Artigo Destaque dos editores

Direitos fundamentais como limites jurídicos ao poder do Estado: conteúdo essencial dos preceitos constitucionais

Exibindo página 3 de 4
05/03/2011 às 08:29
Leia nesta página:

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na altura da sua consagração constitucional originária no contexto germânico do pós-guerra, a fórmula do conteúdo essencial surgia como importante proclamação de ruptura na concepção do relacionamento entre direitos fundamentais e legislador democrático herdada de Weimar [215], deixando claro que mesmo quando os direitos fundamentais eram dotados de reservas ou consagrados sob reserva da lei, o legislador estava vinculado aos direitos fundamentais e embora pudesse ainda intervir, restringir, estaria condicionado ao seu âmbito de proteção.

O conteúdo essencial de um direito fundamental começa onde terminam as possibilidades de uma limitação admissível e proporcional do direito fundamental. Todos os direitos fundamentais possuem um núcleo essencial, sejam eles, direitos, liberdades e garantias, análogos a estes ou mesmo, direitos econômicos, sociais e culturais [216], embora no primeiro caso seja mais fácil de identificar.

A garantia do conteúdo essencial pode constituir um fator complementar de limitação da restrição atuada e justificada com base numa ponderação de bens, através dessa exigência de preservação de uma posição jusfundamental mínima. Porém, quando haja pretensão de lhe conferir um sentido útil autónomo ao princípio da proibição do excesso e ao princípio de proporcionalidade, a garantia do conteúdo essencial constitui uma mera proclamação e sinalização da dependência e vinculação do legislador ordinário e restantes poderes constituídos pelos direitos fundamentais [217].

Notamos a diferença que a Constituição da República Portuguesa fez com relação ao princípio da proibição contido no nº 2 do art 18º e da garantia do conteúdo essencial contida no nº 3 do mesmo artigo, embora na versão originária não havia diferença entre tais preceitos.

Se se quis garantir o conteúdo essencial de alguma coisa, é porque se parte do princípio que esse núcleo existe nessa mesma realidade e como tal é nela que deve ser procurada a sua definição. Quando se diz que as restrições não podem diminuir a extensão e o alcance do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais referentes aos direitos, liberdades e garantia é do mesmo pressuposto que se parte, ou seja, da pretensa existência de um núcleo substancial cujos limites na sua extensão e alcance podem ser conhecidos.

Mas, se uma norma de garantia de um direito fundamental for integralmente alterada e subvertida o que se verifica não é afetação do conteúdo essencial do preceito constitucional e sim, uma clara violação da norma de direitos fundamentais e conseqüente inconstitucionalidade.

Num quadro de ponderação e bens e da sua estruturação com o princípio da proibição do excesso, esta garantia serviria como sinalizadora para preservar um conteúdo essencial ao direito fundamental demarcado pelo princípio da dignidade da pessoa humana.

O apego ao texto positivido não importa em reduzir o direito à norma, mas, ao contrário, em elevá-lo à condição de norma, pois ele tem sido menos que isso. É importante difundir uma concepção do direito constitucional de rigor científico, com a apropriada utilização de princípios, conceitos e elementos interpretativos. Essa é a única forma de isolá-lo do que se poderia chamar de charlatanismo constitucional, que é discuso constitucional inteiramente dissociado do direito, desenvolvido em nível teórico, com vulgaridade e insciência. Esse discurso normativo e científico não constitui uma preferência acadêmica ou opção estética, resultando apenas de uma necessidade histórica. Sem ele, o direito constitucional continuará a ser uma miragem, com as honras de uma falsa supremacia, que não se traduz em nenhum proveito para os cidadãos [218].

A proteção ao núcleo essencial dos direitos fundamentais possui dois efeitos de natureza diversas: em sentido positivo e em sentido negativo. Aproximando-se da noção atinete ao Estado Social, e assim, considerada em sentido positivo, na medida em que representa um dever de proteção traduzido em prestações positivas. O Estado deve atuar para proporcionar no mínimo a realização (efetividade) do conteúdo essencial dos direitos fundamentais. Podemos perceber que neste efeito, a proteção ao núcleo essencial opera como limite mínimo de conteúdo aquém do qual resultaria descaracterizado o direito fundamental, por isso que se constitui em dever de proteção traduzido em um fazer a que se vincula o destinatário da norma jusfundamental em causa.

De modo oposto, a proteção ao núcleo essencial associa-se à compreensão que usualmente se tem com respeito à tal categoria dogmática. O dever de proteção ao núcleo representa uma obrigação de não fazer em face dos efeitos de direitos a não-afetações, direitos a não-impedimentos e direitos à não-eliminação de posições jurídicas, tipicamente produzidos pelso direitos fundamentais de primeira dimensão [219].

Como já mencionado, partilhamos do posicionamento de que todos os direitos fundamentais possuem como fim a dignidade da pessoa huamana, confirmamos que cada qual em certa medida possui um componente de dignidade humana em seu conteúdo. Assim, será a intensidade com que se verifica a presença de tal componente que será variável na medida em que o direito fundamental em exame possa ser remetido mais direta ou indiretamente àquele valor.

Na medida em que o contéudo do direito fundamental caracteriza-se por uma tão intensa identificação com a dignidade humana, resultaria inviável a respectiva restrição, eis que tal importaria ofensa direta e manifesta àquele princípio.

Por isso, também concordamos com a teoria que pressupõe ter o direito fundamental um núcleo essencial e também um núcleo não essencial.

Ainda, com relação a teoria objetiva e subjetiva, adotamos a posição, na qual a proteção ao núcleo essencial dos direitos funamentais deve abarcar tanto sua perspectiva objetiva quanto subjetiva.

Tendo em vista os critérios temporais-objetivos de um relatório, não se pretendeu em nenhuma hipótese esgotar o assunto e sim, apenas cumprir com os objetivos preteridos, os quais versavam na análise dos direitos fundamentais como limites ao poder Estatal, bem como no abordamento do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais, positivado no artigo "força jurídica" da Constituição da República Portuguesa de 1976.

Dessa forma, foi necessário aceitar sua positivação, estabelecer um suposto conceito e comprovar que num ordenamento jurídico qualquer, sempre estará presente a dignidade da pessoa humana e o conteúdo essencial dos preceitos fundamentais, ainda mais, dentro de um Estado de Direito Democrático.


6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXANDRINO, José de Melo. A estruturação do sistema de direitos, liberdades e garantias na constituição portuguesa. Coleção Teses, 1 vol: raízes e contexto e 4 vol: a construção dogmática. Coimbra: Edições Almedina SA, 2006.

_______________, _____________. Direitos fundamentais: introdução geral. Estoril: Principia, 2007.

_______________, _____________. Perfil constitucional da dignidade da pesso humana: um esboço traçado a partir da variedade de concepções. Lição proferida em 20 de Novembro de 2007, no Curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no âmbito da disciplina de Direitos Fundamentais.

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Trad. Ernesto Garzón Valdés. Madrid: Centros de Estúdios Constitucionales, 1993 e 1997.

ALMEIDA, Fernando Barcellos de. Teoria Geral dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1996.

__________, Vasco Rodrigo Duarte de. Sobre o valor da dignidade da pessoa humana in Sep. De: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vol. 46, nº 1.Lisboa: Coimbra Editora, 2005

ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976. 2 ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2001.

BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional tranformadora. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

__________, __________. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da constituição brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 1990.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 13.ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

___________, _____. Teoria constitucional da democracia participativa: por um direito constitucional de luta e resistência, por uma nova hermenêutica, por uma repolitização da legitimidade. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

BULOS, Uadi Lammêgo. Constituição Federal Anotada. São Paulo: Saraiva, 2002.

CANARIS, Claus-Wihelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do direito. trad. A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, copy 1989. 2.ed. Lisboa.

CANOTILHO, J.J, Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição, 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

_______________, ______; MOREIRA, Vital. Fundamentos da Constituição. Coimbra: Coimbra Editora, 1991

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 1999.

CORREA, Sérvulo. Direito de manifestação: âmbito de protecção e restrições. Tese de habilitação de professor agregado (lição de síntese) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Direito, 2006.

DIAS, Eduardo Rocha. Os limites às restrições de direitos fundamentais na Constituição Brasileira de 1988 in Democracia, Direito e Política: estudos internacionais em homenagem a Friedrch Müller, org. LIMA, Martonio Mont’Alverne Barreto; ALBUQUERQUE, Paulo Antonio de Menezes. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006.

DIPPEL, Horst. História do Constitucionalismo Moderno: novas perspectivas. trad. António Manuel Hespanha e Cristina Nogueira da Silva. Fundação Calouste Gulbenkian Serviço de Educação e Bolsas. Lisboa: 2007.

EMERIQUE, Lilian Márcia Balmant. Constitucionalismo: mudança de paradigma e alguns reflexos sobre os direitos fundamentais inTemas Emergentes de Direitos Humanos. Coord. Sidney Guerra. Campo dos Gaytacazes: Faculdade de direito de Campos, 2006 (série José do Patrocínio, nº 5)

FREITAS, Luiz Fernando Calil de. Direitos fundamentais: limites e restrições. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

GOUVEIA, Jorge Bacelar. Novos estudos de direito público. Lisboa: Âncora Editora, 2002.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na constituição de 1988 (interpretação e crítica).5. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

GUERRA, Sidney (coord). Temas emergentes de direitos humanos. Campos dos Goytacazes: Faculdade de Direito de Campos, 2006.

________, Sidney; PESSANHA, Érica de Souza em O núcleo fundamentador do direito constituiconal brasileiro e do direito internacional dos direitos humanos: a dignidade da pessoa humana in Temas emergentes de direitos humanos. coord. Sidney Guerra. Campos dos Goytacazes: Faculdade de Direito de Campos, 2006  (Série José do Patrocínio ; 5).

HUMBOLDT, Wilhelm Von. Os limites da acção do Estado. pref. Rui Conceição Nunes ; trad. Fernando Couto. Rés Editora Porto: 1997.

LIMA JUNIOR, Jayme Benevenuto. Os direitos humanos econômicos, sociais e culturais. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

__________ __, _______________, O caráter expansivo dos direitos humanos na afirmação de sua indivisibilidade e exigibilidade. In: Fórum Social Mundial, 2001, Porto Alegre.

LLAMAS, Francisco Javier ACUÑA. El contenido esencial de las normas referentes a derechos humanos en la constitución mexicana: consideraciones en torno a las limitaciones para asegurar su debido respeto y protección in Derechos fundamentales y estado. Memoria del VII Congreso Iberoamericano de Derecho Constitucional. Coord. Miguel Caronell. México, 2002.

LUNIO, Antonio Enrique Perez. Derechos Humanos: Estado de Derecho y Constitucion. Madrid: Tecnos: 2003 e 2007.

MARTINS, Leonardo. Cinqüenta anos de jusrisprudência do Tribunal Constitucional Federal Alemão. Pref. Jan Woischik. Berlim: Konrad-Adenauer-Stiftung, 2005.

MARTÍNEZ-PUJALTE, Antonio Luis. La garantia del contenido de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Elementos de direito administrativo. São Paulo: RT, 1986.

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Tomo IV: Direitos Fundamentais. Lisboa: Coimbra Editora, 2007.

________, ______; MEDEIROS, Rui. Constituição Portuguesa Anotada. Tomo I. Coimbra Editora. 2005.

MORAIS, Carlos Blanco de. Curso de direito constitucional. Vol 1: a lei e os actos normativos no ordenamento jurídico português. Coimbra: Coimbra Editora, 2008.

________, _____________. Justiça Constitucional: garantia da Constituição e controlo da constitucionalidade. Tomo I. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

________, _____________. Os direitos, liberdade e garantias na jurisprudência constitucional portuguesa: um apontamento. Ano 132: IN. 3-4 (jul/dez 2000) Direito: Inocêncio Galvão Telles

NOVAIS, Jorge Reis. As restrições aos direitos fundamentais não expressamente autorizadas pela Constituição. Coimbra:Coimbra Editora, 2003.

_______.____________. Direitos fundamentais: trunfos contra maioria. Coimbra: Coimbra Editora, 2006.

OLIVEIRA, Mário Esteves de.; GONÇALVES, Pedro Costa.; AMORIN, João Pacheco de. Colab. Rodrigo E. Oliveira. Código de procedimento adminitrativo. 2.ed. Coimbra: Almedina, 1997.

OTERO, Paulo. Instituições Políticas e Constitucionais. Vol I. Coimbra: Almedina, 2007.

PEREIRA, Jane Reis Gonçalves . Interpretação Constitucional e Direitos Fundamentais: uma contribuição ao estudo das restrições aos direitos fundamentais na perspectiva da teoria dos princípios. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2006.

PINTO, Luzia marques da Silva Cabral. Os limites do poder constituinte e a legitimidade materia da constituição. Coimbra: Coimbra Editora, 1994.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Hmanso e o Direito Constitucional Internacaional. São Paulo:Max Limonad, 1996.

PULIDO, Carlos Bernal. El principio de proporcionalidad y los derechos fundamentales: el principio de proporcionalidad como criterio para determinar el contenido de los derechos fundamentales vinculante para el legislador. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2005.

QUEIROZ, Cristina M.M. Direitos Fundamentais (teoria geral). Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001 e 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SCHÄFER, Jairo. Classificação dos direitos fundamentais: do sistema geracional ao sistema unitário: uma proposta de compreensão. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2005.

SCHMITT, Carl Teoria de la constitución. Mèxico: Editora Nacional, 1966

SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 21 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002 e 27 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

_____, Vasco Pereira da. A vinculação das entidades privadas pelos direitos, liberdades e garantias. Separata de: Revista de direito e estudos sociais, 2ª série, ano II, nº 2 (1987). Coimbra: Atlântida Editora, 1987.

SOARES, Guilherme. Restrições aos direitos fundamentais: a ponderação é indispensável? In Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Joaquim Moreia Silva Cunha. Ed. Faculdade deDireito da Universidade de Lisboa. Lisboa: FDUL, 2005.

SOUZA, Marcelo; ALEXANDRINO, José de Melo. Constituição da República Portuguesa Comentada. Lisboa: Lex Editora, 2000.

TORRES, Ricardo Lobo (org.). A Cidadania Multidimensional na Era dos Direitos. Teoria dos Direitos Fundamentais.2ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

WOLFF, HANS J., BACHOF, OTTO, STOBER, ROLF. Direito Administrativo. Vol. 1. Trad. António F. de Souza. Fundação Calouste Gulbenkian Serviço de Educação e Bolsas. Lisboa: 2006.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lauren Lautenschlager

Advogada, Pós graduada em Direito do Ambiente e em Ciências Jurídico-Políticas da Universidade de Lisboa, atualmente mestranda na referida Instituição.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LAUTENSCHLAGER, Lauren. Direitos fundamentais como limites jurídicos ao poder do Estado: conteúdo essencial dos preceitos constitucionais. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2803, 5 mar. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/18644. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos