Artigo Destaque dos editores

Flexibilização das normas trabalhistas e sua constitucionalidade

Exibindo página 4 de 4
13/01/2009 às 00:00
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Desde os tempos de Abel e Caim até os dias atuais, o trabalho e o trabalhador passaram por profundas mudanças e transformações, mas nunca ficaram tão distantes um do outro. Depois da longa escravidão a que o homem foi submetido por outro homem, vieram tempos de total liberalismo, em que o Estado simplesmente vigiava as relações entre tais homens.

Após longo período escravagista e de total liberalismo, o homem percebeu que é um ser humano digno de proteção e respeito e que precisava fazer valer esses direitos, que, se diga, já nasceram com ele. Incipientemente, iniciou-se, então, a era dos princípios, com sua posterior positivação em diversas Declarações de Direitos Humanos e na seqüência, tais princípios começaram a constitucionalizar-se, isto é, passaram a fazer parte dos textos constitucionais de diversas nações.

Na Constituição do Brasil encontram-se tais princípios declarados nos artigos primeiro ao sétimo, dentre outros. Diz-se declarados porque preexistem à natureza humana; logo, o que o constituinte fez foi somente um ato de positivação do direito natural.

Adianta-se o tempo e começa-se um novo tempo, o tempo do liberalismo renovado, isto é, um liberalismo que se convencionou chamar de "neoliberalismo", o qual é fruto da globalização, que não impõe fronteiras ao seu território. Esse novo liberalismo renasce com tal vigor, que tenta a todo o momento, extirpar conquistas auferidas ao longo de décadas e/ou séculos pelo homem. Não obstante a existência da declaração de tais princípios, esse neoliberalismo e essa globalização – mundialização – das relações humanas fizeram, e estão fazendo, com que a dignidade da pessoa declarada em vários diplomas de abrangência global – pois também ela globalizou-se – esteja ruindo e o homem, transformando-se em res (coisa).

Essa transformação da dignidade humana em "coisa" – o que é inadmissível – percebe-se claramente quanto ao trabalho produzido pelo homem. Esse trabalho que o dignifica e que é um direito natural transformou-se em mera mercadoria, a qual despreza o combustível de quem a produz, o suor do rosto dos trabalhadores. Aqueles direitos fundamentais declarados a tais trabalhadores – artigo sétimo da Constituição – já são vistos pelos neoliberais como empecilho ao desenvolvimento econômico, que por isso passam a combatê-los, tentando flexibilizá-los ou desregulamentá-los. Nesse diapasão, esquecem-se de que esses direitos foram protegidos contra tais investidas, isto é, petrificados pelo artigo 60, parágrafo 4º, IV, da Constituição Federal de 1988, pois, ao longo do presente estudo, constatou-se que, pelos princípios da dignidade da pessoa, segurança jurídica e proibição do retrocesso social, é inviável qualquer mudança tendente a alterá-los in pejus, ou a aboli-los do ordenamento jurídico, a não ser que se sufrague uma nova Constituição.

A Constituição brasileira fixou os limites materiais até onde os direitos trabalhistas podem ser flexibilizados. Conforme constatado, a maioria dos doutrinadores e a jurisprudência entendem que os direitos dos trabalhadores inseridos no rol do artigo sétimo da Constituição constituem cláusulas pétreas e que a sua flexibilização não pode ir além das hipóteses contidas nos incisos VI, XIII e XIV e a desregulamentação in pejus não pode nem ser cogitada.

Muito embora a doutrina e a jurisprudência se manifestem quase que unanimemente acerca da impossibilidade de alterar in pejus ou de abolir tais direitos contidos no artigo sétimo, a maioria ensina que a essência de tais direitos é que não pode ser abolida ou modificada. Deixo uma interrogação: o que é essência? Desse questionamento extraem-se, com certeza, inúmeras respostas, das quais uma responde que a essência dos direitos fundamentais é uma fronteira que não se pode ultrapassar. É o limite dos limites. Mas o que é o limite dos limites ? É o abismo, responde-se, e volta-se a frisar que o direito é a arte da argumentação, e aí se entra num embate difícil de terminar.

A preocupação é a que, com o argumento de o núcleo essencial da norma não ser atingido, a flexibilização e a desregulamentação das normas trabalhistas descambem para um despotismo constitucional sem fim e que os direitos e garantias fundamentais – aí incluídos os direitos sociais – comecem topicamente, conforme doutrina Gilmar Mendes, a ser destruídos, deflagrando um processo de erosão da própria Constituição. Em outras palavras: é como se começasse a escavar, aos poucos, a base – os princípios – de um muro – Constituição. Então, chegará um momento em que esse muro ruirá e, despedaçando-se e já destruído, soterrará a todos. Será, pois, o fim.

Escudando-se nos fundamentos do voto proferido pelo então deputado federal Jarbas Lima (LOPES, 2002) tem-se que a Constituição limitou a flexibilização das normas trabalhistas ao disposto no artigo 7º, incisos VI, XIII e XIV, e a desregulamentação in pejus está vedada pelo nosso ordenamento jurídico, em face dos princípios fundamentais inscritos no artigo primeiro, destacando-se , no presente estudo, o princípio da dignidade da pessoa, além dos princípios da proibição do retrocesso social e da segurança jurídica, baluartes de todo o arcabouço jurídico e protetores dos direitos fundamentais. Qualquer norma, então, que vier de encontro aos direitos contidos no artigo sétimo da nossa Constituição, mesmo que o núcleo essencial não seja atingido, conterá o vício instransponível da inconstitucionalidade.


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada – Antigo e Novo Testamento. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

ALMEIDA, Edvaldo Nilo de. Repensando os princípios: princípios constitucionais sociais trabalhistas e a mudança dos paradigmas dos princípios específicos do direito do trabalho. Revista LTr, São Paulo, ano 68-04, p. 450-466, abr. 2004.

BEDIN. Gilmar Antônio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

BONAVIDES. Paulo. Curso de direito constitucional. 14. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 2024-2. Disponível em: <http://www.stf.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2005.

CAMPANA, Priscila. O impacto do neoliberalismo no direito do trabalho: desregulamentação e retrocesso histórico. Revista de Informação Legislativa, Brasília - DF, ano 37, n. 147, p. 129-144, jul./set. 2000.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2003.

CARELLI, Rodrigo de Lacerda. Direitos constitucionais sociais e os direitos fundamentais: são os direitos sociais constitucionais direitos fundamentais? Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, ano 11, n. 42, p. 252-257, jan./mar. 2003.

CATHARINO, José Martins Catharino. Neoliberalismo e seqüela. São Paulo: LTr, 1997.

CHACON, Paulo Eduardo de Figueiredo. O princípio da segurança jurídica. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/4318>. Acesso em: 28 jan. 2005.

CUNHA. Carlos Roberto. Flexibilização de direitos trabalhistas à luz da Constituição Federal. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 2004.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, 2004

DELGADO, Maurício Godinho. Princípios de individual e coletivo do trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, 2004.

ERPEN, Décio Antônio. RTD: a segurança jurídica e a autenticação da data. Disponível em: <http://www.3rtd.com.br/boletim/rtdpen.htm>. Acesso em: 28 jan. 2005.

FREDIANI, Yone. Flexibilização da CLT – Impactos da flexibilização da legislação trabalhista no mercado de trabalho – O que não pode ser negociado. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, ano 11, n. 44, p.87-91, jul./set. 2003.

GOLDSCHMIDT, Rodrigo. O trabalho, a livre iniciativa e a dignidade da pessoa humana – uma visão sistemática. In: FREITAS, José Mello de. (Org.). Reflexões sobre direito do trabalho e flexibilização. Passo Fundo: UPF, 2003, p. 127-138.

GARCIA, Nei Comis. O problema da proteção dos direitos sociais frente às emendas constitucionais. Disponível em:<http://www.ucpel.tche.br/direito/revista/vol4/12.doc>. Acesso em: 29 abr. 2005.

GOMES, Dinaura Godinho Pimentel. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e a flexibilização da legislação trabalhista. Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo, ano 11, n. 44, p.92-143, jul./set. 2003.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

MENDES, Gilmar Ferreira. Limites da revisão: cláusulas pétreas ou garantias de eternidade. Possibilidade jurídica de sua superação Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul - AJURIS, Porto Alegre, ano 21, n. 60, p. 249-254, mar. 1994.

JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Manual de direito do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. Tomo I.

LIMA, Francisco Meton Marques de. Os princípios de direito do trabalho na lei e na jurisprudência. 2. ed. ver. e ampl. São Paulo: LTr, 1997.

LIMA, George Marmelstein. A força normativa dos princípios constitucionais. Disponível em: <http://www.georgemlima.com.hpg.ig.com.br/art7.htm>. Acesso em: 13 fev. 2005.

LIMA, Silvio Wanderlei do Nascimento. A impossibilidade jurídica de desvincular os valores mínimos dos benefícios da previdência social do valor do salário mínimo. Revista de Previdência Social, São Paulo, ano 28, n. 285, p. 715-722, ago. 2004.

LOPES, Otávio Brito. Limites constitucionais à negociação coletiva. Revista LTr, São Paulo, ano 64-06, p. 715-721, jun. 2000.

LOPES, Otávio Brito. Flexibilização do direito do trabalho. Um bem ou um mal? Revista Jurídica Consulex, Brasília, ano VI, n. 123, fev. 2002. CD-ROM.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS FILHO, Ives Gandra. Os fundamentais e os direitos sociais na Constituição de 1988 e sua defesa. Revista LTr, São Paulo, ano 63-05, p. 588-591, maio 1999.

MARTINS. Sérgio Pinto. Flexibilização das condições de trabalho. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MEDEIROS NETO, Xisto Tiago de. Os direitos sociais e a sua concepção como cláusula pétrea constitucional. Disponível em: <http://www.prt21.gov.br/doutr.htm>. Acesso em: 4 fev. de 2005.

NUNES, Rizzato. O princípio constitucional da dignidade humana – Doutrina e Jurisprudência. São Paulo: Saraiva, 2002.

PASTORE, José. Flexibilização dos mercados de trabalho e contratação coletiva. São Paulo: LTr, 1994.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

PEREIRA, José Luciano de Castilho. Futuro do Direito e do Processo do Trabalho no Brasil. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília-DF, ano 70, nº2, p.15-27, jul./dez. 2004.

PIMENTA, José Roberto Freire et al. Direito do trabalho. Evolução, crise, perspectiva. São Paulo: LTr, 2004.

RODRIGUEZ, Américo Plá. Princípios de direito do trabalho. 3. ed. atual. São Paulo: LTr, 2002.

RUPRECHT, Alfredo J. Os princípios do direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1995.

SAKO, Emília Simeão Albino. Artigo 7º da Constituição Federal – Cláusula pétrea – A Inconstitucionalidade da Emenda Constitucional nº28, de 25 de maio de 2000, que alterou o prazo de prescrição do trabalhador rural. Revista LTr, São Paulo, ano 67-11, p. 1323-1331, nov. 2003.

SANTOS, Enoque Ribeiro dos. O papel dos direitos humanos na valorização do direito coletivo do trabalho. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/4609> Acesso em: 28 jan. 2005.

SARLET. Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004a.

_____. A Eficácia do Direito Fundamental à Segurança Jurídica: Dignidade da Pessoa Humana, Direitos fundamentais e Proibição de Retrocesso Social no direito Constitucional Brasileiro. Revista de Direito Social, Porto Alegre, ano 4, n. 14, abr./jun. 2004b.

SILVA, Almiro do Couto e. O Princípio da Segurança Jurídica (Proteção à Confiança) no Direito Público Brasileiro e o Direito da Administração Pública de Anular seus Próprios Atos Administrativos: o Prazo Decadencial do art. 54 da Lei do Processo Administrativo da União (Lei nº9.784/99). Revista Brasileira de Direito Público – RBDP, Belo Horizonte, ano 2, n. 6, jul./set. 2004.

SILVA, Antônio Álvares da. Flexibilização das relações de trabalho. São Paulo: LTr, 2002.

SILVA. José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2004.

SILVA. Silvano Gomes da. Flexibilização do direito do trabalho. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

SÜSSEKIND, Arnaldo. Direito constitucional do trabalho. 3. ed. ampl. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

_____. As cláusulas pétreas e a pretendida revisão dos direitos constitucionais do trabalhador. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília-DF, n. 67/2, p.15-18, abr./jun. 2001.

URIARTE, Oscar Ermida. A Flexibilização no Direito do Trabalho - A Experiência Latino-Americana. In: TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (Org.). Flexibilização no direito do trabalho. 2. ed. São Paulo: IOB Thomson, 2004. p. 217-252.

VIANNA, Segadas et al. Instituições de direito do trabalho. 21. ed. São Paulo: LTr, 2003. v. 1.

VIEIRA. Liszt. Cidadania e globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo Cezar Jacoby dos Santos

Bacharel em Direito.Formado pela Universidade de Passo Fundo - RS Campus Lagoa Vermelha - RS.Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Lagoa Vermelha - RS

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANTOS, Paulo Cezar Jacoby. Flexibilização das normas trabalhistas e sua constitucionalidade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 14, n. 2022, 13 jan. 2009. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/12200. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos