Modalidades de lançamento pelo fisco

18/11/2014 às 14:28
Leia nesta página:

O processo inicial constitutivo do crédito tributário observa as modalidades para lançamento da obrigação tributária que vincula a atividade fiscalizatória?

Apesar do Código Tributário Nacional vir a existir antes da Constituição Federal de 1988, temos que compreender a sua importância como norma regulamentadora, sendo esta a que irá definir os limites norteadores para lançamento do crédito.

Constituição Federal de 1988:

Art. 146. Cabe à lei complementar:

(...)

III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:

a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;

b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários;

A hipótese de incidência que está prevista na lei instituidora do tributo é uma hipótese que precisa trazer elementos sobre este fato e sobre a obrigação que vai surgir.

A obrigação para lançamento do tributo vinculada a lei, em tese, é válida, mas somente se tornará exigível quando o fisco constituir o lançamento, por conseguinte, dependendo de sua atuação e como titular de um direito potestativo.

Veja que a obrigação nasceu, mas de forma incerta, ilíquida e inexigível, sendo a incidência automática, ela irá exigir uma atuação necessária e obrigatória por parte do fisco.

Formada a relação jurídica entre sujeitos ativo e passivo, surge para o fisco o direito de tornar possível a constituição do seu crédito. Existentes os sujeitos, nasce a obrigação relativa a um: dar dinheiro, no entanto, o vinculo é legal mas ainda é inexigível.

Somente se efetivará a constituição do crédito após o erário vir a exigi-lo por meio do lançamento tributário, porquanto, existente a obrigação e estando sujeita a parte passiva da relação a um exercício do direito do fisco, apenas pendente de confirmação e constituição para a sua exibilidade.

O ato de lançamento que possui natureza constitutiva do crédito tributário é privativo do fisco, tornando a obrigação certa, liquida e exigível.

O lançamento é a conclusão de uma atividade de fiscalização, neste momento é verificada a ocorrência do fato gerador, determinada a matéria tributaria e calculado o montante do tributo devido.

O crédito tributário pode ter natureza de tributo ou de multa, ressalta-se, por oportuno, que esta multa se trata de uma penalidade pecuniária, não se constituindo em ato ilícito.

Vejamos o que diz o Código Tributário Nacional em seu art. 142:

Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Portanto, no lançamento tributário o ato é vinculado, obrigatório e é declarada a ocorrência do fato do qual surgiu a obrigação para constituição do crédito, quer seja relativa ao tributo, quer seja relativa a multa.

Todas as atividades desempenhadas pela administração pública são atos vinculados e sua natureza é obrigacional. Nas palavras de Segundo, Hugo de Brito Machado (2009, p. 57):

Realmente, o lançamento tributário é, a rigor, um ato administrativo. Entretanto, esse ato é sempre praticado ao cabo de um procedimento preparatório, que pode ter complexidade e extensão maior ou menor.

A constituição do crédito tributário, no entender de vários doutrinadores, é ato de lançamento em sentido estrito, constituindo-se em uma cadeia de processos passível de controle de legalidade.

Tendo em vista a constituição do crédito, preleciona Harada, Kiyoshi, (2009, p.496):

Uma vez constituído o crédito tributário, este só pode ser modificado ou extinto, ou ter a sua exigibilidade suspensa ou excluída, nos casos previstos no CTN, conforme preceitua o seu art. 141.

Desta forma, o lançamento somente será alterado, segundo o art. 149 do CTN nas hipóteses de impugnação do sujeito passivo, recurso de ofício ou por iniciativa de ofício da autoridade administrativa.

Código Tributário Nacional

Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de:

I - impugnação do sujeito passivo;

II - recurso de ofício;

III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149.

Destarte, dentre as modalidades de lançamento previstas no CTN, destacam-se o lançamento direto: sendo aquele que o agente público competente fará o lançamento diretamente ou de ofício, observada a ocorrência do fato gerador a matéria tributável, calculado o montante de imposto devido, identificando e notificando o sujeito passivo.

Na modalidade de lançamento misto, também conhecido como lançamento por declaração, o fisco age com base em informações prestadas pelo sujeito passivo, art. 147 do CTN:

Art. 147. O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação.

Podemos então perceber, neste último caso, que se trata de uma ação conjugada entre o sujeito passivo e o agente publico, tanto para retificar de ofício como para excluir tributo mediante comprovação do erro que se funde antes da notificação do lançamento, conforme §§ 1° e 2° do art. 147 do CTN.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O lançamento por homologação, previsto no art. 150 do CTN está nos seguintes termos:

Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.§ 1º O pagamento antecipado pelo obrigado nos termos deste artigo extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento.§ 2º Não influem sobre a obrigação tributária quaisquer atos anteriores à homologação, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando à extinção total ou parcial do crédito.§ 3º Os atos a que se refere o parágrafo anterior serão, porém, considerados na apuração do saldo porventura devido e, sendo o caso, na imposição de penalidade, ou sua graduação.§ 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação.

Nessa modalidade, conforme preleciona Segundo, Hugo de Brito Machado (2009, p. 59):

Homologação é aprovação, ratificação ou confirmação, por autoridade judicial ou administrativa, de certos atos particulares, a fim de que possam investir-se de força executória ou apresentar-se com validade jurídica.

O sujeito passivo sucede, pois, os atos necessários para a constituição do crédito tributário, realizando o pagamento do valor apurado, mas os atos estarão subordinados a aprovação, ratificação ou confirmação da autoridade competente.

Sendo assim, o crédito tributário nada mais é que uma obrigação tributária principal, formalizada pelo lançamento, para o pagamento em pecúnia, resultando na existência da autonomia da obrigação tributária, observado o vínculo jurídico entre os sujeitos, devendo ainda a obrigação tributária que lhe deu origem se tornar líquida e certa pelo lançamento, sendo exigível no prazo estatuído pela legislação.


Referências

Harada, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário: 19ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Segundo, Hugo de Brito Machado. Processo Tributário: 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). In: Vade Mecum. 19 ed. São Paulo: Rideel, 2014.

BRASIL. Código Tributário Nacional. 25 de outubro de 1966. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm>. Acesso em: 08 Nov. 2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos