Artigo Destaque dos editores

Direitos públicos indisponíveis e transação pela Advocacia-Geral da União

06/04/2010 às 00:00
Leia nesta página:

Para melhor enfrentamento do tema do presente artigo, entendi por bem dividir a presente exposição em duas partes: na primeira parte cuidarei da possibilidade da União e suas autarquias e fundações públicas, (re)presentadas pela Advocacia-Geral da União (AGU), realizarem acordo (transigir); na segunda parte, analisarei a ferramenta Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, órgão da AGU incumbido de mediar os litígios de ordem jurídica entre os órgãos da União e as suas autarquias ou fundações públicas.


I

A questão referente à possibilidade de realização de transação judicial pela União e/ou suas autarquias e fundações passa pela leitura do art. 331 do Código de Processo Civil (CPC), que, no que interessa, segue transcrito:

Art. 331. Se não ocorrer qualquer das hipóteses previstas nas seções precedentes, e versar a causa sobre direitos que admitam transação, o juiz designará audiência preliminar, a realizar-se no prazo de 30 (trinta) dias, para a qual serão as partes intimadas a comparecer, podendo fazer-se representar por procurador ou preposto, com poderes para transigir. (Redação dada pela Lei nº 10.444, de 7.5.2002)

Como expressamente consignado, o CPC estabelece a possibilidade de conciliação entre as partes que litigam em juízo, desde que "a causa verse sobre direitos que admitam transação". Assim, presentes esses requisitos (interesse das partes e causa sobre direitos disponíveis), o acordo é homologado por sentença e o processo é extinto.

No âmbito da União e suas autarquias e fundações, há norma expressa dizendo que cabe ao Advogado-Geral da União autorizar a realização de acordos ou transações em juízo. Trata-se da Lei nº 9.469/1997, que diz no art. 1º:

Art. 1.º O Advogado-Geral da União, diretamente ou mediante delegação, e os dirigentes máximos das empresas públicas federais poderão autorizar a realização de acordos ou transações, em juízo, para terminar o litígio, nas causas de valor até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 1.º Quando a causa envolver valores superiores ao limite fixado neste artigo, o acordo ou a transação, sob pena de nulidade, dependerá de prévia e expressa autorização do Advogado-Geral da União e do Ministro de Estado ou do titular da Secretaria da Presidência da República a cuja área de competência estiver afeto o assunto, ou ainda do Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, de Tribunal ou Conselho, ou do Procurador-Geral da República, no caso de interesse dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, ou do Ministério Público da União, excluídas as empresas públicas federais não dependentes, que necessitarão apenas de prévia e expressa autorização de seu dirigente máximo. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 2.º Não se aplica o disposto neste artigo às causas relativas ao patrimônio imobiliário da União.

§ 3.º As competências previstas neste artigo podem ser delegadas. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

O dispositivo transcrito, na verdade, nada acresce ao citado art. 331 do CPC; ele apenas regulamenta as competências e procedimentos para que a AGU realize eventual acordo em juízo. Assim, não há qualquer norma específica que trate da questão relativa à possibilidade ou não de transação quando houver direitos públicos indisponíveis em jogo. Aliás, quando a Lei nº 9.469/1997 fala em valor da causa, para autorizar e regulamentar a transação judicial pela AGU, dá a entender que se refere a direitos de conteúdo meramente patrimonial ou, se não propriamente ou exclusivamente patrimonial, ao menos a direitos públicos disponíveis.

Nesse sentido, por exemplo, se a causa versar sobre dano ao meio ambiente (direito público indisponível), independentemente do valor atribuído à causa (e falou-se propositalmente em valor "atribuído", porque é impossível uma mensuração meramente econômica do meio ambiente), não será lícito que a União, o Ibama ou o Instituto Chico Mendes transijam em juízo.


II

A Advocacia-Geral da União (AGU) editou, no dia 27 de novembro de 2007, três atos normativos internos, que norteiam as competências e os procedimentos para a solução de controvérsias jurídicas no âmbito da sua Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF). Trata-se do Ato Regimental nº 05, que dispõe sobre a competência, a estrutura e o funcionamento da Consultoria-Geral da União – à qual se vincula a CCAF; da Portaria nº 1.276, que designa equipe de membros da AGU para compor a CCAF; e da Portaria nº 1.281, que regulamenta o deslinde, em sede administrativa, de controvérsias de natureza jurídica entre órgãos e entidades da Administração Federal.

Esses três atos infra-legais citados abeberam-se da competência da AGU prevista na Lei Complementar nº 73/1993 (art. 4º, I, X, XI, XIII e XVIII, e § 2º) [01], na Lei nº 9.028/1995 (art. 8º-C) [02] e na Medida Provisória nº 2.180-35/2001 (art. 11) [03].

Assim, à CCAF podem acorrer a União, suas autarquias, fundações, empresas públicas ou sociedades de economia mista, para resolver suas controvérsias de ordem jurídica.

A questão que se coloca, todavia, são os limites dessa transação realizada pelas pessoas de direito público, sob a tutela da AGU, especificamente no que toca à possibilidade de transação envolvendo direitos públicos indisponíveis.

De início, registra-se a posição de que nem todos os direitos relacionados às pessoas de direito público são necessariamente indisponíveis. Há uma série de demandas relacionadas a interesses defendidos pela União e seus entes vinculados que não têm natureza de bem indisponível, como, por exemplo, a questão patrimonial. Assim, se há controvérsia sobre a propriedade de um imóvel instaurada entre uma autarquia e a União, isso certamente não pode ser tratado como direito indisponível.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Acertados assim os limites do que efetivamente pode ser tido por direito público indisponível, segue-se com o enfrentamento direto da problematização apresentada, que não prescinde de exame a respeito do que seja direito indisponível e direito público indisponível.

Em apertada síntese, são indisponíveis os direitos que não podem ser utilizados por seu titular ao seu arbítrio. Tautologicamente falando, como prenuncia o seu nome, são direitos dos quais o titular não pode dispor livremente. São exemplos dessa categoria de direitos o direito à vida e à saúde.

Trazendo esse conceito para a esfera do direito público, tem-se que é direito público indisponível aquele direito titularizado ou cuja proteção é cometida a ente público, quando este não pode dispor ao seu alvedrio desse direito. Um exemplo disso é o direito ao meio ambiente, que é de titularidade difusa, mas cuja proteção é cometida a alguns órgãos públicos (ao lado da obrigação de todos, prevista no art. 225 da Constituição).

Na seara privada, a Lei de Arbitragem veda a realização de arbitragem quanto a direitos indisponíveis (Lei nº 9.307/1996, arts. 1º e 25).

No âmbito do direito público, não há previsão expressa nas normas relativas à CCAF a respeito da possibilidade de transação envolvendo direitos públicos indisponíveis, como se nota dos dispositivos transcritos acima.

Assim, como já assentado supra, essa questão não se coloca quando a CCAF veicula transação entre interesses meramente patrimoniais de dois entes públicos. A questão se afigura mais complexa, todavia, em relação à transação entre os entes públicos quando há direitos públicos indisponíveis em jogo.

Há uma diferença, todavia, entre a arbitragem privada (da Lei nº 9.307/2007) e o procedimento adotado pela CCAF/AGU. Na arbitragem privada, há uma substituição do árbitro ao Estado-juiz, que angulariza a relação entre as partes, que se contrapõem e submetem a questão jurídica existente entre elas, os pontos controvertidos, à decisão do árbitro. Assim, há ao menos esses três atores distintos: árbitro, parte 1 e parte 2.

No procedimento levado a cabo na CCAF/AGU, o cenário é bastante diverso do descrito no parágrafo anterior, relativo à arbitragem privada. Na CCAF, não há propriamente transação ou arbitragem, mas sim um procedimento especial de acertamento da posição da União Federal em face de alguma questão. Explico.

À CCAF acorrem "partes da mesma pessoa" (os ministérios e demais órgãos da União) ou entidades vinculadas e subordinadas à essa mesma pessoa (autarquias e fundações públicas federais), frente a um "árbitro" que é agente também de órgão dessa mesma pessoa (membro da AGU, que atua como conciliador dos interesses em confronto, ambos submetidos à tutela da União direta ou indiretamente).

Assim, exemplificativamente, se há um conflito entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia federal que cuida das unidades de conservação federais (como os Parques Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental), e a Fundação Nacional do Índio referente a suposta sobreposição de unidade de conservação de proteção integral (que não admite a presença humana) e um território indígena, a CCAF é o lugar no qual a União Federal, globalmente considerada (órgãos e entidades vinculadas) irá definir a sua posição a respeito da questão.

Por isso, entendo que não há na CCAF propriamente transação com relação a direitos públicos indisponíveis, mas verdadeiramente conflito aparente de normas (no exemplo, referente ao direito ambiental e ao direito do índio), que é solucionado através do procedimento estabelecido pela AGU.


Notas

  1. Art. 4º - São atribuições do Advogado-Geral da União:
  2. I - dirigir a Advocacia-Geral da União, superintender e coordenar suas atividades e orientar-lhe a atuação;

    X - fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e demais atos normativos, a ser uniformemente seguida pelos órgãos e entidades da Administração Federal;

    XI - unificar a jurisprudência administrativa, garantir a correta aplicação das leis, prevenir e dirimir as controvérsias entre os órgãos jurídicos da Administração Federal;

    XIII - exercer orientação normativa e supervisão técnica quanto aos órgãos jurídicos das entidades a que alude o Capítulo IX do Título II desta Lei Complementar;

    XVIII - editar e praticar os atos normativos ou não, inerentes a suas atribuições;

    § 2º - O Advogado-Geral da União pode avocar quaisquer matérias jurídicas de interesse desta, inclusive no que concerne a sua representação extrajudicial.

  3. Art. 8º-C. O Advogado-Geral da União, na defesa dos interesses desta e em hipóteses as quais possam trazer reflexos de natureza econômica, ainda que indiretos, ao erário federal, poderá avocar, ou integrar e coordenar, os trabalhos a cargo de órgão jurídico de empresa pública ou sociedade de economia mista, a se desenvolverem em sede judicial ou extrajudicial. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.180-35, de 2001)
  4. Parágrafo único. Poderão ser cometidas, à Câmara competente da Advocacia-Geral da União, as funções de executar a integração e a coordenação previstas neste artigo. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.180-35, de 2001)

  5. Art. 11. Estabelecida controvérsia de natureza jurídica entre entidades da Administração Federal indireta, ou entre tais entes e a União, os Ministros de Estado competentes solicitarão, de imediato, ao Presidente da República, a audiência da Advocacia-Geral da União.

Parágrafo único. Incumbirá ao Advogado-Geral da União adotar todas as providências necessárias a que se deslinde a controvérsia em sede administrativa.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Geraldo de Azevedo Maia Neto

Procurador Federal. Especialista em Direito Público pela UnB. Especialista em Direito Constitucional pelo IDP/UNISUL. Procurador-Geral do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foi Subprocurador-Geral do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Foi Subprocurador-Regional Federal da 1ª Região. Foi membro da Câmara Especial Recursal do CONAMA.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MAIA NETO, Geraldo Azevedo. Direitos públicos indisponíveis e transação pela Advocacia-Geral da União. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2470, 6 abr. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/14637. Acesso em: 20 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos