Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Justiça anula Sindicância instaurada contra Agente Penitenciário

Agenda 15/10/2019 às 11:52

Tribunal de Justiça concede segurança e anula decisão que determinou a instauração de Sindicância Disciplinar em desfavor de servidor público.

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo anulou o ato da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo que instaurou Sindicância Administrativa Disciplinar contra um agente de segurança penitenciária, que se recusou a fazer escolta de presos.

De acordo com a decisão, o agente penitenciário foi escalado para fazer o acompanhamento externo de um sentenciado, mas se recusou a cumprir a determinação, pois não estaria em suas atribuições funcionais realizar escolta externa, mas apenas realizar movimentações internas na própria unidade prisional.

Deste modo, a Justiça considerou que “a recusa se mostrou legítima, porquanto não se inclui na atribuição do cargo do apelante a escolta de presos. Com efeito, tal função é, nos termos da Lei Estadual nº 898/01, dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária”, descreve.

O relator destacou que, “desta forma, adotando-se os julgados supramencionados, é de rigor a reforma da sentença, a fim de que seja concedida a segurança pleiteada, para declarar a nulidade da Sindicância Administrativa Disciplinar, através da Portaria 1452/2014 e, consequentemente, o arquivamento do processo [...]”, finaliza.

Com base na notícia acima, é importante reforçar a presença do Advogado no processo administrativo disciplinar, inclusive na etapa da Sindicância Administrativa.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Nesse desiderato, recomendamos a leitura do artigo: "A presença do advogado no processo administrativo disciplinar", clicando no link abaixo:

COSTA, Fernando Magalhães. A presença do advogado no processo administrativo disciplinarRevista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24n. 579413 maio 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/72200.

 

Sobre o autor
Fernando Magalhães Costa

Autor do PODCAST_Fernando Magalhães: https://bit.ly/fernandomagalhaes. Servidor público federal, Analista Judiciário do TRT da 2ª Região. 2006/2012 - servidor público federal, Técnico Judiciário do TRE-SP. Atuação como Assessor Jurídico Substituto da Presidência na área de Licitações e Contratos. Membro da Comissão Permanente de Licitações e da Equipe de Apoio ao Pregão. Gestor de Contratos. 2001 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Lotação: Departamento de Contas Nacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!