Risco gratuito

Leia nesta página:

Criança de colo tem passagem livre no transporte rodoviário de linha, mas não recebe a proteção que lhe é devida.

Usuários do serviço de transporte coletivo de via terrestre, com idade inferior a seis anos, viajam “gratuitamente”, mas sem direito à segurança desfrutada pelos outros passageiros. Seguem precariamente, desprotegidos, completamente alheios ao perigo a que foram expostos. E o que fazem Ministério Público e outras instituições que deveriam atuar em sua defesa?

Em ônibus, trens, aeronaves e outras embarcações é OBRIGATÓRIO o uso de sistemas de retenção adequados às crianças, como as cadeirinhas nos automóveis de passeio, conforme interpretação do disposto na Constituição da República – nela incluídos tratados e convenções internacionais que versem sobre direitos humanos, ratificados pelo Estado na forma da Emenda 45 – e na norma infraconstitucional especial (ECA), que asseguram, respectivamente, ABSOLUTA PRIORIDADE e PROTEÇÃO INTEGRAL a essas pessoas.

Art. 227 (Constituição da República). É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)

Art. 4º (ECA). É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Tais princípios decorrem do Artigo 5º (caput, primeira parte), também da Constituição, o qual estabelece prerrogativas para indivíduos em situação de desigualdade física e psíquica a fim de manter o equilíbrio de condições em relação àqueles que não têm essas limitações.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Manoel de Jesus Pereira Almeida

Advogado, pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil. [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos