezembro de 1962 |
Panair do Brasil |
Lockheed Constellation |
Queda do Constellation PP-PDE. Queda nas proximidades de Manaus por causa(s) desconhecida(s). |
Estatística registrada pelo Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (ACRO), sediado em Genebra, na Suíça, aponta no ano de 2009 já aconteceram 47 acidentes aéreos, com 569 vítimas fatais, sendo que o da Air France foi o pior acidente registrado até o presente. No pertinente a história da aviação mundial registra o somatório da ocorrência de 17.369 desastres aéreos, onde estão inseridos jatos e aeronaves convencionais, em voos comerciais a militares e de passageiros a de cargas. No total, 121.870 pessoas faleceram, enquanto que 93.624 sofreram ferimentos. Com relação à causa dos acidentes aéreos, o percentual maior foi ocasionado por erro humano na casa dos 67,57%, em segundo lugar as falhas técnicas com 20,72% e em terceiro lugar os casos de mau tempo com 5,95%.
6. REGISTRO DA CAUSA, MOMENTO E LOCAL DO ACIDENTE.
Causas de acidentes aéreos | |
Erro humano |
67,57% |
Falha técnica |
20,72% |
Mau tempo |
5,95% |
Sabotagem |
3,25% |
Outras causas |
2,51% |
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos |
Registra-se, também, que a maioria dos acidentes aéreos ocorreu no momento do pouso das aeronaves, na casa dos 50,39%, enquanto 27,73% ocorreram durante o voo.
Momento dos acidentes aéreos | |
Durante o pouso |
50,39% |
Durante o voo |
27,73% |
Durante a decolagem |
20,96% |
Durante o taxiamento |
0,64% |
Durante o estacionamento |
0,28% |
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos |
No que pertine ao local do acidente, a maioria acontece a menos de 10 km do aeroporto, em torno de 53,89%, enquanto dos acidentes com quedas de aviões no mar, o percentual é de 9,51% apenas.
Local dos acidentes aéreos | |
Menos de 10 km do aeroporto |
53,89% |
Em planície |
15,96% |
Em montanhas |
10,44% |
No mar |
9,51% |
Na cidade |
1,17% |
No deserto |
0,44% |
Em terreno desconhecido |
8,59% |
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos |
Atinente a Estatística do ano de 2008, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (LATA), esta tem a incumbência de divulgar anualmente um relatório em torno das principais causas de acidentes aéreos. Nesse sentido, em sua 45ª edição, o referido órgão apresentou um exame detalhado sobre todos os acidentes ocorridos no ano de 2008, com os dados seguintes: o total foi de 109, sendo 60 de aviões fabricados no ocidente, com 23 deles fatais. E, neste ano todas as companhias do mundo voaram quase 62 milhões de horas. Em 2007 o total foi menor, atingindo 100, e em 2006 o total de 77 acidentes. Por outro lado, o número de pessoas mortas diminuiu em 2008, com 502 vítimas fatais, enquanto que em 2006 foram 855, e em 2007 o total de 692 pessoas falecidas.
Quanto ao número total de desastre, os acidentes ocorridos durante a aterrissagem foram os maiores, em torno de 47 (quarenta e sete) acidentes, enquanto que os que ocorreram quando o voo estava em altitude de cruzeiro, foram apenas 7 (sete).