A pena de morte é a solução?

28/11/2014 às 16:19
Leia nesta página:

A pena de morte é um assunto que gera conflitos. Será possível aplicar esse tipo de pena no Brasil?

“A pena de morte no Brasil é proibida, salvo em caso de guerra declarada”. A constituição Federal protege o direito à vida, mas em alguns casos, se torna legal tirar a vida de uma pessoa. Existem situações como a legitima defesa que está prevista no Código Penal Brasileiro no art.23° inciso I que diz: “Não há crime quando o agente pratica o fato:” “I - Em legitima defesa”. Então a pena de morte poderia ser uma legitima defesa da sociedade? Pelo que se percebe, a pena de morte não é inconstitucional. Para Santo Agostinho, assassinar alguém é uma ofensa a Deus, pois não existe mais a dignidade da pessoa humana. Portanto, executar uma pessoa que matou, torna a sociedade, através do estado, assassina.

A sociedade espera que depois de adotada, a pena de morte poderá ser a solução para acabar com a criminalidade. Os países onde é permitida a pena capital, não há redução da criminalidade, apenas mais prejuízos. Essa não é a melhor forma de evitar esses conflitos, o que falta na pena capital é um aprimoramento na legislação penal, e não tirar a vida de um cidadão. Pois se é criminoso, não quer dizer que perdeu sua cidadania.

Nos países democráticos, como o Brasil, a pena de morte não é aceita, pois fere um direito fundamental que é a vida, e também contradiz os tratados internacionais dos direitos humanos. A prática de crimes hediondos e entre outros crimes de grande potencial ofensivo, na maioria das vezes, a sociedade faz justiça com as próprias mãos achando que detém esse direito. Se um estuprador é pego em flagrante, a população pede sua morte, pois se o criminoso for condenado a esta pena, nunca mais voltará a cometer outro crime. Isto é verdade, mas e se um familiar for condenado? E se um inocente for condenado? Algumas perguntas devem ser respondidas antes de tomar iniciativas como essa. Seria um verdadeiro caos se um inocente fosse condenado e depois de determinado tempo fosse descoberto a sua inocência.

A pena de morte deve ser implantada em ultima instância. Para os crimes que são maioria no dia a dia, a pena deve ser proporcional ao agravo, como nos Crimes de roubo, furto, estelionato, agressão entre outros. Já nos crimes que atinge a sociedade, como um serial killer, terroristas, ou assassinos que matam várias pessoas por motivos fúteis, deve ser aplicado a pena de morte. Pois se for para acabar com a insegurança da sociedade, o jeito é tirar a vida de um para salvar a de vários. Caso contrário, a criminalidade continuará impune.

Referências

BURATTO, N.R. Pena De Morte. 2002. Disponível em:<http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/782/Pena-de-Morte                      

FERRAZ, C. Pena De Morte. 2003. Disponível em:< http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1190/Pena-de-Morte

Assuntos relacionados
Sobre o autor
João Victor Bezerra Martins

Acadêmico do curso de direito e de investigação Forense e Perícia Criminal. Trabalha atualmente como Corretor de Imóveis. Possui cursos de criminologia e ciências Forenses realizados na Universidade Regional do Cariri (Urca). Cursos de Perito Judicial, Relações Internacionais e Gerência da administração pública. Trabalhou na DHPP (Divisão de Homicídios e proteção a pessoa). Trabalhou na 20º Delegacia Regional de Polícia Civil do Ceará no DENARC (Departamento de Narcóticos), Roubos e Furtos. Trabalhou na PEFOCE - Perícia Forense do Ceará.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Discussão na sociedade

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos