União estável

O que significa "união estável"? Como formalizar uma "união estável"?

09/01/2015 às 16:21
Leia nesta página:

Entenda o que significa a expressão "união estável", qual a previsão legal e quais os requisitos para caracterizá-la.

A Constituição Federal prevê expressamente, em seu art. 226, §3º, que “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.”

         Com bem explicam Patrícia Donzele Cielo e Fernanda Netto Lorenzi,  a partir de tal previsão constitucional, a “união estável” passou a ser uma modalidade de entidade familiar, ganhando, portanto, novo status no nosso direito.

Mas o que é união estável?

As mencionadas estudiosas explicam que  união estável é “relação íntima e informal, pautada pelas bases do afeto mútuo, marcada pelo convívio duradouro, contínuo, com intuito de constituir família”.

A resposta, mais objetiva, está na Lei nº 9.278/96, que diz: ”É reconhecida como entidade familiar a convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família."

         Percebe-se, portanto, que a ideia principal da união estável é que o casal estabeleça uma convivência duradoura, pública e contínua, com o objetivo de constituir uma família.

         É comum imaginar que para se configurar “união estável” o casal esteja convivendo junto há, pelo menos, 5 anos. No entanto, tal requisito temporal não tem previsão legal. Dessa forma, independentemente do tempo de convivência, é possível que seja estabelecida uma relação de “união estável”.

Como fazer “declaração de união estável”?

Para formalizar a união estável, o casal pode fazer uma escritura pública, firmada em Cartório ou por meio de um contrato particular, que pode ser levado a registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos