Artigo Destaque dos editores

Natureza, ciência e religião católica.

Desvelando equívocos de lugares-comuns criados pelo preconceito e desinformação

Exibindo página 2 de 2
02/05/2011 às 11:01
Leia nesta página:

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Olavo de. O imbecil coletivo I. 2ª ed. São Paulo: É Realizações, 2006.

CHAIJ, Enrique. Ainda existe esperança. Trad. Fernanda Caroline de Andrade Souza. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010.

CHESTERTON, G. K. Ortodoxia. Trad. Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

COMTE, Auguste. Catecismo Positivista. Trad. Miguel Lemos. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

DAWKINS, Richard. Deus um delírio. Trad. Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DRYDEN, John. La conquista de Granada por los españoles. Granada: Universidad de Granada, 2010.

ESPINOSA, Baruch de. Pensamentos Metafísicos. Trad. Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

GILSON, Étienne. A filosofia na idade média. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

__________. O espírito da filosofia medieval. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GOLDSTEIN, Thomas. Dawn and Modern Science: from the ancient greeks to the renaissance. Nova York: Da Capo Press, 1995.

HAFFNER, Paul. Criation and Scientific Creativity. Front Royal: Christendom Press, 1991.

HARRIS, Sam. Carta a uma nação cristã. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

JAKI, Stanley L. Science and Criation: from eternal cicles to an oscillating universe. Edimburgo: Scottish Academic Press, 1986.

KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental – Filosofia Medieval. Volume II. Trad. Carlos Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2008.

MANUAL da Campanha da Fraternidade 2011 – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Texto – Base. Brasília: Edições CNBB, 2010.

MCGRATH, Alister, MCGRATH, Joanna. O delírio de Dawkins. Trad. Sueli Saraiva. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.

PINSKY, Jaime, PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). Faces do Fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004.

REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. Trad. Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

ROUSSEAU, Jean – Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. 10ª ed. Trad. Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SPOTO, Donald. Francisco de Assis – O Santo Relutante. Trad. S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

WOODS JÚNIOR, Thomas E. O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica. 2ª ed. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Alêthea, 2010.


Notas

  1. COMTE, Auguste. Catecismo Positivista. Trad. Miguel Lemos. São Paulo: Nova Cultural, 2005, passim.
  2. Op. Cit., p. 97.
  3. E talvez seja esse o grande sustentáculo "religioso" dessa iniciativa Comteana, já que o "mistério" é realmente uma das bases de qualquer religião a remetê-la à necessidade da "revelação" através do numinoso (aquilo de misterioso e superior que somente pode ser captado pela consciência por intermédio de alguma iluminação e pelas qualidades transcendentais da divindade). E haja luz e divindade para compreender isso!
  4. Cf. HARRIS, Sam. Carta a uma nação cristã. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, passim.
  5. Deus um delírio. Trad. Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, passim.
  6. ROUSSEAU, Jean – Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 2005, passim.
  7. La conquista de Granada por los españoles. Granada: Universidad de Granada, 2010, passim.
  8. SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. 10ª ed. Trad. Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 260 – 261.
  9. Apud, MCGRATH, Alister, MCGRATH, Joanna. O delírio de Dawkins. Trad. Sueli Saraiva. São Paulo: Mundo Cristão, 2007, p. 61 – 62.
  10. Op. Cit., p. 64 – 65.
  11. PINSKY, Jaime, PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). Faces do Fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004, p. 11.
  12. Op. Cit., p. 9.
  13. MCGRATH, Alister, MACGRATH, Joanna. Op. Cit., p. 81 – 82.
  14. Op. Cit., p. 112.
  15. CHESTERTON, G. K. Ortodoxia. Trad. Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2008, p. 144 – 145.
  16. CARVALHO, Olavo de. O imbecil coletivo I. 2ª ed. São Paulo: É Realizações, 2006, p. 48.
  17. Op. Cit., p. 49.
  18. Op. Cit., p. 65.
  19. Op. Cit., p. 94.
  20. Cf. GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes,2006, passim. IDEM. A filosofia na idade média. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001, passim. WOODS JÚNIOR, Thomas E. O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica. 2ª ed. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Alêthea, 2010, passim.
  21. Segundo Woods Júnior, foi no período patrístico que a filosofia cristã iniciou "à desanimação da natureza, ou seja, ao processo de eliminação de toda e qualquer sugestão de que os corpos celestes fossem seres vivos, de que fossem inteligências, ou de que fossem capazes de operar na ausência de um motor de natureza espiritual". Enfim, (...) "para a ciência poder nascer, era necessário desanimar a natureza". WOODS JÚNIOR, Thomas E. Op. Cit., p. 103.
  22. WOODS JÚNIOR, Thomas E. Op. Cit., p. 84 – 88. Ver também a obra original de Jaki: JAKI, Stanley L. Science and Criation: from eternal cicles to an oscillating universe. Edimburgo: Scottish Academic Press, 1986, passim.
  23. CHAIJ, Enrique. Ainda existe esperança. Trad. Fernanda Caroline de Andrade Souza. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010, p. 68.
  24. Cf. ESPINOSA, Baruch de. Pensamentos Metafísicos. Trad. Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 76.
  25. WOODS JÚNIOR, Thomas E. Op. Cit., p. 238.
  26. Op. Cit., p. 89.
  27. REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Volume 2. Trad. Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003, p. 299 – 300.
  28. KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental – Filosofia Medieval. Volume II. Trad. Carlos Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2008, p. 309 – 310.
  29. Apud, WOODS JÚNIOR, Thomas E. Op. Cit., p. 89.
  30. Op. Cit., p. 90.
  31. HAFFNER, Paul. Criation and Scientific Creativity. Front Royal: Christendom Press, 1991, p. 40.
  32. GOLDSTEIN, Thomas. Dawn and Modern Science: from the ancient greeks to the renaissance. Nova York: Da Capo Press, 1995, p. 88.
  33. Op. Cit., p. 82.
  34. MANUAL da Campanha da Fraternidade 2011 – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Texto – Base. Brasília: Edições CNBB, 2010, p. 10 – 133.
  35. Op. Cit., p. 55 – 56. O santo supra mencionado, como não poderia deixar de ser, é também apontado como paradigma na Campanha da Fraternidade de 2011. Para aprofundar o estudo da vida de São Francisco de Assis: SPOTO, Donald. Francisco de Assis – O Santo Relutante. Trad. S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003, passim.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Natureza, ciência e religião católica.: Desvelando equívocos de lugares-comuns criados pelo preconceito e desinformação. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2861, 2 mai. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/19019. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos