Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Parecer Selo Verificado Destaque dos editores

Possibilidade de previsão do instituto do credenciamento pelas normas regulamentares internas das estatais em face do regime da Lei n. 13.303/2016

Agenda 16/11/2018 às 11:20

Analisa-se a possibilidade de aquisição de bens pela via do credenciamento no regime de contratações públicas da Lei das Estatais (Lei Nacional nº 13.303/2016).

A Lei nº 13.303/2016 estabeleceu a novíssima sistemática das contratações no âmbito das Estatais. Esta mesma Lei regulamenta o disposto no arts. 22, inciso XXVII, última parte, 37, inciso XXI, bem como o disposto no art. 173, §1º, inciso III, da Constituição Federal[1], lei maior do Estado Brasileiro. Isso significa que a referida Lei é instrumento que promove a plena eficácia do disposto na Carta Magna. 

Pois bem. Percebe-se que há uma nítida intenção dos constituintes originário e derivado de estabelecer uma distinção entre o regime licitatório regente das pessoas jurídicas de direito público interno que têm natureza jurídica eminentemente pública, tais como Administração Direta, Autarquias e Fundações Públicas (encartado na tradicional Lei nº 8.666/1993), e o regime licitatório das pessoas jurídicas que, não obstante pertençam a administração pública, tem natureza jurídica de direito privado: empresas públicas e sociedades de economia mista (estabelecido na Lei 13.303/2016).

O motivo dessa segregação de regimes não é outro senão a necessidade de garantir maior flexibilização, gerencialismo e eficiência nas relações comerciais travadas pelas empresas públicas e sociedade de economia mista, em face de sua natureza de direito privado, conforme cristalinamente disposto no art. 173, §1º, inciso II, da CF/1988[2]. Entretanto, o constituinte não abriu mão de que na preparação e na celebração dessas relações comerciais observem-se os princípios regentes da Administração Pública. Em síntese: há uma hibridez de regimes, porém, a prevalência, no caso das estatais, é da natureza privada.

Essas explanações iniciais servem para descortinar a característica mais evidente da nova legislação das estatais: mais eficiência e menos entraves burocráticos. De tal sorte, considerando que o novo regime licitatório e contratual das estatais torna as condições pré-contratuais, contratuais e pós-contratuais mais flexíveis e menos engessadas, não é nenhum despautério afirmar que há uma relativa liberdade concedida às estatais no sentido da regulamentação interna dos dispositivos da Lei nº 13.303/2016. Isso porque o art. 173, §1º, inciso III, da CF/88, a nosso ver, impõe tão somente a condição de que sejam respeitados os primados regentes da Administração Pública, com nobre escopo de evitar desvirtuamento da gestão das estatais.

Nesse sentido, observa-se que o art. 40 da referida Lei dispõe que “As empresas públicas e as sociedades de economia mista deverão publicar e manter atualizado regulamento interno de licitações e contratos, compatível com o disposto nesta Lei, especialmente quanto a: IV – Procedimentos de licitação e contratação direta” (Destacamos). De outro giro, o Decreto Federal regulamentador da lei das estatais (Decreto nº 8.945/2016), reforça esse entendimento aqui defendido em seu art. 71, §1º, reiterando que o regulamento disporá sobre os institutos não autoaplicáveis da Lei nº 13.303/2016.

Aqui cabe interpretação gramatical, lógica e também teleológica: diferentemente do regime de licitações e contratos absolutamente público (Lei 8.666/1993), a deontologia do art. 40 da lei regente das estatais apresenta permissão para cada estatal regulamentar internamente sua gestão de licitações e contratos, obviamente não se apartando das diretrizes da referida lei e da Constituição Federal.

Perceba-se que o rol dos incisos do referido art. 40 não é taxativo, uma vez que o caput traz o advérbio de modo “especialmente”, cuja semântica contextual é a de que outros institutos podem ser acrescidos, desde que compatíveis com o regime legal posto. Sendo assim, é possível afirmar que o regulamento interno de licitações e contratos possa prever o instituto do credenciamento.

Nos termos do disposto no inciso IV do Anexo I da Instrução Normativa SLTI/MP 05/2017, entende-se por credenciamento o ato administrativo de chamamento público destinado à pré-qualificação de todos os interessados que preencham os requisitos previamente determinados no ato convocatório, visando futura contratação, pelo preço definido pela Administração. Ou seja, é modelo de contratação pública na qual há um fator excludente de qualquer possibilidade de disputa entre os fornecedores, a exemplo de valor referenciado por órgão oficial.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 Embora a Lei nº 13.303/2016 não mencione expressamente o credenciamento, este instituto é espécie de inexigibilidade de licitação[3], nos termos do art. 30 da referida lei, pois não há nenhuma viabilidade de competição. Portanto, em face do art. 40, inciso IV, é possível que o regulamento de determinada estatal trate do credenciamento, com liberdade relativa, observados os axiomas da Administração Pública e as diretrizes da norma hierarquicamente mais elevada (Lei das Estatais).

Legitimando o entendimento aqui articulado, citemos a doutrina de Ronny Charles e Dawilson Barcelos[4], in verbis:

A Lei nº 13.303/2016 parece ter optado, em nossa opinião, de maneira correta, por conferir maior liberdade às estatais para regulamentar as disposições gerais de licitações às suas especificidades. Nesse prumo, a referida Lei permite (determina) que as empresas públicas e as sociedades de economia mista publiquem e mantenham atualizado regulamento interno de licitações e contratos “compatíveis com aquilo por ela disposto.

Ao definir que o regulamento seja compatível com a disciplina legal, a lei admite que ele, desde que respeitando as bases estabelecidas pela lei e seus princípios básicos, possa adequar-se às necessidades da estatal. Essa liberdade se amplia, quando compreendido que o regime licitatório da Lei das estatais estabeleceu um modelo (ou modalidade) flexível e não possui formato tão detalhista como a Lei nº 8.666/1993.

Ademais, considerando que no novo regime de contratações das estatais as relações contratuais deslocam-se para o caráter privado, é possível aplicar, com a devida moderação, o primado da autonomia da vontade: para que a finalidade e o escopo institucional da Estatais sejam alcançados, pode-se realizar os atos que a lei não proíbe. É dizer: desde que respeitadas as bases gerais da lei nº 13.303/2016, não havendo proibição expressa, é possível a realização de ato negocial/gerencial não expressamente proibido pelas normas regentes.

Com efeito, considerando que não há qualquer proibição legal ou normativa que impeça a utilização do credenciamento para a aquisição de bens[5], e tendo em vista a plasticidade normativa da Lei nº 13.303/2016, abre-se verdadeiro espaço para interpretação ampliativa, no sentido de se admitir que compras ou outra forma de aquisição de bens possam ser realizadas a partir do credenciamento de fornecedores interessados e habilitados.

Portanto, ante tudo que foi exposto, e em conclusão, reiteramos categoricamente que é plenamente possível a utilização do credenciamento para aquisição de bens no âmbito das estatais, sob a ótica da nova sistemática legal e institucional de contratações de tais entidades.

É o Parecer. 


Notas

[1] CF/1988, art. 173, §1º, inciso III: § 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da Estatais, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública.

[2] 173, §1º da Constituição Federal: “§ 1º, inciso II: “A lei estabelecerá o estatuto jurídico da Estatais, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre:  II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.

[3] “É regular a utilização do credenciamento em casos cujas particularidades do objeto a ser contratado indiquem a inviabilidade de competição, ao mesmo tempo em que se admite a possibilidade de contratação de todos os interessados em oferecer o mesmo tipo de serviço à Administração Pública”. (TCU, enunciado do Acórdão 1545 – Plenário, Relator: Aroldo Cedraz).  

[4] Barcelos, Dawilson. Torres, Ronny Charles L. de. Licitações e Contratos nas Empresas Estatais: regime licitatório e contratual da Lei 13.303/2016. Salvador: Jus Podivm, 2018, p. 267.

[5] Importa informar que, sob o manto da Lei nº 8.666/1993, a Jurisprudência do TCU é avessa à aquisição de bens pela via do credenciamento. Tal método pré-contratual é admitido pela Corte de Contas federal apenas para a contratação de prestação de serviços. Nesse sentido, o Acórdão 1.738/2017 – 1ª Câmara, Relator, Min. Bruno Dantas. Entretanto, tal jurisprudência em nada afeta as contratações realizadas sob a égide da Lei nº 13.303/2016, uma vez que, como reiterada e exaustivamente já mencionamos, é outro regime, outra visão, outro diploma incompatível com o regime da Lei 8.666/1993. De tal sorte, qualquer juízo restritivo do TCU ou de qualquer outro órgão de controle tornou-se, no atual estado de coisas, irrelevante e obsoleto quanto se tratar de contratações no âmbito das Estatais.

Sobre o autor
Antonio Sabino da Silva Filho

Advogado inscrito na OAB/BA sob o nº 3.2569, atuando na advocacia privada e Pública (advogado e Chefe do Setor Jurídico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH). Servidor público federal há mais de 10 anos, Pós-Graduado em Gestão Pública, palestrante e consultor na áreas de direito administrativo disciplinar, licitações, contratos e convênios na região do Vale do São Francisco.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA FILHO, Antonio Sabino. Possibilidade de previsão do instituto do credenciamento pelas normas regulamentares internas das estatais em face do regime da Lei n. 13.303/2016. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5616, 16 nov. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/pareceres/69467. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!