Artigo Destaque dos editores

O desvio social na rede mundial de computadores.

Aspectos sociológicos e psicológicos dos indivíduos pertencentes às subculturas criminais da internet

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Resumo:


  • O artigo investiga por que certos crimes são mais comuns online do que offline e quem são as pessoas mais propensas a esses desvios na internet, considerando a adaptação da teoria do desvio das subculturas criminais e o estudo do psicanalista John Suler sobre o "efeito desibinitivo online".

  • Os dados apontam que os crimes virtuais são frequentemente cometidos por indivíduos das classes médias e altas, jovens e sem histórico de crimes no mundo físico, sugerindo a existência de uma subcultura criminal online com normas e valores próprios.

  • John Suler identifica fatores como anonimato, invisibilidade e assincronismo que contribuem para o "efeito desibinitivo online", onde as pessoas podem se comportar de maneira mais extrovertida ou desviante, criando uma dissociação entre o comportamento online e offline.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

REFERÊNCIAS

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Notas

  1. RIBEIRO, Ludmila Mendonça Lopes. O papel do conflito, da coerção e do consenso na estruturação da sociedade. Disponível em: <http://www.datavenia.net/artigos/papeldoconflitooercaoeconsenconaestruturadasoci.htm>. Acesso em: 02 jun. 2010.

  2. FAFINSKI, Stefan. UK Cybercrime Report . Garlik: 2006

  3. GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 172.

  4. Idem, Ibidem, p. 174.

  5. Idem, Ibidem, p. 176.

  6. YAROCHEZSKY, Leonardo Isaac. Estado paralelo e anomia . Disponível em: <https://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/viewFile/11668/11233>. Acesso em: 02 abr. 2010.

  7. BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal . 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999.

  8. MERTON, Robert K., Estrutura social e anomia . São Paulo: Mestre Jou, 1970.

  9. GIDDENS, Anthony. Op. cit., nota 4, p. 177.

  10. GIDDENS, Anthony. Op. cit, nota 4, p.177.

  11. Idem, Ibidem, p. 178.

  12. Idem, Ibidem, p. 178.

  13. Idem, Ibidem, p. 179.

  14. Idem, Ibidem, p. 180.

  15. Idem, Ibidem, p. 180.

  16. COHEN, Albert K. Sociologia da Juventude . Vol. 3. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

  17. GOMES, Luiz Flávio & MOLINA, Antonio García-Pablos de. Criminologia . São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, p. 296.

  18. GIDDENS, Anthony. Op. cit., nota 4, p. 177.

  19. Idem, Ibidem, p. 177.

  20. BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal . 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999, p. 10.

  21. GOMES, Luiz Flávio & MOLINA, Antonio García-Pablos de. Op. cit. nota 18, p. 296.

  22. Idem, Ibidem.

  23. Idem, Ibidem. p.296.

  24. FLORÊNCIO FILHO, Marco Aurélio Pinto. Crimes informáticos: uma abordagem à luz dos objetos da criminologia. In: SÁ, Alvino Augusto de & SHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia e os problemas da atualidade . São Paulo: Atlas, 2008. p. 244

  25. Idem, Ibidem. p. 246

  26. Cyberbullying pode ser definida como a ação intencional, individual ou coletiva, através de meios de informação ou de comunicação envolvendo tecnologias eletrônicas, que objetiva facilitar de forma deliberada e repetida a perseguição ou ameaça a outro indivíduo ou grupo através de mensagens ofensivas usando websites, chats, redes sociais, entre outros meios eletrônicos.

  27. É o conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.

  28. PÉREZ, Jorge del Rio; SALA, Xavier Bringue; CHALEZQUER, Charo Sádaba & GONZÁLEZ, Diana. Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Disponível em: <https://www.diaadiaeducacao .pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Pedagogia/aciberbulling.pdf>. Acesso em: 12. nov. 2010.

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  29. DARLINGTON, Roger. Internet ethics: Oxymoron or orthodoxy? Disponível em: <https://www.rogerdarlington.co.uk/Internetethics.html>. Acesso em: 06 mai. 2010.

  30. Id. Idem.

  31. BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? Algumas observações sobre o Direito Alemão e o Americano. Disponível em: <https://www.direitopublico.idp.edu.br/index.php/direitopublico/article/view/521/537>. Acesso em: 03 jan. 2011.

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  33. GOMES, Luiz Flávio & MOLINA, Antonio García-Pablos de. Op. cit. Nota 18, p. 296.

  34. DIAS, Ana Cristina Garcia & LA TAILLE, Yves de. Uso das salas de bate-papo na Internet: um estudo exploratório acerca das motivações, hábitos e atitudes dos adolescentes . Interação em Psicologia. 10(1):43-51, jan.-jun. 2006. tab.

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  37. SULER, John. The online desinhibition effect . Mary Ann Liebert, Inc.Vol. 7, No 3, 2004.

  38. Idem; ibidem.

  39. Idem; ibidem.

  40. Idem; ibidem.

  41. Idem; ibidem.

  42. Idem; ibidem.

  43. Idem; ibidem.

  44. Idem, Ibidem.

  45. DANIEL, Annie Jean Harris. An exploration of middle and high school students – Perceptions of deviant behavior using computers and the Internet. Disponível em:<https://ajdaniel.org/4-8dissertation.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2010.

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Sobre a autora
Mariana Barrêto Nóbrega de Lucena

Advogada e bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Aluna da pós-graduação em Ciências Criminais do Centro Universitário de João Pessoa/Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LUCENA, Mariana Barrêto Nóbrega. O desvio social na rede mundial de computadores.: Aspectos sociológicos e psicológicos dos indivíduos pertencentes às subculturas criminais da internet. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3128, 24 jan. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20921. Acesso em: 23 dez. 2024.

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