6. Como examinar uma decisão tomada sob incerteza
O exame do controle deve começar pela reconstrução do problema enfrentado. Qual era a divergência? Que informação estava disponível? Havia urgência? O contrato oferecia uma resposta clara ou admitia interpretações plausíveis? As respostas permitem verificar se houve uma falha e, quando houver, atribuí-la a quem efetivamente contribuiu para ela.
A avaliação das alternativas faz parte dessa reconstrução. Recusar um pedido, acolhê-lo parcialmente, realizar nova perícia ou manter uma providência provisória são escolhas com custos e riscos distintos. A justificativa administrativa será mais convincente quando comparar caminhos concretos. Alegar a necessidade de preservar a continuidade do serviço exige demonstrar como ela estava ameaçada e por que as demais opções eram inadequadas.
Esperar também é uma escolha que deve ser examinada. A inércia pode, por algum tempo, preservar a aparência de que nenhum risco foi assumido. Mas o custo da demora não desaparece: pode se manifestar na deterioração da obra, na perda de uma estação favorável à execução, em mobilizações adicionais ou no adiamento do atendimento à população. A análise deve investigar esses efeitos, sem presumir que toda omissão seja ilícita ou que qualquer urgência autorize uma solução excepcional.
Conhecer o desfecho confere ao decisor original uma vantagem que ele não possuía. Um evento que parecia improvável pode ter ocorrido; uma estimativa tecnicamente defensável pode ter se mostrado imprecisa. O controlador deve separar o que era cognoscível no momento da decisão daquilo que só se tornou claro depois. A informação posterior pode revelar uma fraude anterior, mas não autoriza exigir do gestor um conhecimento que ele não poderia ter à época.
Acredito que o controle possa adotar uma postura de respeito fundamentado à decisão técnica. Quanto mais íntegro, independente e bem instruído for o procedimento, maior deverá ser o esforço argumentativo de quem pretende afastar suas conclusões. Trata-se de uma proposta de método, não de uma presunção legal de acerto nem de inversão automática do ônus da prova. O controlador conserva a possibilidade de discordar, mas deve enfrentar as razões apresentadas em vez de apenas substituí-las por uma preferência própria.
Na prática, podemos examinar cinco perguntas: o comitê atuou dentro de sua competência e com independência? A instrução reuniu os elementos relevantes e permitiu o confronto das posições? A conclusão explicou suas premissas, seus cálculos e sua aderência à alocação contratual de riscos? O gestor exerceu as atribuições que lhe cabiam, inclusive diante de alertas e de possibilidades de impugnação? E, caso se proponha uma sanção, qual conduta individual satisfaz os requisitos da infração? Essa sequência ajuda a aproveitar o trabalho técnico e a identificar os fundamentos de cada providência.
Esse respeito não reduz o controle à mera conferência de documentos. Um procedimento formalmente completo pode sustentar premissas falsas ou cálculos inconsistentes. A auditoria deve poder testar os dados, refazer as operações e verificar se o resultado decorre da metodologia anunciada. O dever de motivar abrange tanto a decisão tomada durante a execução quanto a sua censura posterior.
Quando houver proposta de responsabilização, a conduta deve ser individualizada. É preciso identificar a obrigação funcional, a informação acessível ao agente e a contribuição que lhe é atribuída. Participar de uma cadeia administrativa não significa ter decidido todas as questões nela tratadas. O contraditório deve permitir a discussão da prova técnica e da contribuição individual, para além de explicações genéricas sobre o resultado global.
A separação funcional entre instrução e julgamento ajuda a preservar essa abertura, desde que sejam observadas as regras de organização de cada tribunal. Quem julga precisa enfrentar os argumentos da defesa e manter a possibilidade real de divergir da conclusão instrutória. Um processo de controle perde qualidade quando a oportunidade de resposta existe apenas formalmente e a conclusão já é tratada como inevitável.
7. Memória, transparência e aprendizado institucional
A segurança para decidir depende de práticas consistentes e compreensíveis. Declarações gerais de apoio aos comitês são insuficientes. Se a administração institui procedimentos de qualidade, mas não explica como utilizar as conclusões desses procedimentos, continuarão havendo dúvidas. Se o controle elogia a inovação em abstrato e censura decisões sem explicitar o padrão de diligência exigido, a dúvida se torna um incentivo à paralisia.
Conservar a memória da controvérsia em um processo organizado é uma providência básica. Não basta arquivar o pronunciamento final. Devem permanecer acessíveis os pedidos, as respostas, os elementos técnicos determinantes e as razões da atuação administrativa subsequente. O objetivo é permitir que outra pessoa compreenda o caminho percorrido sem depender de relatos informais dos participantes.
A transparência deve orientar a organização do procedimento desde o início. Ressalvadas as informações protegidas, a divulgação de manifestações fundamentadas pode revelar problemas recorrentes e contribuir para a melhoria de futuros editais. Para os usuários, é essencial identificar os efeitos da solução sobre os prazos, a qualidade do serviço e os encargos. Uma síntese acessível pode explicar a divergência, as razões da solução e o que mudou no atendimento. A publicidade permite, assim, acompanhar consequências que a mera localização dos documentos não torna compreensíveis.
A capacitação também deve aproximar as especialidades. Uma discussão de engenharia pode exigir a leitura jurídica da matriz de riscos e a avaliação econômica de alternativas. O integrante do controle não precisa substituir cada especialista, mas precisa saber formular perguntas, identificar premissas frágeis e reconhecer quando é necessário aprofundar a instrução. Da mesma forma, o membro do comitê precisa compreender que a decisão terá efeitos em um ambiente de prestação de contas.
O próprio mecanismo precisa ser avaliado. Tempo de resposta, custo de operação, recorrência das divergências e necessidade de revisão posterior são informações úteis. Devem ser interpretadas com cuidado: poucos conflitos formalizados podem indicar prevenção bem-sucedida, mas também dificuldade de acesso; uma elevada taxa de acordos pode esconder concessões inadequadas. A avaliação precisa acompanhar a qualidade dos resultados, e não premiar um indicador isolado.
8. Conclusão
Os comitês de prevenção e resolução de disputas podem ajudar a administração a enfrentar controvérsias a tempo de preservar a execução contratual. Essa contribuição depende de competência delimitada, de membros independentes e de decisões passíveis de escrutínio por quem não participou de sua elaboração.
A resposta à pergunta inicial depende da qualidade do procedimento e da atuação concreta do agente. Uma manifestação independente, bem instruída e aderente ao contrato é evidência relevante de diligência, cujo valor deve ser apreciado explicitamente. Se houver falhas de competência, de informação ou de fundamentação, o peso diminui. Em qualquer hipótese, a crítica ao resultado não configura, por si só, conduta pessoal sancionável. Essa demonstração exige fundamentação própria.
O gestor, por sua vez, continua responsável por exercer suas competências. Ouvir especialistas não o dispensa de verificar a regularidade do procedimento, de lidar com alertas relevantes e de registrar as razões de sua atuação. O que se pode exigir dele é uma decisão diligente nas circunstâncias concretas, e não a garantia de que nenhum avaliador futuro encontrará uma alternativa diferente.
A aplicação dos critérios aos exemplos ilustra o roteiro, mas não comprova sua eficácia. Uma etapa posterior de pesquisa poderá acompanhar contratos e processos de controle, verificando o tempo de resposta, os custos das soluções e a qualidade do serviço entregue, com atenção às diferenças entre os empreendimentos. Esse exame permitiria avaliar se a fundamentação proposta melhora as decisões e gera aprendizado institucional.
Para quem aguarda uma estrada, uma escola ou uma rede de esgoto, essa relação tem consequências concretas. Uma divergência resolvida a tempo pode significar a continuidade de uma obra. Uma fiscalização bem fundamentada pode impedir um pagamento indevido sem destruir uma solução útil. A organização do procedimento e a fundamentação do controle devem permitir que essas duas capacidades se reforcem ao longo do contrato.
Referências
-
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT). Resolução nº 5.845, de 14 de maio de 2019. Texto consolidado, com as alterações da Resolução nº 6.040, de 4 de abril de 2024. Disponível em: ANTTlegis, texto integral. https://anttlegis.antt.gov.br/action/ActionDatalegis.php?acao=abrirTextoAto&numeroAto=00005845&link=S&valorAno=2019&tipo=RES&orgao=DG/ANTT/MI&seqAto=000&cod_modulo=161&cod_menu=7796. Acesso em: 4 out. 2026.
-
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT). Voto DGS nº 12/2024. Regulamentação dos comitês de prevenção e solução de disputas. Itens 2.4–2.7, com reprodução dos comandos dos Acórdãos TCU nº 4.036/2020 e nº 4.037/2020. Disponível em: ANTTlegis, voto integral. https://anttlegis.antt.gov.br/action/ActionDatalegis.php?acao=abrirTextoAto&cod_menu=8198&cod_modulo=540&link=S&numeroAto=00000012&orgao=DGS/ANTT/MT&seqAto=000&tipo=VTO&valorAno=2024. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Texto consolidado, especialmente arts. 20–22 e 28. Disponível em: Presidência da República, texto integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657compilado.htm. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Especialmente arts. 70. e 71. Disponível em: Presidência da República, texto integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995. Regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Texto consolidado, especialmente art. 23-A. Disponível em: Presidência da República, texto integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8987compilada.htm. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Decreto nº 9.830, de 10 de junho de 2019. Regulamenta o disposto nos arts. 20. a 30 da LINDB. Especialmente art. 12. Disponível em: Presidência da República, texto integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9830.htm. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Disponível em: Presidência da República, texto integral. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm. Acesso em: 4 out. 2026.
-
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 2.191/2025 – Plenário. Processo TC 005.103/2025-8. Relator: Ministro Antonio Anastasia. Sessão de 17 set. 2025. Item 9.1.2. Disponível em: Câmara dos Deputados, Fiscobras 2025, relatório, voto e acórdão, pp. 100–104. https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/mista/orca/orcamento/OR2026/Fiscobras2025/anexo/SINTETICOS/Sint%C3%A9tico_2025_56.pdf. Acesso em: 4 out. 2026.
-
COASE, Ronald H. The nature of the firm. Economica, v. 4, n. 16, p. 386–405, nov. 1937. DOI: 10.1111/j.1468-0335.1937.tb00002.x. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-0335.1937.tb00002.x. Acesso em: 4 out. 2026.
-
DUQUE, Gabriela. Quem tem medo dos Dispute Boards? O TCU não mais. JOTA, coluna Controle Público, 29 out. 2025. Comentário ao Acórdão TCU nº 2.191/2025-Plenário. Disponível em: publicação original. https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/controle-publico/quem-tem-medo-dos-dispute-boards-o-tcu-nao-mais; cópia integral disponibilizada pela autora. https://duqueadv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Quem-tem-medo-dos-Dispute-Boards_-O-TCU-nao-mais.pdf. Acesso em: 4 out. 2026.
-
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Dispute board nos contratos de infraestrutura: análise das decisões dos tribunais. Coordenação de Luis Felipe Salomão e Elton Leme. Relatório de pesquisa. Dez. 2023. Especialmente pp. 8–9 e 21–22. Disponível em: FGV Conhecimento, relatório integral. https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/2025-01/publicacoes/db-azul-relatorio_disputeboard.pdf. Acesso em: 4 out. 2026.
-
HART, Oliver. Firms, Contracts, and Financial Structure. Oxford: Clarendon Press, 1995. Referência bibliográfica e descrição da agenda de pesquisa disponíveis na página acadêmica do autor, Harvard University. https://hart.scholars.harvard.edu/. Acesso em: 4 out. 2026.
-
VERDINI-MAIA, Marcelo; MOREIRA, Danielle. M. M. Dispute Board: Um Novo Olhar para a Busca da Eficiência nos Contratos Administrativos. In: Claudio Dell'Orto; Nilton Cesar Flores. (Org.). Estudos em Homenagem ao Desembargador Sergio Cavalieri Filho. 1ed.RIO DE JANEIRO: EMERJ, 2025, v. 1, p. 195-209.
-
WILLIAMSON, Oliver E. Transaction-cost economics: the governance of contractual relations. The Journal of Law and Economics, v. 22, n. 2, p. 233–261, out. 1979. DOI: 10.1086/466942. Disponível em: https://doi.org/10.1086/466942. Acesso em: 4 out. 2026.