Capa da publicação A importância do reconhecimento da união estável
Capa: DepositPhotos

A importância do reconhecimento da união estável

18/01/2023 às 16:48
Leia nesta página:

A união estável gera direitos e deveres relacionados à propriedade, herança, pensão alimentícia, além de ser reconhecida para fins de seguro social e previdência.

Mesmo não tendo reconhecimento legal, como o casamento, a união estável é bastante significativa. 

Assim, vale a atenção em saber a importância do seu reconhecimento.


O que é união estável?

A união estável é um tipo de relacionamento afetivo entre duas pessoas que vivem juntas como se fossem casadas, mas sem estarem formalmente casadas. 

Diferente do casamento, não é necessário emitir uma certidão de união estável, porém, com ele é possível estabelecer garantias, como regras e condições para possíveis situações futuras, como dissolução e partilha de bens.

Ela é reconhecida pelo Direito brasileiro como uma entidade familiar, o que significa que os companheiros têm direitos e deveres semelhantes aos dos cônjuges. 

Isso inclui direitos e deveres relacionados à propriedade, herança, pensão alimentícia, entre outros.

Além disso, a união estável também é reconhecida como uma entidade familiar para fins de seguro social e previdência.

É importante lembrar que a legislação sobre união estável pode variar de acordo com o país ou estado, então é sempre importante verificar como ela é regulamentada na sua localidade e se há possibilidade de registro e contrato de união estável.


Por que a união estável é importante perante a sociedade?

A declaração de união estável é importante perante a sociedade por vários motivos:

  1. Reconhecimento dos direitos e deveres dos companheiros: Como mencionei anteriormente, a união estável é reconhecida pelo Direito brasileiro como uma entidade familiar, o que significa que os companheiros têm direitos e deveres semelhantes aos dos cônjuges. Isso inclui direitos e deveres relacionados à propriedade, herança, pensão alimentícia, entre outros.

  2. Estabilidade familiar: A união estável é uma forma de construir uma família sem o casamento formal, mas com os mesmos direitos e deveres. Isso ajuda a estabilizar as relações familiares e garante que as crianças tenham acesso aos cuidados e proteção de ambos os pais.

  3. Inclusão social: A união estável é uma forma de reconhecer e incluir relações afetivas que não se encaixam necessariamente nos moldes tradicionais de casamento. Isso pode ser importante para pessoas LGBT+ e outras minorias, que podem não ter acesso ao casamento formal.

  4. Responsabilidade social: A união estável também é reconhecida como uma entidade familiar para fins de seguro social e previdência, o que significa que os companheiros têm acesso a benefícios e proteções sociais semelhantes aos dos cônjuges. Isso pode ajudar a reduzir a pobreza e a desigualdade.


As consequências do não reconhecimento da união estável

Se a união estável não for reconhecida, isso pode ter várias consequências negativas, tanto para os companheiros quanto para as crianças envolvidas:

  1. Falta de direitos e deveres: Sem o reconhecimento da união estável, os companheiros não têm direito aos mesmos direitos e deveres que os cônjuges, incluindo direitos relacionados à propriedade, herança e pensão alimentícia.

  2. Instabilidade familiar: Sem o reconhecimento da união estável, as relações familiares podem ficar instáveis, pois os companheiros não têm os mesmos direitos e deveres que os cônjuges. Isso pode afetar negativamente as crianças envolvidas.

  3. Exclusão social: O não reconhecimento da união estável pode excluir pessoas que não se encaixam nos moldes tradicionais de casamento. Isso pode afetar negativamente pessoas LGBT+ e outras minorias.

  4. Falta de responsabilidade social: Sem o reconhecimento da união estável, os companheiros não têm direito a benefícios e proteções sociais semelhantes aos dos cônjuges, o que pode aumentar a pobreza e a desigualdade.

  5. Problemas legais: Pode haver problemas legais enfrentando os companheiros em casos de separação ou dissolução de união estável, com a declaração de dissolução de união estável, pois não há uma regulamentação e direito específico para essa situação.


Importância do reconhecimento jurídico da união estável

O reconhecimento jurídico da união estável é importante por vários motivos:

  1. Proteção dos direitos e deveres: Com o reconhecimento jurídico da união estável, os companheiros têm direito aos mesmos direitos e deveres que os cônjuges, incluindo direitos relacionados à propriedade, herança e pensão alimentícia. Isso os protege legalmente e garante que eles tenham acesso aos recursos e proteções necessários para manter sua relação e sua família.

  2. Estabilidade familiar: O reconhecimento jurídico da união estável ajuda a estabilizar as relações familiares e garante que as crianças tenham acesso aos cuidados e proteção de ambos os pais. Isso pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental e emocional em crianças que podem resultar em instabilidade familiar.

  3. Inclusão social: O reconhecimento jurídico da união estável é uma forma de reconhecer e incluir relações afetivas que não se encaixam necessariamente nos moldes tradicionais de casamento. Isso pode ser importante para pessoas LGBT+ e outras minorias, que podem não ter acesso ao casamento formal.

  4. Responsabilidade social: O reconhecimento jurídico da união estável permite que os companheiros tenham acesso a benefícios e proteções sociais semelhantes aos dos cônjuges, o que pode ajudar a reduzir a pobreza e a desigualdade.

  5. Clareza legal: O reconhecimento jurídico da união estável fornece uma regulamentação e direito específico para essa entidade familiar, tornando claro para os companheiros e para os tribunais como lidar com questões legais relacionadas a esse tipo de relacionamento.


Desvantagens da não reconhecimento da união estável

As desvantagens do não reconhecimento da união estável são as seguintes:

  1. Falta de proteção legal: Sem o reconhecimento da união estável, os companheiros não têm direito aos mesmos direitos e deveres que os cônjuges, incluindo direitos relacionados à propriedade, herança e pensão alimentícia. Isso os deixa vulneráveis a problemas financeiros e legais.

  2. Instabilidade familiar: Sem o reconhecimento da união estável, as relações familiares podem ficar instáveis, pois os companheiros não têm os mesmos direitos e deveres que os cônjuges. Isso pode afetar negativamente as crianças envolvidas e causar problemas de saúde mental e emocional.

  3. Exclusão social: O não reconhecimento da união estável pode excluir pessoas que não se encaixam nos moldes tradicionais de casamento. Isso pode afetar negativamente pessoas LGBT+ e outras minorias.

  4. Falta de responsabilidade social: Sem o reconhecimento da união estável, os companheiros não têm direito a benefícios e proteções sociais semelhantes aos dos cônjuges, o que pode aumentar a pobreza e a desigualdade.

  5. Problemas legais: Pode haver problemas legais enfrentando os companheiros em casos de separação ou dissolução de união estável, pois não há uma regulamentação e direito específico para essa situação, tornando a resolução de conflitos mais difícil e demorada.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos