O Concurso de crimes no estupro

Leia nesta página:

O presente artigo discorre sobre a novatio legis que reuniu as condutas antes descritas nos crimes de estupro e de atentado violento ao pudor no artigo 213 do Código Penal, descaracterizando o concurso material, que comumente era aplicado.

Com a criação da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009 o legislador brasileiro incorporou as condutas antes descritas no crime de atentado violento ao pudor (art. 214 CP) ao crime de estupro (art. 213 CP). Desta forma, não subsiste mais o crime de atentado violento ao pudor, pois sua tipicidade está contida no atual art. 213, tornando-o tipo misto alternativo. Houve, portanto, uma revogação formal do art. 214 do Código Penal, que comumente é chamado de continuidade normativo típica, em que a conduta continua a ser típica, mas descrita em outro artigo da lei.

Entretanto, deve-se ressaltar, que não se extinguiu o delito de atentado violento ao pudor, não houve uma abolitio criminis, mas apenas uma novatio legis, que reuniu as condutas que caracterizavam o atentado violento ao pudor e o estupro, em apenas um tipo penal.

Anteriormente a vigência da Lei 12.015/09, entendia-se que o agente que no mesmo contexto fático obtivesse conjunção carnal, e logo em seguida outro ato libidinoso com a vítima, mediante violência ou grave ameaça, deveria responder por concurso material dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, nos termos do art. 69 do Código Penal, pois havia duas condutas distintas.

Nesse sentido, imagine-se o caso em que um homem adentrasse a casa de sua vitima e utilizasse de sua força física para manter conjunção carnal contra a vontade da moradora, e logo após para satisfazer a sua lascívia mantivesse também o coito anal, estariam caracterizados simultaneamente os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, devendo o agente responder por dois crimes em concurso material, conforme entendimento do STF.

EMENTA: HABEAS CORPUS. PENA. ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. IMPOSSIBILIDADE DE ABSORÇÃO DE UM DELITO PELO OUTRO. HIPÓTESE DE CONCURSO MATERIAL.

É pacifico o entendimento no Supremo Tribunal Federal no sentido de que estupro e atentado violento ao pudor, praticados contra a mesma vítima, caracterizam concurso material de delitos. Habeas corpus indeferido. (Grifo nosso)(HC 71802, Relator(a):  Min. ILMAR GALVÃO, Primeira Turma, julgado em 12/03/1996.

Entretanto, a nova lei criou um crime único, desta forma, o sujeito que adentrou a casa da vítima para manter com ela conjunção carnal e coito anal estaria cometendo apenas o crime de estupro, pois se trata de um crime de ação múltipla, ou seja, há vários verbos que podem tipificar o crime no mesmo artigo penal, que acaba por beneficiar o agente, conforme considera o professor Flávio Monteiro de Barros (2010, p.19):

Com a Lei 12.015/2009, o atentado violento ao pudor passou a ser também estupro, figurando no mesmo tipo penal. Trata-se da lei mais benéfica, retroagindo para beneficiar o réu, ainda que o fato esteja acobertado pela coisa julgada. Insustentável, a meu ver, o posicionamento de Vicente Greco Filho preconizando o concurso de crimes, quando o agente praticar, no mesmo contexto, a conjunção carnal e outro ato libidinoso autônomo.

Portanto, o crime de estupro pode ser consumado de várias formas, por meio de constranger alguém a ter conjunção carnal, constranger alguém a praticar outro ato libidinoso, ou constranger alguém a permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, desta forma, se houvesse concurso de crimes entre esses atos, a pena descrita no tipo deveria ser aplicada várias vezes, afrontando os princípios da legalidade e proporcionalidade, conforme ensina o Profº Guilherme de Souza Nucci:

 Visualizar dois ou mais crimes, em concurso material, extraídos das condutas alternativas do crime de estupro, cometidos contra a mesma vítima, na mesma hora, em idêntico cenário, significa afrontar o princípio da legalidade (a lei define o crime) e o princípio da proporcionalidade, vez que se permite dobrar, triplicar, quadruplicar etc., tantas vezes quantos atos libidinosos forem detectados na execução de um único estupro. (NUCCI, 2010, p.816)

Neste sentido, é posição consolidada que não há que se falar em concurso de crimes nessas situações, pois o art. 213 descreve um único delito. NUCCI (2009, p.19) explica que naturalmente, deve o juiz ponderar na fixação da pena, o número de atos sexuais violentos cometidos pelo agente contra a vítima.

Deve-se ressaltar ainda, que mesmo com essas mudanças, ainda há a possibilidade de continuidade delitiva ou concurso de crimes no delito de estupro, como no caso do agente que mantém conjunção carnal com a vítima em três dias diferentes. Poder-se-ia estar diante de três crimes em continuidade delitiva ou três crimes em concurso material, dependerá da análise do caso concreto.

A continuidade delitiva estará caracterizada se presente os requisitos dispostos no art. 71 CP, sendo aplicada uma única vez a pena disposta no art. 213 CP, aumentada de um sexto a dois terços. Não caracterizado o crime continuado, restará a aplicação do concurso material, nos moldes do art. 71 CP, imputando três penas referentes ao crime de estupro de forma cumulativa.

Assevera-se ainda, que o condenado pelos crimes de atentado violento ao pudor em concurso material com estupro deve ser beneficiado pela nova redação do art. 213 CP, baseando-se no Princípio da lei penal mais benéfica.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por isso, a figura do art. 213, com a nova redação dada pela Lei 12.015/2009, é favorável ao réu e deve retroagir, atingindo todos os que foram condenados, antes, pela prática de estupro e atentado violento ao pudor, contra a mesma vítima, no mesmo contexto, em concurso material de infrações penais. (NUCCI, 2010, p.818)

Portanto, a Lei 12.015/2009 beneficia o réu, e deve retroagir para favorecer as pessoas que foram condenadas pelo crime de estupro em concurso material com o atentado violento ao pudor, no mesmo contexto fático, conforme já se manifestou o STJ:

HC 167517 / SP

2010/0057558-8

Ministro HAROLDO RODRIGUES

HABEAS CORPUS. ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. MODIFICAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI Nº 12.015/09. LEI PENAL MAIS BENÉFICA. RETROATIVIDADE. CONDUTAS PRATICADAS CONTRA A MESMA VÍTIMA E NO MESMO CONTEXTO. CRIME ÚNICO. ORDEM CONCEDIDA.

1. A Sexta Turma desta Corte, no julgamento do HC nº 144.870/DF, da relatoria do eminente Ministro Og Fernandes, firmou compreensão no sentido de que, com a superveniência da Lei nº 12.015/2009, a conduta do crime de atentado violento ao pudor, anteriormente prevista no artigo 214 do Código Penal, foi inserida àquela do art. 213, constituindo, assim, quando praticadas contra a mesma vítima e num mesmo contexto fático, crime único de estupro.

2. Tendo em vista que o paciente foi condenado por ter praticado, mediante grave ameaça, conjunção carnal e coito anal contra a mesma vítima e no mesmo contexto, é de rigor, pelo princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, o afastamento da condenação pelo atentado violento ao pudor.

3. Habeas corpus concedido para determinar que o Juízo das Execuções proceda à nova dosimetria da pena, nos termos da Lei nº 12.015/2009, destacando que deverá ser refeita a análise das circunstâncias judiciais previstas no artigo 59 do Código Penal. Presidiu o julgamento a Sra. Ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Portanto, a lei deve retroagir para beneficiar os condenados pelos crimes de estupro em concurso material com o atentado violento ao pudor, devendo ser redimensionada a pena disposta em sentença condenatória.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Rafael Cardoso Barros

Graduado em Direito e Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos