A interpretação extensiva do artigo 477, da CLT

Exibindo página 2 de 5
18/11/2014 às 14:28
Leia nesta página:

3 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS JURÍDICAS

A lei, para que tome forma e passe a surtir os seus efeitos jurídicos, necessita, obviamente ser criada. Somente será possível interpretar a lei a partir da sua entrada em vigor, momento em que o seu criador (o legislador) se desvencilha da criatura (norma posta).

O momento de elaboração da norma e, posteriormente, da sua interpretação, no entendimento de DELGADO constituem duas fases, uma pré-jurídica e, a outra, jurídica propriamente dita:

O primeiro instante, tipicamente político, caracteriza-se pela gestação e concretização em norma jurídica de ideários e propostas de conduta e de organização fixadas socialmente. Já o segundo instante, tipicamente jurídico, caracteriza-se pela apreensão do sentido e extensão da norma definitivamente elaborada, para a sua aplicação ao caso em concreto. (DELGADO, 2012, p. 217)

É tarefa praticamente impossível aplicar determinada norma ao caso em concreto, sem se interpretar o seu texto. Não se pode falar em subsunção do fato a norma sem que ocorra o processo de cognição interpretativo.

Nesse sentido, a lição de VENOSA, que entende que: “[...] Não há como se aplicar o Direito, qualquer direito, qualquer norma, qualquer texto leal sem interpretar. Ou, sob outro prisma, interpretar é aplicar o Direito; aplicar o Direito é interpretar. Há uma aplicação de polaridade nesse processo”. (VENOSA, 2009, p. 156)

Independentemente da redação dada a determinado texto legal, o seu intérprete invariavelmente terá que realizar o processo interpretativo, para buscar o sentido e a vontade da lei expressa em seu texto.

A lei puramente considerada, muito embora possa parecer insuscetível de erros imperfeições, contradições e obscuridades, a partir do momento em que é utilizada pelo intérprete para subsumir um fato a norma, pode apresentar alguns desses vícios.

Assim sendo, denota-se que o ato interpretativo não é tarefa das mais fáceis de desempenhar, cabendo ao intérprete pesquisar e estudar com afinco para decifrar o real intento do legislador.

Complementando esse raciocínio, NADER nos ensina que:

Interpretação é ato de inteligência e cultura. Somente o espírito capaz de compreender é que se acha apto às tarefas de decodificação. Ao sujeito cognoscente não basta, assim, a capacidade de articulação do raciocínio, pois a cultura – ou conhecimento da vida e da realidade – é um fator essencial à busca de novos conhecimentos (NADER, 2003, p. 257)

Para melhor apreender o tema em estudo, trazem-se à baila alguns conceitos elaborados pelos estudiosos do Direito do Trabalho, senão vejamos.

Ao conceituar a interpretação, CASSAR entende que:

Interpretar é atribuir significado, sentido, compreensão. A interpretação de uma lei determina-lhe seu sentido, pensamento, seu espírito e vontade. A vontade da lei (mens legis) nem sempre coincide com a vontade do legislador (mens legislatoris), por isso a necessidade de buscar o seu alcance. É como numa relação entre criador e criatura. A criatura pode ter vontade própria, diversa da de seu criador. Quando as leis são publicadas e passam a vigorar se dissociam de seus criadores para terem vida própria, podendo adaptar-se às novas realidades que não foram consideradas na ocasião de sua feitura. (CASSAR, 2010, p. 102)

Já NASCIMENTO entende que:

[...] A interpretação das normas jurídicas precede a aplicação, uma vez que sem interpretar não é possível conhecer as intencionalidades objetivas na norma jurídica que é aplicada.

O ato interpretativo opera-se em todo o direito, assim também no direito do trabalho, no qual da mesma forma é necessário escolher, entre os diversos significados possíveis da regra contida na norma jurídica, aquela que se mostra consistente de acordo com a sua finalidade, a sua razão de ser e os limites impostos pelo sistema normativo. (NASCIMENTO, 2009, p. 105-106)

E ainda:

Interpretar significa observar as intencionalidades objetivadas na norma jurídica que é aplicada aos casos concretos. As normas jurídicas a serem interpretadas no direito do trabalho revestem-se de uma diversidade de formas, como os tratados internacionais, as leis, os regulamentos estatais, os regulamentos de empresa, as convenções coletivas, as próprias decisões ou precedentes judiciais, os usos e costumes etc.

A interpretação é operação puramente intelectual, que sofre influências subjetivas do intérprete, evidentemente circunstanciado pela realidade que o cerca, entre as quais a sua visão do mundo, do poder econômico, do problema social, dos fins do direito, da liberdade do juiz diante da norma jurídica, do modo como vê o empregador na sociedade ou, também o trabalhador, aspectos que, entre outros, se elastecem no direito do trabalho diante da sua proximidade direta com essas questões, o que faz a norma interpretada nem sempre coincidir com a norma elaborada, dificuldade cujos efeitos negativos os órgãos judiciais procuram superar por intermédio da jurisprudência, forma indicativa da diretriz interpretativa predominante nas mais elevadas instâncias jurisdicionais. (NASCIMENTO, 2011, p. 502-503)

Em Direito do Trabalho, não existe uma fórmula pronta para se interpretar as normas que compõem esse ramo da Ciência Jurídica. Para realizar o ato de interpretação da norma trabalhista, a doutrina enumera uma série de métodos que podem ser utilizados, que serão estudados a seguir.

3.1 Os métodos científicos existentes para se interpretar a norma trabalhista

O Direito do Trabalho ainda não dispõe de mecanismos científicos próprios para decodificar o intento do legislador, através do processo interpretativo. Em razão disso, os métodos de interpretação são trazidos da Teoria Geral do Direito e aplicados no âmbito justrabalhista.

A Hermenêutica é o ramo da ciência do Direito que tem por escopo estudar o processo de interpretação. A interpretação, por outro lado, se traduz exatamente na execução do processo cognitivo de explicar, buscar o real sentido das palavras empregadas no texto da norma.

Diferenciando os conceitos supramencionados, DELGADO entende que:

[...]

Distingue-se a Hermenêutica (no sentido estrito) da interpretação. Esta, como visto, traduz, no Direito, a compreensão e reprodução intelectual de uma dada realidade conceitual ou normativa, ao passo que a Hermenêutica traduz o conjunto de princípio, teorias e métodos que buscam informar o processo de compreensão e reprodução intelectual do Direito. [...] Hermenêutica jurídica, a ciência que busca sistematizar princípios, teorias e métodos aplicáveis ao processo de interpretação. A Hermenêutica apreende e fixa os critérios que devem reger a interpretação – que os absorve e concretiza na dinâmica interpretativa (DELGADO, 2012, p. 219)

Dessa forma, a Hermenêutica Jurídica cuida de estabelecer os métodos de intepretação da norma jurídica que poderão ser utilizados pelo intérprete ao analisar o sentido da lei.

Os referidos métodos de interpretação são divididos em categorias, as quais compreendem: à interpretação quanto às fontes; quanto aos meios; e quanto aos resultados.

A seguir, passa-se a estudar cada um dos grupos de métodos interpretativos.

3.1.1 Método de interpretação quanto às fontes

O presente grupo de métodos de interpretação é composto pela interpretação autêntica, jurisprudencial e doutrinária.

A interpretação autêntica da norma é aquela proveniente do próprio legislador, que, ao verificar que determinada norma detém mais de um sentido na sua interpretação, cria outra norma, com o escopo de esclarecer a norma anfibológica.

Ao conceituar a interpretação autêntica, BARROS entende que:

[...]

Quanto ao agente ou à origem, a interpretação pode ser autêntica ou pública (Cunha Gonçalves e Caio Mário), quando realizada pelos órgãos do poder público (Legislativo, Judiciário e Executivo). Na primeira hipótese temos a interpretação autêntica, elaborada pelo próprio órgão que editou a norma. A rigor, diante da ambiguidade do texto legislativo, o legislador vota uma nova lie para fixar a sua vontade imperfeitamente manifestada. (BARROS, 2010, p. 111).

A interpretação jurisprudencial é realizada pelos órgãos colegiados do Poder Judiciário, na análise dos casos trazidos pelas partes. É o método mais comum de subsunção do fato jurídico à norma, o qual é posteriormente aplicado pela prolação da decisão.

Nesse sentido, mais uma vez a lição de BARROS, que afirma que: “[...] A intepretação judicial emana dos órgãos do Poder Judiciário, quando aplica a lei ao caso concreto, e pelo Executivo, por meio de regulamentos. [...]” (BARROS, 2010, p. 111)

Por fim, a interpretação doutrinária é a realizada pelos doutrinadores, que analisam a norma por meio de seus conhecimentos, teses e ideias.

3.1.2 Método de interpretação quanto aos meios

Quanto aos meios, temos os métodos de interpretação literal e/ou gramatical, sistemático, histórico, lógico e sociológico.

A interpretação literal e/ou gramatical consiste no método interpretativo pelo qual o exegeta faz a análise da norma utilizando-se das técnicas gramaticais para tanto.

Para CASSAR, esse método de interpretação:

Parte da premissa que o intérprete deve buscar o significado das palavras já que o legislador não as teria escolhido em vão. As palavras proclamam a expressão da vontade do legislador. Nesta teoria, também chamada de escola exegética, predomina a vontade do legislador. [...] Pesquisa-se a intenção do legislador pelo significado das palavras que fez incluir na norma e conclui-se que ele quis para um determinado caso. O exegeta apenas aplica a lei em consonância com a interpretação literal das palavras pelo legislador. (CASSAR, 2010, p.118)

Complementando o raciocínio, BARROS afirma que a intepretação literal gramatical:

[...] implica a análise morfológica e sintática do texto, na verificação do significado das palavras e na sua colocação na frase, segundo as regras gramaticais, para finalmente extrair o pensamento do legislador (BARROS, 2011, p. 111-112)

O método de interpretação sistemático consiste na análise da norma considerando todo o sistema legal em que ela se encontra inserida, fazendo-se a ligação entre diversos textos normativos que se correlacionam com a matéria.

Para GONÇALVES, o método sistemático: “[...] Parte do pressuposto de que uma lei não existe isoladamente e deve ser interpretada em conjunto com outras pertencentes à mesma província do direito. [...]” (GONÇALVES, 2011, p. 80)

Pelo método histórico, o exegeta remonta à evolução histórica dos fatos visando entender a vontade do legislador no momento em que a norma foi criada.

CASSAR, novamente ensina que:

Para se alcançar a mens legis muitas vezes o intérprete tem que recorrer ao momento, aos elementos e ás condições históricas da época (occasio legis) em que foi confeccionada a lei. Em alguns casos vale-se dos projetos de leis, dos debates nas comissões técnicas das assembleias legislativas, dos pareceres etc. Este material não é fonte de direito, mas serve como subsídio para descobrir a verdadeira vontade da lei, isto é, do legislador.

Constitui-se na procura da verdadeira intenção do legislador (mens legislatoris) buscando subsídios nos momentos históricos, políticos, sociais e ideológicos. (CASSAR, 2009, p. 125)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O método lógico busca verificar o sentido da lei utilizando-se do raciocínio lógico.

BARROS entende que a interpretação lógica ou racional: “[...] exige que se estabeleça conexão entre a lei objeto da interpretação e outros textos legais que os une. Afere os motivos que ditaram a norma, pois ela reflete ideias políticas, filosóficas e econômicas, em determinado momento histórico”. (BARROS, 2010, p. 112)

Pelo método sociológico, o exegeta irá ajustar a intenção e o sentido da norma observando a realidade e a necessidade social quando de sua aplicação. A própria Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro aconselha que o magistrado assim o faça quando proferir sua decisão.[21]

3.1.3 Método de interpretação quanto aos resultados

Quanto aos resultados, os métodos de interpretação compreendem a interpretação declarativa, extensiva ou ampliativa e restritiva ou limitativa e ab-rogante.

A interpretação declarativa traduz exatamente o intento do legislador por meio das palavras expressas no texto da lei.

No método de interpretação extensiva ou ampliativa, o exegeta verifica que o intento do legislador é mais abrangente do que dispõe o texto da norma.

Explicando esse método interpretativo, a lição de CASSAR:

A interpretação extensiva verifica-se quando a fórmula legal é menos ampla do que quis o legislador, isto é, a intenção do legislador ao confeccionar a norma legal era a de abranger mais hipóteses que as enumeradas ou mencionadas na regra em estudo. (CASSAR, 2009, p. 130)

A interpretação será restritiva ou limitativa, quando o texto da lei limita a sua aplicação, aos exatos termos do texto legal. Identifica-se claramente o método em comento, quando, por exemplo, determinado texto de lei estabelece em sua redação uma cláusula punitiva.

Dissertando sobre esse método interpretativo, BARROS no ensina que:

A interpretação restritiva, por sua vez, supõe que a lei “quis menos do que disso”. Esse critério de interpretação limita o campo de aplicação da lei a um âmbito prático menos amplo do que aquele constante de suas expressões. Qual o resultado prático dessa interpretação, à luz do Direito do Trabalho? Essa interpretação é utilizada no Direito do Trabalho quando se examina postulação fundada em condição mais vantajosa, concedida pelo empregador (art. 114 do novo Código Civil). É o caso, por exemplo, de concessão, pelo empregador, de determinada gratificação ao empregado que estiver na empresa por ocasião de balanços. Se for acusado lucro, paga-se a gratificação. [...] (BARROS, 2010, p. 113)

Por fim, a interpretação será ab-rogante quando da existência de incompatibilidade entre preceitos legais, entre um princípio geral do direito e uma lei que são inconciliáveis e incoadunáveis entre si.

Esses são os métodos de interpretação que o exegeta da norma trabalhista poderá se utilizar quando estiver realizando o estudo pormenorizado do sentido da norma.

A despeito de os referidos métodos não serem eficazes para melhor interpretar o Direito do Trabalho, são os meios pelos quais os operadores do Direito têm à sua disposição para analisar e subsumir os fatos à norma, quando da sua aplicação ao caso em concreto, até que sejam teorizadas novas formas de interpretação da norma juslaboral que sejam condizentes com a realidade justrabalhista.

Depois de estudados os métodos de interpretação das normas trabalhistas, passa-se, a seguir a interpretar o inteiro teor do artigo 477 do texto consolidado, o qual constitui objetivo principal deste artigo científico.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos