Artigo Destaque dos editores

A atuação constitucional dos tribunais de contas e de seus magistrados (composição, atuação e deliberações): de Eisenhower a Zé Geraldo:

A natureza jurídica da proposta de decisão e do cargo de auditor (ministro ou conselheiro substituto)

Exibindo página 4 de 5
Leia nesta página:

5. Considerações Finais

Atualmente, na praxis adotada, os Auditores (Ministros e Conselheiros Substitutos)  dos Tribunais de Contas atuam como relatores e podem instruir e conduzir os Processos, bem como podem proferir decisões interlocutórias e despachos. Porém, segundo o costume contra legem estabelecido, a teor das disposições do Código de Processo Civil Brasileiro, não se computa suas manifestações meritórias como votos, mesmo nos órgãos fracionários,  o que mitiga o princípio da máxima efetividade constitucional e esvazia as atribuições da judicatura que o constituinte lhes atribuiu.

Assim, tal qual um “Eisenhower” transformado pela praxis em “Zé Geraldo”,  conspurca-se os atributos dos Ministros  e Conselheiros Substitutos, contrariando-se o modelo preconizado e destacado pelo Ministro Ayres Britto no julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade n. 1994-ES pelo Supremo Tribunal Federal[74], qual seja, a existência necessária, como parte da “ossatura” do Estado e elemento de composição do próprio tribunal, por parte dos Auditores,  como modelo da Constituição da República e de observância obrigatória por parte dos Estados Federados nos termos de seu art. 75, a trazer a seguinte indagação:  se o próprio cargo de Auditor dos Tribunais de Contas não pode ser extinto, como poderia ser subtraída dele a possibilidade de atuar como julgador, o que se exerce através do voto efetivo nas sessões de julgamento?

O que se percebe é a perpetração, “silenciosamente ruidosa”, de uma capitis diminutio das possibilidades de decisões que devem proferir os Ministros e Conselheiros Substitutos. Os votos que proferem nessa qualidade não são considerados votos, mas “propostas de decisão, voto ou  deliberação”, como queira o intérprete,  o que se apresenta como flagrante   atecnia, ao se considerar o estrito e legal conceito técnico do que é processo, porém que se tem feito forte através de recalcitrantes costumes.   Essa atecnia existe, repita-se, em razão do fato de um Magistrado das Cortes de Contas não poder atuar como julgador nos  processos em que ele próprio é o relator.

Vale lembrar que o princípio da colegialidade nos julgamentos das Cortes pátrias não é meramente formal. A colegialidade pressupõe participação efetiva de todos os órgãos julgadores, motivo pelo qual, a todos os Magistrados das Cortes de Contas, deve ser assegurada a possibilidade de votar ao menos nos órgãos fracionários, caso tenhamos excessivo apego à métrica do número de integrantes de que tratam os artigos 73, caput, e parágrafo único do art. 75 da CR/88, locais em que o Auditor possui assento permanente, ou seja, nas Câmaras de julgamento que existem paralelamente ao Tribunal Pleno em algumas Cortes de Contas do país.

Como corolário, a permanecer como está a prática quanto à consideração das propostas de decisão, há uma inconstitucional desvalorização dos trabalhos dos Auditores (Ministros e Conselheiros Substitutos), além de um retrabalho para os Ministros e Conselheiros, já que decidem em cima do que não instruíram, desprezando-se todo o processo de conhecimento de contas levado à efeito pelos Auditores, gerando-se ainda um decréscimo de produtividade e uma gritante, repita-se, atecnia e morosidade face aos princípios da eficiência e celeridade.

A atual situação existente quanto à proposta de decisão portanto revela-se paradoxal face à busca dos princípios da eficiência, previsto no art. 37, caput, da Constituição da República e celeridade processual prevista no art. 5º, LXXVIII, da Lei Maior.

No âmbito do próprio Tribunal de Contas da União, 5 (cinco) Ministros devem compor o quorum das sessões plenárias e 3 (três) Ministros devem compor o quorum das sessões das Câmaras, nos termos do art. 67, § 2°, da Lei Orgânica do Tribunal de Contas de União[75], c/c arts. 93 e 134 do respectivo Regimento Interno,[76] independentemente da presença dos Ministros Substitutos.

Com efeito, em regra, a apuração dos votos exige a presença de apenas três Magistrados de Contas nas Câmaras dos Tribunais de Contas, enquanto o sistema de apreciação da “proposta de decisão” exige presença de quatro Magistrados, aqui incluído o Auditor (Ministro ou Conselheiro Substituto), o que gera um recorrente retrabalho e exige um maior quorum para a apreciação dos processos, revelando-se numa situação sem paradigma no âmbito do sistema processual brasileiro.

Ao consideramos que a própria Constituição da República, no seu art. 73, § 4º, previu a atuação dos Auditores (Ministros e Conselheiros Substitutos) em 2 (duas) hipóteses, quais sejam, ora substituindo, ora atuando em funções da judicatura, ocasião em que, examinando o mérito, relatam processos em sessões de julgamento, proferindo verdadeiras “sentenças”, devem portanto ser computadas como votos, não podendo tal mister ser menoscabado, para mero e, no caso, teratológico parecer.

Sendo as funções da judicatura claramente incompatíveis com pareceres, deve ser reconhecida a força normativa da Constituição. E o que a Constituição, numa interpretação sistemática, prescreve é que as Cortes de Contas sejam céleres e efetivas, o que perpassa a necessidade de que, ao menos nas Câmaras a que pertençam, os Auditores (Ministros e Conselheiros Substitutos) dos Tribunais de Contas profiram votos,  ainda que não estejam em substituição.

 A Constituição não deve ser interpretada no sentido da permanência da sistemática da “proposta de decisão”, que é sinônimo de retrabalho e de rejulgamento. Não deve o Auditor, enquanto relator, apresentar um “mero parecer”, sem eficácia jurídica, ou seja, apenas uma proposição sujeita a posterior “acolhimento”. Isso é, repita-se, incompatível com as prerrogativas e deveres assegurados constitucionalmente aos referidos Ministros e Conselheiros Substitutos, magistrados que são.

Se assim não o fosse, porque a Constituição atribuiria tantas prerrogativas, enquanto Magistrados de Contas, aos Auditores? Somente para depois deles retirar o principal, que é proferir efetivamente o seu voto?

Nesse sentido, é importantíssimo recordar que a proposta de decisão não possui supedâneo constitucional, mas o exercício das funções da judicatura, sim, expressamente.

É em decorrência disso que se constata que a proposta de deliberação é mantida por força de um costume sem permissivo constitucional  que veio a ganhar, posteriormente, em alguns casos, status normativo. Verifica-se, portanto, que foi levantada uma infrutífera polêmica que redunda em uma diminuição em relação ao alcance do texto constitucional ao retirar do Auditor o exercício “das atribuições da judicatura” e redunda em morosidade no âmbito das Cortes de Contas.

Mais uma vez ocorre falta de eficiência, violando-se o art. 37, caput, da Constituição da República, quando se constata que Magistrados de Contas concursados e, portanto, presume-se, preparados tecnicamente, deixam de participar da votação efetiva dos julgamentos.

O que se defende, portanto, é que os  Auditores dos Tribunais de Contas, pouco importando o rótulo de  Ministros ou Conselheiros Substitutos, efetivamente exerçam o mister que o Constituinte lhes conferiu, qual seja, o pleno  exercício da função de judicatura, nos termos do art. 73, § 4º, da Constituição da República. Nesse sentido, a emissão de mera “proposta de decisão” está na contramão da Carta Constitucional proclamada em 05 de outubro de 1988.


6. Referências Bibliográficas

BARBOSA, Rui. Exposição de Motivos: Brasil. Decreto n. 966-A, de 7 de novembro de 1890. Crêa um Tribunal de Contas para o exame, revisão e julgamento dos actos concernentes á receita e despeza da Republica. Disponível em <www.senado.gov.br>. Acesso em 10 fev. 2014

BARCELLOS, Ana Paula de. Constitucionalização das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais: o controle político-social e o controle jurídico no espaço democrático. In: SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos Fundamentais: orçamento e reserva do possível. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

BOITEMPO.  Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Disponível em <http://www.boitempoeditorial.com.br/livro_completo.php?isbn=978-85-7559-341-7>. Acesso em 30 nov. 2013.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº. 215-5-PB - Medida Liminar. Relator: Ministro Celso de Mello. DJU, seção 1, 03-08-90, p. 7.234.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº. 1964 - Medida Cautelar. Relator:  Min. Sepúlveda Pertence, Tribunal Pleno, julgado em 25/03/1999, DJ 07-05-1999.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 1964 MC. Relator:  Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, Tribunal Pleno, julgado em 25/03/1999, DJ 07-05-1999.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 1994-ES. Relator:  Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 24/05/2006, DJ 08-09-2006.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADIn nº 1193-6/AM. Relator: Ministro Maurício Corrêa. Brasília, 09 de fevereiro de 2000. Disponível em: <http://www.stf.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2002.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1966-0/ES. Relator: Ministro Octávio Galloti. Brasília, 17 de março de 1999. EMENTA: Auditor de Tribunal de Contas. Nomeação sujeita à prestação de concurso público (art. 37, II da Constituição Federal). Diário da Justiça, Brasília, DF, 07 de maio 1999, p. 2. Disponível em: <http://www.stf.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2002

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Medida Cautelar na Reclamação n. 13.965. Relator: Min. Luiz Fux, julgado em 04/10/2012, DJe-200 10/10/2012, public.11/10/2012.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso em Mandado de Segurança nº. 4.041. Rel. Min. Ribeiro da Costa. Brasília, 5 de dezembro de 1956. Diário da Justiça, Brasília, DF, 21 jun. 1995.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário n. 132.747-2 DF. Recorrente: Jackson Barreto de Lima.Recorrida: Procuradoria Regional Eleitoral. Relator: Ministro Marco Aurélio. Brasília, 17de junho de 1992. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginador/paginador.jsp?docTP=AC&docID=207690>. Acesso em: 10 jul. 2010.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Ordinário em Mandado de Segurança (ROMS) n. 10241/PB.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União, Lei Ordinária Federal n. 8.443/1992:

BRITTO, Carlos Augusto Ayres. Tribunal de Contas: instituição pública de berço constitucional. Revista Técnica dos Tribunais de Contas - RTTC, Belo Horizonte, ano 2, n. 1, p. 13-25, set. 2011.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

CANHA, Cláudio Augusto. A evolução (?) do papel dos auditores dos tribunais de contas do Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3641, 20 jun. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/24751>. Acesso em: 19 jul. 2013.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 19 ed. Rio de janeiro: Lumen juris, 2008.

CARVALHO, André Luís. O Controle Financeiro Exercido pelo TCU. In: MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Curso Prático de Direito Administrativo. 3 ed., rev. atual. e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2011. P. 1236.

DANTAS, San Tiago. Programa de Direito Civil. Rio de Janeiro : Editora Rio, 1979, v. I.

DINAMARCO. Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil, vol. 1. São Paulo: Malheiros, 2004.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 24 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DISTRITO FEDERAL, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Mandado de Segurança MSG404195 DF. Registro do Acórdão nº 77297. Relator: Desembargador Luiz Cláudio Abreu. Brasília, 23 de maio de 1995. Diário da Justiça, 02 ago. 1995, seção 3, p. 10.382.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby.  Tribunais de Contas do Brasil: jurisdição e competência.  2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2005.

FREUD, Sigmund. O Ego e o ID e Outros Trabalhos (1923-1925) - Coleção Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud - Vol. 19. São Paulo: Imago, 2006.

_________. O Mal-estar na Civilização. Lisboa: Almedina, 2008.

HAMILTON, Alexander;  MADISON, James; JAY, John. O Federalista. Editora Líder: Belo Horizonte, 2003.

JAYME, Fernando G. A Competência Jurisdicional dos Tribunais de Contas no Brasil. Disponível em: <http://www.ufmg.br/pfufmg/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=43&Itemid=24>. Acesso em: 10 de jul. 2010.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva, 2009.

JÚNIOR, Nelson Jorge. O Princípio da Motivação das Decisões.  Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da PUC-SP. Disponível em <www.revistas.pucsp.br/index.php/red/article/dowload/735/518>. Acesso em 21 out. 2011.

MACIEIRA, Leonardo dos Santos. Auditor constitucional dos Tribunais de Contas: natureza e atribuições. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2364, 21 dez. 2009. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/13986>. Acesso em: 30 nov. 2011.

MARQUES, José Frederico. Manual de Direito Processual Civil, 1ª Ed., v. III, nº 537.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32 ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 15 ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

MINAS GERAIS. Tribunal de Contas do Estado. Resolução n. 12, de 19 de dezembro de 2008.

MIRANDA, Pontes de. Comentários ao Código de Processo Civil, Ed. 1974, volume V.

MIRANDA, Pontes de. Comentários ao Código de Processo Civil, Tomo VIII: arts. 539 a 565. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Comentários ao Código de Processo Civil, Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, vol. V: arts. 476 a 565. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Curso Prático de Direito Administrativo. 3 ed., rev. atual. e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

PARDINI, Frederico. Tribunal de Contas da União: órgão de destaque constitucional. Tese apresentada no Curso de Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Faculdade de Direito da UFMG, 1997.

PERES, Bruno. Manifestações de junho são indissociáveis da democracia, afirma Dilma.  Jornal Valor Econômico.  Disponível em <http://www.valor.com.br/politica/3281298/manifestacoes-de-junho-sao-indissociaveis-da-democracia-afirma-dilma> Acesso em 02 nov. 2013.

PONTES DE MIRANDA, Comentários ao Código de Processo Civil, Ed. 1974, volume V. p. 395.REZENDE FILHO, Gabriel. Curso de Direito Processual Civil, 5ª Ed., v. III, nº 804.

SANTOS, Alberto Marques dos. Breve Introdução àsRegras Científicas da Hermenêutica. Acesso em: 25.03.2013. Disponível em: www.fagundescunha.org.br/.../alberto_breve.doc‎

SENADO FEDERAL. Comissões: Constituição e Justiça. Aprovada criação de dois cargos para TCU. Disponível em <http://www.senado.gov.br/noticias/aprovada-criacao-de-dois-cargos-para-tcu.aspx>. Acesso em 09 nov. 2011.

SIDOU, José Maria Othon. Dicionário jurídico. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. 28 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Curso de Processo Civil: processo de conhecimento, v. 1. 5. Ed. 2. Tir. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

TFR, RF 194/174; RDA 59/228; TJSP, RDA 18/150, 35/306; TASP, RDA 38/347; RT 263/564, 294/454.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, v. 1. Rio de Janeiro: Forense.

TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de direito constitucional financeiro e tributário: o orçamento na constituição, v. 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ. Instituto Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo. A Imprescindibilidade do Parecer Prévio no Processo de Prestação de Contas mesmo em Caso de Falecimento do Chefe do Poder Executivo. FERREIRA, Diogo Ribeiro; Núbia de Bastos Morais. Revista Controle, vol. VIII, nº 1, setembro 2010. P. 189-208.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. Mandado de Segurança n. 4001911-74.2012.8.04.0000. Impetrante:  Alípio Reis Firmo Filho. Impetrado: Excelentíssimo Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Conselheiro Érico Desterro. Relator: Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes. Voto proferido em 10 de abril de 2014.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ. Agravo Regimental no Mandado de Segurança Cível n. 5918-31.2009.8.06.0000/1. Relator Desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. Voto proferido em 8/11/2012.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE. Medida Liminar no Mandado de Segurança n. 2012107425. Relatora Desembargadora Marilza Maynard Salgado de Carvalho. Julg. 30/10/2012.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Licurgo Mourão

Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Doutorando em Direito Econômico e Financeiro (USP), Mestre em Direito Econômico (UFPB) com extensões universitárias na The George Washington University (USA), na Fundação Dom Cabral (MG) e na Universidade del Museo Social Argentino (ARG); pós-graduado em Direito Administrativo, Contabilidade Pública e Controladoria Governamental (UFPE). Coautor dos trabalhos técnico-científicos ganhadores do Prêmio Internacional conferido em 2009 e 2013 pela OLACEFS.

DIOGO RIBEIRO FERREIRA

Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Doutorando e Mestre em Direito Processual (UFMG). Especialista em Direito Público Constitucional e em Direito Privado (UCAM). Graduado em Direito (UFMG). Autor de livros e de artigos em várias disciplinas jurídicas. Coautor do trabalho técnico-científico ganhador do Prêmio Internacional conferido em 2013 pela OLACEFS.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MOURÃO, Licurgo ; FERREIRA, , DIOGO RIBEIRO FERREIRA. A atuação constitucional dos tribunais de contas e de seus magistrados (composição, atuação e deliberações): de Eisenhower a Zé Geraldo:: A natureza jurídica da proposta de decisão e do cargo de auditor (ministro ou conselheiro substituto). Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4013, 27 jun. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/29760. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos