[1] Cf. STUMPF, Christoph A. Christian and Islamic Traditions of Public International Law. Journal of the History of International Law, n. 7, 2005, pp. 71-72.
[2] Cf. TIERNEY, Brian. Vitoria and Suarez on Ius Gentium, Natural Law and Custom. In: The Nature of Customary Law: Philosophical, Historical and Legal Perspectives. Centre for Research in the Arts, Social Sciences and Humanities: University of Cambridge, 2004. p. 8.
[3] Cf. BARTHÉLEMY, Joseph. François de Vitoria. In: PILLET, Antoine. Les Fondateurs du Droit International. Paris: V. Giard & E. Brière, 1904, p. 15.
[4] Cf. VIEJO-XIMÉNEZ, José Miguel. “Totus orbis, qui aliquo modo est una republica”. Francisco de Vitoria, el Derecho de Gentes y la expansión atlántica castellana. Revista de Estudios Histórico-Jurídicos, n. 26, Sección Historia del Pensamiento Jurídico, Valparaíso, 2004, p. 365.
[5] “Myth is to be defined as a complex of stories – some no doubt fact, and some fantasy – which, for various reasons, human beings regard as demonstrations of the inner meaning of the universe and human life.” (WATTS, Alan W. Myth and Ritual in Christianity. London and New York: Thames and Hudson, 1953, p. 7).
[6] Cf. SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law. Francisco de Vitoria and his law of nations. 2. ed. New Jersey: The Law Book Exchange, 2003. pp. 137, 147 e 254.
[7] “(...) in pacifica possessione rerum et publice et privatim. Ergo omnino (nisi contrarium constet) habendi sunt pro dominis. Neque in dicta causa possessione deturbandi” (VITORIA, Francisco de. Obras de Francisco de Vitória. Relecciones Teologicas. Editadas por Teofilo Urdanoz. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1960. De Indis, Relectio 1, 5. p. 651).
[8] Cf. SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law. Francisco de Vitoria and his law of nations. 2. ed. New Jersey: The Law Book Exchange, 2003, pp. 84-85. Neste livro, o autor reproduz a carta.
[9] Cf. GROTIUS, Hugonis. De Jure Praedae Commentarius. La Haye: Hamaker, Nijhoff, 1868. p. XI.
[10] Cf. HOLLAND, Thomas E. Alberico Gentili: an inaugural lecture delivered at All Souls College, November 7, 1874. In: Studies in International Law. Oxford: Clarendom Press, 1898. pp. 1-23.
[11] “Est-ce à dire qu’une discipline toute neuve lui ait jailli du cerveau, qu’il ait inventé ou imaginé, par une sorte d’intuition divine, les règles inconnues jusqu’à lui de la guerre, de la paix, des raports entre États, entre souverains, des alliances, des ambassades? Rien ne serait plus contraire, soit à la logique des choses, soit à la verité. Quantité des canonistes, des légistes, des publicistes ont écrit dès le moyen âge sur ces divers sujets, comme aussi sur les sujets appartenant au droit naturel.” (RIVIER, Alphonse. Note sur la littérature du droit de gens avant la publication du Jus Belli ac Pacis de Grotius (1625). Bruxelles: Académie Royale de Belgique, 1883). Confira também HINOJOSA, Eduardo. Influencia que tuvieron en el Derecho Público de su pátria y singularmente en el Derecho penal los filósofos y teólogos españoles, anteriores a nuestro siglo. Madrid: Reus, 1890 e NYS, Ernest. Le Droit de la Guerre et les précurseurs de Grotius. Bruxelles et Leipzig: Murquardt, 1882.
[12] Esta corresponde à concepção institucionalista de DELOS, J. T. La Société Internationale et les Principes de Droit Public. 2. ed. Paris: Pédone, 1950, pp. 187-228. Para a tese tradicional mais “pura”, confira todo o livro SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law.
[13] “Habet enim totus orbis, qui aliquo modo est una republica, potestatem ferendi leges aequas et convenientes omnibus, quale sunt in iure gentium.” (VITÓRIA, Francisco. Op. Cit., De potestate civili, 21. p. 191).
[14] “Quod ius gentium non solum habet vim ex pacto et condicto inter homines, sed etiam habet vim legis” (VITÓRIA, Francisco. Op. Cit., De potestate civili, 21. p. 191).
[15] “Imo cum una respublica sit pars totius orbis et maxime christiana provincia pars totius reipublicae, si bellum utile sit uni provinciae, aut reipublicae, cum damno orbis aut christianitatis, puto eo ipso bellum esse iniustum.” (VITORIA, Francisco de. Op. Cit. De potestate civili, 13. p. 168).
[16] “Quod naturalis ratio inter omnes gentes constituit, vocatur ius gentium” (VITORIA, Francisco de. Op. Cit. De indis I, III, 2. p. 706).
[17] O trecho completo: “Em todos os povos que são regidos pelas leis e pelos costumes, serve-se tanto do direito que lhes é próprio, como do direito que é comum a todos os homens. Com efeito, o direito que cada povo estabeleceu para si é próprio à cidade ela mesma; mas o direito que a razão natural estabeleceu entre todos os homens é uma regra segundo a qual todos observam igualmente e se chama direito das gentes, na medida em que é o direito que todas as nações se servem.” (“Omnes populi, qui legibus et moribus reguntur, partim suo proprio, partim communi omnium hominum iure utuntur nam quod quisque populus ipse sibi ius constituit, id ipsius proprium civitatis est vocaturque ius civile, quasi ius proprium ipsius civitatis: quod vero naturalis ratio inter omnes homines constituit, id apud omnes peraeque custoditur vocaturque ius gentium, quasi quo iure omnes gentes utuntur.”) (IUSTINIANUS IMPERATOR. Corpus Iuris Civilis. ed. Krueger e Mommsen. Berlim: Weidmann, 1908. Digesto, 1, 1, 9).
[18] “Esta innovación tiene una importancia fundamental. Pues, con la substituición de gentes en lugar de homines, el antiguo derecho romano que servía para regir las relaciones entre todos los hombres por todas las partes del mundo, queda convertido en un derecho que rige las relaciones de los varios pueblos considerados como naciones, o bien, como estados.” (SCOTT, J. B. Conferencias del Presidente del Instituto Americano de Derecho Internacional preparadas en homenaje a la Universidad Mayor de San Marcos, Lima, Universidad Mayor de San Marcos, 1938. p. 20).
[19] “(...) des valeurs spécifiquement chrétiennes et à justifier ce que les Espagnols appelaient sans ambages une conquête” (HAGGENMACHER, Peter. 1492 Le choc de deux mondes. Actes du Colloque. COMISSION NATIONALE SUISSE POUR L’UNESCO. Genève: La Différence, 1993. p. 215).
[20] Cf. PEREÑA, Luciano. Estudio Preliminar. In: SUÁREZ, Francisco. Guerra Intervención Paz Internacional. Tradução para o castelhano de Luciano Pereña. Madrid: Espasa-Calpe, 1956. p. 10.
[21] “De fato, à primeira vista, a ‘escola espanhola da paz’ (termo empregado por Luciano Pereña) parece pouca espanhola e pouco católica. Contudo, a ‘hispanidade’ e a ‘catolicidade’ representam muito mais do que a mera defesa de uma política de Estado ou de uma concepção de mundo ultrapassada. O grande dilema do século XVI mostra-se a dissociação inexorável entre as duas cidades, a terrena e a de Deus. [...] A idéia de Império havia perdido lastro com os tempos históricos, e existiam tantas soberanias como o número de Estados. A Espanha [...] constituía a chave da crise e a última esperança de reconstrução da cristandade européia. Ela deveria converter-se no império a serviço da religião, da justiça e da civilização. Todos os príncipes católicos, por imperativo da fé, podiam proteger a Igreja. Mas somente um Estado grande e forte, como a Espanha, conseguiria se insurgir contra o cisma da terra e salvar a civilização cristã.” (BORGES DE MACEDO, Paulo Emílio. O nascimento do direito internacional. São Leopoldo: UNISINOS, 2009, p. 226).
[22] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. In : TRUYOL y SERRA, Antonio et al. Actualité de la Pensée Juridique de Francisco de Vitoria. Bruxelles: Bruylant, Centre Charles De Visscher pour le droit international, 1988, p. 39.
[23] Cf. VITÓRIA, Francisco de. De Jure Gentium et Naturali. In: SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law. Appendiz E, p. cxii.
[24] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. p. 41.
[25] “Quod ius gentium non solum habet vim ex pacto et condicto inter homines, sed etiam habet vim legis. Habet enim totus orbis, qui aliquo modo est una republica, potestatem ferendi leges aequas et convenientes omnibus, quale sunt in iure gentium.” (VITÓRIA, Francisco. Op. Cit., De potestate civili, 21. p. 191).
[26] “Ex quo patet quod mortaliter peccant violantes iura gentium” (VITÓRIA, Francisco. Op. Cit., De potestate civili, 21. p. 191).
[27] “Quod naturalis ratio inter omnes gentes constituit, vocatur ius gentium” e “Et dato quod non semper derivetur ex iure naturali, satis videtur esse consensus maioris partis totius orbis, maxime pro bono communi omnium.” (VITORIA, Francisco de. Op. Cit. De indis I, 3, 2. p. 706 e I, III, 4. p. 710).
[28] Cf. VITÓRIA, Francisco de. De Jure Belli. 20 In: SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law, Appendiz B, p. lvi. Cabe observar que aqui esta norma de direito das gentes se funda no direito natural.
[29] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. pp. 45-46.
[30] “(...) ut si bellum hispaniarum esset adversus gallos alias ex causis iustis susceptum et alioqui regno hispaniarum utile, tamen cum maiore malo et iactura geritur christianitatis, puta qui turcae occupant interim provincias christianorum, cessandum esset a tali bello.” (VITÓRIA, Francisco. Op. Cit., De potestate civili, 13. p. 168).
[31] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. p. 46.
[32] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. pp. 50-56.
[33] “Probatur primo ex iure gentium, quod vel est ius naturale, vel derivatur ex iure naturale” (VITORIA, Francisco de. Op. Cit. De indis I, III, 2. p. 706).
[34] “Ius naturale commune omnium nationum, et quod ubique instinctu naturae” (ISIDORUS HISPALENSIS EPISCOPUS. Etymologiarum sive Originum Libri XX. ed. W. M. Lindsay. Oxford: Claredon Press, 1911, V, IV, 1).
[35] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. p. 61.
[36] “(...) first of all the dispute concerns the name more than the thing, for it matters little whether one says this or that” (VITÓRIA, Francisco de. De Jure Gentium et Naturali. In: SCOTT, J. B. The Spanish Origin of International Law, Appendiz E, p. cxi).
[37] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. pp. 32-33.
[38] Cf. HAGGENMACHER, Peter. La place de Francisco de Vitoria parmi les fondateurs du droit international. pp. 34-35.
[39] Entre os que negam a existência de uma escola espanhola de direito internacional encontram-se Camilo Barcia Trelles (Francisco Suárez: les théologiens espagnols du XVIe siècle et l’école moderne du Droit International. Recueil de Cours de l’Académie de Droit International de Le Hague, n. 1, t. 43, 1933) e Joseph Delos (La Société Internationale et les Principes de Droit Public. 2. ed. Paris: Pédone, 1950). Entre os que defendem essa ideia estão Adolfo Miaja de la Muela (Internacionalistas Españoles del Siglo XVI. Fernando Vasquez de Menchaca. Valladolid: Universidad de Valladolid, Sección de Estudios Americanistas, 1932) e Luciano Pereña. Este último, embora acredite num verdadeiro corpus hispanorum de pace, dedica boa parte de suas obras a estudar Suárez, em especial. Os trabalhos deste autor estão referidos nos capítulos II e IV. Ainda está por merecer um estudo sério se os que vêem discordâncias tão aberrantes entre os trabalhos de natureza jurídica de Francisco de Vitória e os dos demais escolásticos espanhóis, sobretudo Francisco Suárez, não refletem apenas a rusga de origem teológica que os dominicanos (Bañez) travaram com os jesuítas (Molina) sobre o problema da pré-ciência de Deus.
[40] “Or, à ce problème, il n’y a en définitive, que deux solutions: la force obligatoire du droit positif lui vient d’un fondament objectivf, le bien commun, dont il interprète les exigences idéales en fonction d’un donné historique, – ou de l’accord de volontés. Volontarisme ou droit à fondement objectif, telles nous semblent les seules branches de l’alternative. On pressent en quel sens se prononcera Suarez.” (DELOS, J. Op. Cit., p. 270).
[41] Ainda assim, o epíteto de filósofo não impede Scott de subtrair toda a originalidade de Suárez: a famosa distinção suareziana de jus intra gentes e jus inter gentes já se encontraria em Vitória, bem como a descrição deste da comunidade internacional apresentar-se-ia mais bela e completa. Cf. SCOTT, J. B. The Catholic Conception of International Law. Washington D.C.: Georgetown University Press, 1934. pp. 183-184.
[42] “Le père du droit de gens, c’est une société en nom collectif, si j’ose ainsi m’exprimer; c’est une série de penseurs et de juristes, dont les uns on précédé Grotius, dont les autres on élargi et développé son oeuvre, au cours du XVIIème et du XVIIIème siècles.” (BOURQUIN, Maurice. Grotius est-il le père du droit des gens? (1583-1645). In: Grandes figures et grandes oeuvres juridiques. Genève: Librairie de l'Université, Georg & Cie., 1948. p. 77).