A Defensoria Pública no novo CPC

18/05/2014 às 22:37
Leia nesta página:

O anteprojeto do novo Código de Processo Civil dedica capítulo específico à Defensoria Pública com dispositivos que, se não constituem substancial inovação, reforçam a importância da Instituição no Estado Democrático de Direito.

A seção dedicada exclusivamente à Defensoria Pública no anteprojeto do novo Código de Processo Civil, com dispositivos específicos para o resguardo das prerrogativas do defensor público, constitui aprimoramento, ainda que tímido, da norma processual brasileira.

De fato, é o mínimo que se poderia esperar de um diploma contextualizado na publicização do direito civil e na constitucionalização do direito processual, em contraposição ao Código de Buzaid, pensado para regrar o processo civil em uma ordem jurídica eminentemente privatista, vigente quando de sua promulgação há mais de 40 anos.

A evolução conceitual, que resgatou os direitos fundamentais e os princípios constitucionais do limbo da ineficácia outorgada pelo caráter programático que lhe era atribuído, converteu disposições como o da assistência jurídica integral e gratuita em norma de implementação obrigatória.

Concebida na Constituição de 1988, a Defensoria Pública tem diante de si desafios colossais e nesse íngreme caminho, cada passo é uma vitória a ser celebrada não somente pelas camadas mais humildes da população, diretamente assistidas pela instituição, mas também por toda a sociedade, que se beneficia com a estabilidade que somente a justiça social permite vislumbrar.[1]

Desse modo, os novos dispositivos constituem um passo[2] na busca da realização de um dos pilares axiológicos do Estado Democrático de Direito, a saber, a defesa dos direitos e interesses dos necessitados.

A seção dedicada à Defensoria Pública se inicia com o art. 91, dispondo que “a representação processual pela Defensoria Pública se dará por mera juntada de declaração de hipossuficiência da parte, assinada por defensor público.”

Desde a Lei nº 1060/50 há subsídio jurídico para a desnecessidade de juntada de instrumento de mandato pelo Defensor Público. O projeto traz, porém, redação mais específica, consignando, ainda, que a declaração assinada pelo Defensor Público induz a presunção de que o assistido é juridicamente necessitado.

O art. 92 reproduz dispositivo da Lei Complementar nº 80/1994, ao dispor que “caberá à Defensoria Pública atuar na função de curadora especial, nos casos especificados em lei”.

Apesar da clareza da lei, ainda há controvérsia sobre aspectos desse munus, como por exemplo, em relação à curadoria da criança e do adolescente, tema do qual tratamos em outra oportunidade.[3]

Por fim, preconiza o art. 93 que o Defensor Público terá “prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da vista pessoal dos autos, mediante carga ou remessa.”

A novidade fica por conta o parágrafo 1º, que estabelece que “o juiz determinará a intimação pessoal da parte patrocinada, a requerimento da Defensoria Pública, no caso de o ato processual depender de providência ou informação que somente por ela possa ser prestada”, o que vem ao encontro da necessidade verificada em muitos feitos, nos quais amiúde resta impossível a localização do assistido.

A “Seção 2” do anteprojeto do novo CPC é, em suma, mais um passo na afirmação da identidade institucional da Defensoria Pública, qual ente indispensável à função jurisdicional no Estado Democrático de Direito.


[1] José Afonso da Silva comenta que a assistência integral e gratuita constitui “um meio de realizar o principio da igualização das condições dos desiguais perante a Justiça.” – Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros,2008,p.591.”

[2]  No Projeto do novo CPC, a Exposição de Motivos consigna que “se deram alguns passos à frente, para deixar expressa a adequação das novas regras Constituição Federal da República”.

[3] SILVA, Pericles Batista da. “Deve-se designar defensor público exclusivo para crianças?” Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-dez-06/ pericles-batista-designar-defensor-publico-exclusivo-criancas>. Acesso em 30/08/13.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pericles Batista da Silva

Defensor Público do Estado de Minas Gerais. Professor Universitário. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Salamanca/ES. Especialista em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela PUC/MG e em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie/SP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos