Protesto armado, de rosto coberto, não é protesto!

02/07/2014 às 16:40
Leia nesta página:

Breves observações sobre os limites que devem ser observados pelas manifestações.

O protesto com armas (facas, bombas, pedras) e/ou com o rosto coberto para não ser identificado não encontra suporte na Constituição Federal (art. 5º, incisos IV e XVI). 

Não pretendo me ocupar, neste pequeno texto, das origens dos direitos fundamentais de manifestação do pensamento e de reunião, nem mesmo da justificação filosófica de tais direitos.

Para demonstrar meu ponto-de-vista, limito-me a afirmar, e o faço com absoluta tranquilidade, que temos uma das constituições mais garantidoras de direitos fundamentais do mundo, condizente, aliás, sobretudo no que se refere ao direito à manifestação do pensamento e ao direito de reunião, com diversos textos normativos internacionais (como, por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos – artigos 18, 19 e 20 – e o Pacto de San José da Costa Rica – art. 12, 13 e 15). 

Pois bem, essa mesma Constituição, ao assegurar a livre manifestação do pensamento, que justifica o direito de protestar, por exemplo, veda, expressamente, o ANONIMATO. Esconder o rosto objetiva o que, se não esconder a identidade para não ser responsabilizado por seus atos? 

Não vivemos em tempos de exceção, em que o uso de máscaras poderia ser justificado por conta da repressão de um estado totalitário.  

A Constituição assegura, igualmente, que é livre o direito de reunião (por meio de passeatas ou caminhadas, por exemplo), mediante prévio aviso à autoridade competente (não se trata de autorização, mas de aviso), desde que a reunião seja PACÍFICA (sem violência, portanto), SEM ARMAS (não se trata, apenas, de arma de fogo, mas de qualquer espécie de arma). 

Não há, portanto, direito a sair na rua com o rosto coberto, pedras ou bombas na mão, destruindo o patrimônio alheio sob o pretexto de estar exercendo seu direito de manifestação. Não há direito, também, em locais públicos, de cercear a liberdade de imprensa (também assegurada constitucionalmente - art. 220), quebrando automóveis ou alvejando veículos de mídia. 

Parece muito claro, por outro lado, que, para manter a ordem – obrigação que incumbe ao Estado –, não poderão as autoridades policiais usar de força além da necessária para coibir excessos e assegurar a "ordem constitucional e o Estado Democrático" (termos constantes da própria Constituição – art. 5º, XLIV).

Em síntese, quem quer exercer seu direito de manifestação, terá de respeitar, sempre, direitos fundamentais igualmente protegidos pela Constituição Federal (como propriedade, segurança e o direito de ir e vir dos demais – art. 5º, “caput” e incisos XXIII, XV). 

Parece complicado? Pode ser. Ninguém jamais disse que é fácil viver em sociedade. Mas a democracia, é preciso compreender, não é uma via de mão única. Em um sentido, direitos vão; em outro, direitos e deveres vêm.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio Soares Pereira

Juiz Federal Substituto (TRF-4). Mestre em Direitos Fundamentais (PUCRS).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos