As licitações sustentáveis e a busca pela eficiência energética

Leia nesta página:

A busca pela eficiência energética é uma diretrizes para a realização das licitações sustentáveis. Nesse contexto, existe uma série de normas pouco conhecidas que auxiliam a Administração Pública na consecução deste objetivo.

As licitações são procedimentos administrativos especiais, que tem como base os princípios constitucionais da impessoalidade e da eficiência e cujos objetivos, até a publicação da Lei nº 12.349/10, eram a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública e a garantia do princípio da isonomia.

 Com a entrada em vigor da referida lei, foi inserido no art. 3º da Lei nº 8.666/93 mais um objetivo para as licitações, qual seja, a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Sobre essa alteração, veja-se o que diz Barki (2011, p. 53):

Com o advento de previsão legislativa expressa estabelecendo que a licitação destina-se a garantir a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, formalmente o direito brasileiro fixou regramento geral que enfatiza o papel do Estado como consumidor em prol da sustentabilidade, em consonância com o princípio 8 da Declaração do Rio [1].

Como consequência da inclusão da sustentabilidade nos objetivos das contratações públicas, surgiu o termo “licitações sustentáveis”, que foi conceituado pelo Ministério do Meio Ambiente (20-?) como “o procedimento administrativo formal que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras” [2].

Importante ressaltar que, mesmo antes da modificação do art. 3º da Lei nº 8.666/93, parte da doutrina já reconhecia a possibilidade de a Administração Pública realizar licitações sustentáveis, tomando como base os arts. 170, VI e 225, da Constituição (Freitas, 2011) [3].

Em virtude da alteração da Lei nº 8.666/93, surgiram diversos questionamentos por parte dos operadores do direito e, principalmente, por parte daqueles responsáveis pela realização de licitações nos órgãos e entidades da Administração Pública, indagando como inserir critérios sustentáveis nas aquisições e em qual momento tais critérios deveriam ser exigidos dos licitantes.

Essa ainda é uma questão tormentosa, mas a doutrina, de um modo geral, concluiu que tais critérios devem ser inseridos em três momentos: 1) na especificação técnica do objeto; 2) na habilitação das empresas (em casos particulares) e 3) nas obrigações da contratada.

Para tanto, deve-se tomar como base as diretrizes de sustentabilidade contidas na Lei de Mudanças Climáticas (Lei nº 12.187/09), na Lei de Resíduos Sólidos (Lei nº 13.305/10) e no Decreto nº 7.746/12, o qual regulamentou o art. 3º da Lei nº 8.666/93. Dentre essas diretrizes destaca-se a da busca pela maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia, contida no art. 4º, inciso III, do citado Decreto Federal, que prevê

Ora, é certo que não há um modelo pronto para os diversos entes públicos sobre como realizar licitações sustentáveis, pelo contrário, cada órgão e entidade da Administração Pública deverá levar em conta as suas especificidades e a sua situação particular para elaborar editais de licitação com critérios sustentáveis. No entanto, existem regulamentações técnicas pouco difundidas, que podem auxiliar os gestores a realizar licitações com vistas a atender ao princípio do desenvolvimento sustentável e a proporcionar maior economia de energia e de recursos financeiros para a Administração.

Exemplo de regulamentação pouco conhecida são aquelas provenientes do INMETRO, autarquia federal que, dentre outras atribuições que lhes são próprias, avalia, enquadra e disponibiliza à sociedade o grau de eficiência energética de determinados bens.

A análise desses produtos é feita com base em Requisitos de Avaliação de Conformidade (RAC) elaborados pelo INMETRO, por meio de Portaria, para cada categoria de bem. Uma vez submetidos a tais requisitos, os produtos integrantes de determinada categoria são classificados de acordo com o seu grau de eficiência energética.

Após a classificação, o fabricante deverá, obrigatoriamente, inserir no seu produto, em local visível e de acordo com os padrões do INMETRO, a Etiqueta Nacional de Consumo Energético - ENCE, contendo a categoria em que o bem foi enquadrado nos RACs.

De acordo com o INMETRO, “a etiquetagem representa um instrumento importante para a conservação de energia no país, visto que estimula um constante aprimoramento tecnológico na fabricação de equipamentos energeticamente eficientes e elevando, em conseqüência, a qualidade aos níveis internacionais”[4].

A presença da ENCE nos produtos serve como forte critério para a tomada de decisões por parte dos consumidores e até mesmo dos administradores públicos, os quais poderão verificar qual é o grau de eficiência energética de cada objeto a ser adquirido.

No caso específico da Administração Pública, a ENCE deve ser levada em consideração para a realização de licitações sustentáveis visando a contratação de bens com o melhor desempenho energético e, consequentemente, maior economia de recursos financeiros a médio e longo prazo.

Resta saber de que forma o gestor público deverá inserir a ENCE nos procedimentos licitatórios. Isso porque, conforme já dito, há três maneiras de se cobrar critérios sustentáveis nas licitações: na especificação técnica do objeto, na habilitação dos participantes e na obrigação da contratada.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

  No caso específico da ENCE, esta deverá ser inserida no termo de referência e/ou nas definições técnicas do objeto a ser contratado. Trata-se de critério relacionado às características do bem que se pretende adquirir. A Administração poderá (deverá) estabelecer quais serão as faixas de eficiência energética (constantes na ENCE) que serão aceitas para aquele produto.

Noutros termos: em uma licitação para a compra de televisores, por exemplo, um Município poderá inserir na especificação técnica do objeto que somente serão aceitos produtos cujo grau de eficiência energética seja A, B ou C, de acordo com a ENCE específica daquela categoria.

Embora em um primeiro momento possa parecer que há uma restrição à competitividade, uma vez que se limita o número de produtos a serem ofertados, tem-se, por outro lado, que essa suposta restrição é justificada e fundamentada em normas legais e constitucionais, tais como o art. 170, IV, CF e no próprio art. 3º da Lei nº 8.666/93.        

Sobre esse tema, a Advocacia Geral da União, na 3ª edição do Guia Prático de Licitações Sustentáveis, explicou que “há forte embasamento normativo para que a Administração deixe de adquirir bens de baixa eficiência energética, acrescentando como requisito obrigatório da especificação técnica do objeto que o produto ofertado pelos licitantes possua ENCE da(s) classe(s) de maior eficiência” [5].

No entanto, é importante lembrar que a sustentabilidade possui três pilares de valores iguais: o econômico, o social e o ambiental. Nenhum deles é superior ou inferior ao outro. Portanto, a inserção de critérios sustentáveis deverá se dar em estrita observância a cada um desses princípios. Isso é, um requisito sustentável não poderá restringir a competitividade a tal ponto que a contratação se torne antieconômica.

Ou seja, não seria viável (e nem juridicamente correto) exigir somente produtos com ENCE “A”, quando os outros integrantes da categoria possuem média “C” e “D”. O benefício ambiental não seria compensado pelo significativo aumento dos custos econômicos.

Portanto, antes de licitar, o gestor público deverá consultar a tabela dos produtos disponíveis no sítio eletrônico do INMETRO a fim de identificar qual é a média de consumo energético para aquela categoria determinada. Somente após esse procedimento é que se poderá inserir o grau da ENCE nas especificações técnicas do objeto.

Em conclusão e à luz do princípio do desenvolvimento sustentável, tem-se que a busca pela eficiência energética por parte da Administração Pública passa, necessariamente, pela realização de licitações sustentáveis. Assim sendo, os órgãos e entidades públicas devem inserir critérios sustentáveis com vistas ao uso racional da energia elétrica, à economia de recursos públicos e à melhoria na qualidade de vida da população.

[1] BARKI, Teresa Villac Pinheiro. Direito Internacional Ambiental como Fundamento Jurídico para as Licitações Sustentáveis no Brasil. In: SANTOS, Murillo Giordan Santos; BARKI, Teresa Villac Pinheiro (org.). Licitações e Contratações Públicas Sustentáveis. Belo Horizonte, Fórum: 2011.

[2] MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Licitações sustentáveis. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/eixos-tematicos/item/526>. Acesso em: 12 nov. 2012.

[3] FREITAS, Juarez de. Licitações e sustentabilidade: ponderação obrigatória dos custos e benefícios sociais. Interesse Público: Revista Bimestral de Direito Público, Belo Horizonte, n. 70, p. 15-37, 2011.

[4] Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/etiquetagem.asp

[5] Disponível em: http://www.agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/138067

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Henrique Magalhães Azevedo

Advogado. Servidor público do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Professor de Finanças Públicas da Pós-graduação em Gestão Pública oferecida pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo - TCE/MG. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro/MG. Especialista em Direito Público pelo CAD/BH.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos