A revisão de benefício previdenciário decorrente de ação trabalhista

Leia nesta página:

Trata-se de uma abordagem sobre o direito de revisão de benefícios previdenciários àqueles que obtém um pronunciamento judicial favorável na Justiça do Trabalho.

O benefício previdenciário, independente de substituir o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado, deve incorporar os ganhos habituais do empregado a qualquer título (horas extras, gorjetas, comissões, gratificações, etc), repercutindo na majoração do valor real do benefício a ser recebido (CF, Art. 201, § 11).

Diante deste mandamento constitucional, tem-se que o INSS tem o dever de considerar no cálculo do benefício do segurado as verbas trabalhistas habituais percebidas pelo empregado.

Por isso que a Lei estabelece que o salário de contribuição consiste na “remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;” (Lei. 8212/91, Art. 28).

Teoricamente, o tema não tem muita complexidade, pois o empregador recolhendo os salários de contribuições de seus empregados corretamente (Lei 8212/91, art. 30, II, b) o INSS, no momento do requerimento administrativo, procederá corretamente o cálculo do benefício.

Contudo, na prática, tem se constatado que o empregado frequentemente acaba sendo duplamente lesado.

A primeira lesão ocorre quando o empregador suprime do recolhimento do empregado as verbas habituais devidos ao empregado, sendo que na maioria dos casos o empregado sequer recebe a incorporação destas verbas em seu salário mensal.

A segunda lesão ocorre quando do cálculo do benefício pelo INSS, ocasião em que a autarquia previdenciária, por desconhecer o recebimento dos ganhos habituais pelo segurado, não incorpora ao benefício como determina a Lei e a Constituição Federal.

Para coibir e restaurar o mal causado pela primeira lesão, o empregado pode utilizar a Justiça do Trabalho que, ao analisar o caso em concreto, poderá condenar o empregador a integrar os ganhos habituais ao salário do empregado, bem como a indenizar o obreiro pelos valores não recebidos.

Já a segunda lesão, somente poderá ser reparada através de ação previdenciária, na qual o INSS será condenado a integrar os ganhos habituais reconhecidos na sentença trabalhista, incorporando-os ao salário de contribuição do segurado.

Esta incorporação resultará na revisão imediata do benefício previdenciário, bem como no recebimento da diferença entre o valor devido (com a incorporação dos ganhos habituais) e o valor recebido pelo segurado nos últimos 60 (sessenta) meses antes da propositura da ação.

Por fim, cabe ressaltar que é aconselhável que se procure um advogado especializado em direito previdenciário para o patrocínio desta ação de revisão do benefício, especialmente com domínio sobre o tema, pois caso contrário, a ação judicial poderá ser julgada improcedente e o direito de revisão ser perdido.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos