Reforma política e participação popular

07/12/2014 às 12:14
Leia nesta página:

Este artigo debate a participação popular nas decisões políticas no Brasil, apresentando seus elementos teóricos e jurídicos previstos na Constituição Federal e nas leis infraconstitucionais.

PALAVRAS-CHAVE: Reforma Política. Dispositivo Constitucional.  Direito Difuso e Coletivo. 

                                                                                                                                             
A Constituição Federal Brasileira assegura que o poder emana do povo, que o exerce de forma representativa por meio do sufrágio universal. Fazendo uma interpretação hermenêutica desta norma, pode-se afirmar que a sociedade é a titular deste poder, destarte, o seu exercício é efetivado pelos agentes políticos. Concordo que temos um sistema político democrático, com elevado nível tecnológico e segurança, proporcionando a conclusão com um resultado probo. Neste ponto, não levo em conta, as condições endógenas do processo político, pois nosso contexto atual é duramente influenciado pelo capital privado.

O sistema eleitoral é um dos elementos que expressa à soberania popular nos termos que preceitua o artigo 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988. Nosso texto constitucional é belo, lírico e extremamente poético. No campo estrutural é uma carta constitucional avançada, com títulos que versam sobre importantíssimos direitos, e até mesmo, inovando ao trazer para o seu corpo, os Direitos Sociais, uma atitude vanguardista no movimento constitucionalista. A problemática decorre da falta de plenitude destes direitos. Normas classificadas pelo Professor José Afonso da Silva, como de eficácia plena e aplicabilidade imediata, no plano teórico, assim as são, já no campo fático, carecem de um mecanismo que as concretize. Esta engrenagem, em meu ponto de vista, é o sistema político, o qual, seu principal personagem é justamente o agente político.

O atual sistema eleitoral está ultrapassado e carregado de vícios danosos ao exercício da democracia. O problema está na inserção do dinheiro na política. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, em seu discurso de posse na alta corte, destacou exatamente isso, pontuando que é preciso efetuar uma reforma política, pois as regras do jogo estão favoráveis aos deletérios e usurpadores do dinheiro público.

Neste ponto, tenho posicionamento que coaduna com o pensamento do Ministro, e ainda entendo que precisamos fazer estas mudanças por meio de plebiscito, ou seja, ouvindo a sociedade antes da positivação. Assim, a participação popular é fundamental, sendo inaceitável o discurso daqueles que declaram ter total aversão ao processo político. Quando ouço isso, rebato: “- A política está em tudo. Na compra de um remédio, e até mesmo, na qualidade do ar que respiramos”.

Nas últimas eleições, a taxa média de abstenção nos municípios brasileiros foi altíssima. Sem dúvida, ela é influenciada por uma série de fatores, entretanto, o mais conciso é a falta de credibilidade de alguns políticos. Destaco isso, pois nenhuma generalização é primorosa. Data vênia, o número cada vez maior de eleitores que adotam tal postura, seja com o voto em branco ou a abstenção, mostra a falência do nosso atual sistema político. O dinheiro como já pontuei, acaba afastando o processo eleitoral do seu verdadeiro sentido. Precisamos de uma mudança nas raízes da política nacional, e esta mudança já passou da hora de ser iniciada.

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Afonso Mendes Santos

Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Consultor Legislativo com extensão em Processo Legislativo Municipal, Lei Orgânica Municipal e Orçamento Público Avançado pelo Instituto Brasileiro Legislativo (ILB).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos