Quais os efeitos patrimoniais da união estável?

31/05/2014 às 09:05
Leia nesta página:

A união estável como entidade familiar tem aspectos e efeitos que incidem também no campo patrimonial dos conviventes, ganhando grande importância quando ocorre a dissolução desta entidade familiar, nascendo a necessidade de partilha dos bens.

Abordaremos neste texto os efeitos patrimoniais da união estável entre os companheiros. Destaca-se que a união estável é instituto jurídico onde duas pessoas convivem de forma pública e contínua com o objetivo de constituir família. Na verdade vivem e se apresentam como se casado fossem.

Do ponto de vista legal, três são as consequências patrimoniais da união estável: o direito aos alimentos, a sucessão hereditária e a meação dos bens comuns adquiridos no decorrer desta entidade familiar. Nos debruçaremos no presente artigo a falar sobre a meação.

Antes, porém, é necessário dizer que esta temática ganha maior relevância quando o casal decide dissolver, ou seja, romper o vínculo convivêncial hábil a formar a união estável, surgindo, pois, a necessidade de partilhar os bens amealhados na constância da união e que constitui patrimônio comum do casal.

Segundo a lei vigente, caso os companheiros não formulem um contrato escrito para regular os efeitos patrimoniais, ou seja, como se dará a relação patrimonial entre eles, adotar-se-á, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens.

Diante disso, na ausência de contrato escrito várias regras do regime da comunhão parcial de bens serão aplicadas à união estável especialmente no que se refere a partilha e a administração dos bens.

Pode-se afirmar que fica excluída da união estável, ou seja, de eventual partilha de bens entre os  companheiros:  

a) os bens que cada companheiro possuir ao estabelecer a união estável;
b) os bens havidos por doação ou sucessão, mesmo que a doação ou a herança ocorra na constância da união estável;
c) bens adquiridos na constância da união estável com recursos exclusivamente pertencentes a um dos companheiros, provenientes da venda de bens doados ou herdados durante a união estável;
d) as obrigações (dívidas) anteriores à união estável;
e) as obrigações provenientes de ato ilícito, salvo se reverterão em proveito de ambos os companheiros;
f) os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão;
g) os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge;
h) pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes;
i) os bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior à união.

Os bens que se comunicam, ou seja, que os companheiros devem partilhar caso haja a dissolução da união estável são os seguintes

a) os bens adquiridos na constância da união estável por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges;
b) os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior;
c) bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os companheiros;
d) as benfeitorias em bens particulares de cada companheiro;
e) os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada companheiro, percebidos na constância da união estável, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão;
f) os bens móveis (veículos automotores, eletrodomésticos, etc), salvo prova de que foram adquiridos em momento anterior à união.

Por fim, a união estável, como entidade familiar reconhecida e protegida pela Constituição Federal, garante aos companheiros a proteção jurídica necessária para evitar que injustiças possam ser cometidas quando ocorrer um eventual rompimento do casal, afastando-se a possibilidade de privilégio de um companheiro em detrimento do outro.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Andrei Barbosa

Advogado especialista em Processo Civil, Procurador Jurídico e professor universitário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos