Artigo Destaque dos editores

A exigência de qualificação técnica do agente público na nova lei de licitações

12/04/2023 às 17:55

Resumo:


  • A Lei Federal nº 14.133/2021 exige que agentes públicos designados para funções essenciais em licitações e contratos sejam preferencialmente servidores efetivos, sem conflitos de interesse familiares ou profissionais com licitantes.

  • Os agentes devem ter atribuições relacionadas a licitações e contratos, formação compatível ou qualificação certificada por escolas de governo reconhecidas pela ENAP.

  • O gestor público deve comprovar a capacidade técnica dos agentes para evitar responsabilização por má escolha, seguindo o princípio de gestão por competências.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O gestor público deve atentar à comprovação de capacidade técnica ao escolher o agente que atuará nos processos licitatórios e de gestão contratual, sob pena de responsabilização.

No intuito de emanar diretrizes em busca de beneficiar o interesse público e dar mais eficiência nos processos de contratações públicas, no art. 7º, da Lei Federal nº 14.133/2021, o legislador logrou em determinar que a autoridade máxima do órgão ou entidade promova a gestão por competências e designe agentes públicos para o desempenho das funções essenciais à execução desta Lei, desde que atendam a alguns requisitos.

O primeiro deles, estampado no inciso I, do art. 7º, exige que o agente público seja, preferencialmente, servidor efetivo ou empregado público dos quadros permanentes da Administração Pública.

Outro requisito é de que o agente público não seja cônjuge ou companheiro de licitantes ou contratados habituais da Administração, nem tenham com eles vínculo de parentesco, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, ou de natureza técnica, comercial, econômica, financeira, trabalhista e civil (art. 7º, III).

Sucede-se que, além dos requisitos supramencionados, o art. 7º, II, da Nova Lei determina que os gestores verifiquem se os agentes públicos escolhidos para o desempenho das funções essenciais possuem atribuições relacionadas a licitações e contratos; ou formação compatível; ou qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público.

Como leciona o Professor Ronny Charles, essa exigência “trata-se de uma diretriz, que deve ser compreendida como norma materialmente geral, a ser perseguida pelos órgãos e entidade públicas, na medida de suas possibilidades”1 e, por isso, merece algumas considerações.

Primeiramente, note-se que a imposição legislativa se dá de forma alternativa e não cumulativa. Em outros termos, o atendimento e comprovação de qualquer um dos requisitos do inciso II, do art. 7º da Lei é suficiente para que o agente público possa exercer a função.

Com efeito, por agentes públicos que tenham atribuições relacionadas a licitações e contratos, entende-se aqueles que já laboraram por setores que versam sobre a matéria ou tem notável conhecimento prático e/ou teórico sobre os procedimentos que envolvem a função que irá desempenhar.

Sobre o requisito de ter formação compatível, compreende-se que o gestor deve se certificar de que o agente público possui curso ou capacitação, devidamente certificada. A título de exemplo, se um pregoeiro pode ser escolhido por já exercer funções relacionadas a licitações e contratos anteriormente, este profissional também pode ser selecionado pelo gestor por ter um curso devidamente certificado para aquele cargo.

Justicia, a inteligência artificial do Jus Faça uma pergunta sobre este conteúdo:

Por fim, o legislador deixa à disposição do gestor a possibilidade de que a competência do agente público seja comprovada por meio de qualificação atestada por certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público.

A valer, as escolas de governo são instituições governamentais direcionadas à formação e aprimoramento de servidores públicos e promovem a capacitação por meio de cursos online e presenciais, garantindo o desenvolvimento pessoal e intelectual dos agentes públicos e até mesmo do cidadão comum.

A Portaria Conjunta ME-Enap nº 11.470/2021 estabelece que o reconhecimento de instituições como escola de governo será realizado pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, que atualmente reconhece como escola de governo a própria ENAP, o Instituto Serzedello Correa (ISC), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Escola Virtual de Cidadania (EVC), o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), dentre outros.

Certamente, o espírito da lei busca a qualificação dos profissionais que venham a atuar nas contratações públicas com a adoção da “gestão por competências”, isto é, de um “método para a administração de recursos humanos centrado no desenvolvimento de habilidades técnica e comportamentais das pessoas”2.

Por todo exposto, verifica-se que o gestor público deve ter bastante critério, bem como a devida comprovação da capacidade técnica para a escolha dos agentes públicos que atuarão nas funções essenciais dos processos licitatórios e de gestão contratual, sob pena de responsabilização, tendo em vista que incorre em culpa in elegendo3 a autoridade que nomeia servidor sem a necessária qualificação para o desempenho da função.


  1. TORRES, Ronny Charles Lopes de. Leis de licitações públicas comentadas – 12. ed. rev., ampl. e atual. – São Paulo: Ed. Juspodivm, 2021, p. 102.

  2. NIEBUHR, Joel de Menezes. Licitação pública e contrato administrativo – 5ª ed. – Belo Horizonte: Fórum, 2022, p. 554.

  3. Possibilidade jurídica de responsabilizar alguém pela má escolha do preposto

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jamil Pereira de Santana

Mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas pela UNIFACS - Universidade Salvador | Laureate International Universities. Possui pós-graduações em Direito Público (Constitucional, Administrativo e Tributário) pelo Centro Universitário Estácio e em Licitações e Contratos Administrativos pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Atualmente cursa especialização em Direito Societário e Governança Corporativa pela Legale Educacional. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. É 1 Tenente R2 do Exército Brasileiro e membro ativo na Comissão Nacional de Direito Militar da ABA (Associação Brasileira de Advogados), além de integrar a Comissão Especial de Apoio aos Professores da OAB/BA. Compõe o Conselho Editorial da Revista Direitos Humanos Fundamentais da UNIFIEO e da Editora Mente Aberta. Atua como Professor de Direito Administrativo na Múltipla Difusão do Conhecimento, onde também coordena o curso preparatório para a 2 fase do Exame da OAB em Direito Administrativo. Advogado contratado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, com experiência em Direito Administrativo e Militar.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANTANA, Jamil Pereira. A exigência de qualificação técnica do agente público na nova lei de licitações. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 28, n. 7224, 12 abr. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/103508. Acesso em: 25 dez. 2024.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos