O laudo pericial diante dos processos judiciais

08/09/2014 às 16:21
Leia nesta página:

Este artigo relata o conceito do laudo pericial e sua importância pelo fato de ter fundamentação em argumentos técnicos e científicos.

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos. Este documento é confeccionado por peritos, limitando-se a abranger o campo técnico e com alegações objetivas, sem haver qualquer opinião ou caráter subjetivo.

O Perito deve ter a cautela de redigir o laudo da forma mais objetiva possível, pois o juiz declara os efeitos jurídicos dessas circunstâncias descritas pelo perito e das conclusões destas tendo como base este documento.

O Perito analisa fatos e origina um julgamento alicerçado em seu livre convencimento, levando em conta, porém a indispensabilidade de se apoiar em argumentação técnica e científica e o princípio da racionalidade. São regras de evidente sabedoria, que vigoram mesmo não estando expressas atualmente na lei, as da liberdade do perito e da fundamentação do laudo. Como dispunha no art. 256 do Código de Processo Civil de 1939:

"Para a realização dos exames o perito procederá livremente, podendo ouvir testemunhas e recorrer a outras fontes de informação. O perito responderá aos quesitos em laudo fundamentado, no qual mencionará tudo quanto ocorrer na diligência".

O propósito do documento pericial é afugentar as imprecisões e incertezas sobre estabelecidos fatos e sobre as suas implicações práticas. O Perito não manifesta um julgamento ou parecer jurídico, entretanto, sua atuação deve considerar os efeitos jurídicos que a prova pericial fornecerá.

O laudo pericial é algo fundamental no processo, e será verificado e interpretado pelo juiz como instrumento de convencimento. A compreensão do laudo é imprescindível, sua redação deve ser transparente e esclarecedora, é importante que todos possam traduzi-lo sem dificuldades. É introduzido pela apresentação das partes e a perifia efetuada, seguidamente é registrado o enunciado e o exame das questões primordiais, atende aos quesitos formulados pelas partes e então conclui enfatizando considerações importantes. Em anexo devem ser lançados os dados empregados, os documentos consultados, fotografias e outros elementos de interesse não relacionados no corpo do Laudo.

Após a concessão do laudo, o Juiz intima as partes para tomarem ciência do mesmo, e assim, caso queiram irão se manifestar sobre o mesmo. As partes podem concordar com o laudo ou discordar, contestar, solicitar esclarecimentos, formular quesitos adicionais ou mesmo rejeitar o laudo e solicitar a realização de nova perícia. A nova perícia procura solucionar os questionamentos remanescentes.

O Perito eventualmente pode ser convocado para esclarecer algumas dúvidas associadas ao seu respectivo laudo em audiência, verbalmente. As partes devem apontar com antecedência os quesitos a serem respondidos. Na falta de solicitar tais esclarecimentos precocemente, na audiência, o perito pode argumentar complexidade da questão e requerer prazo para respondê-los.

Poderão os juízes, ainda, sempre que as suas convicções estejam contrarias com o conteúdo do laudo produzido pelos peritos, repugná-lo os. Portanto é suficiente em todas as circunstâncias, que apontem haver na causa outros elementos próprios a determiná-los e que neles se baseiem:

"Não podendo o Juiz formar convicção em torno das conclusões do laudo, por falta de fundamentação, aplica-se ao caso o art. 436 do CPC, coletando nessa peça e em outras dos autos todos os elementos informativos que permitam chegar a uma solução satisfatória".

Há um princípio bastante antigo de que o juiz não está vinculado ao laudo, isto é, não está obrigado a aceitá-lo ou suas conclusões. O artigo 436 do Código de Processo Civil em vigor manteve essa regra que se compreende sem esforço. Vejamos:

 "Art. 436. O juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos".

Caso o juiz estivesse adstrito ao laudo, o perito se colocaria, naquele laudo pericial na posição de juiz, sendo na verdade que está subordinado a este e não possui poder de penalizar.

Ainda que o juiz não esteja adstrito ao laudo, o mesmo deve declarar o motivo de não acatar a conclusão pericial. Presume-se então, se esta é a posição do juiz perante o laudo, que esta peça deve ser integralmente respaldada em critérios sólidos e convincentes. Não se considera um laudo, como válido, se não for motivado, translúcido, objetivo e que, em síntese, não busque elucidar as razoes que incentivaram a efetuação da prova pericial. Ao acatar os quesitos formulados, as respostas deverão ser completas e apresentarem razões concretas para fortalecer a conclusão do perito.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Código de Processo Civil. Brasília: STF.

FIGUEREDO, Álvaro Nelson Menezes de. Roteiro Prático das Perícias Judiciais. Rio de Janeiro: Forense, 1999

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, 1991. 14ed.

ZARZUELA, José Lopes. Laudo Pericial: aspectos técnicos e jurídicos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos