HISBA

03/01/2015 às 14:34
Leia nesta página:

O Estado de Direito é uma fórmula vazia

A Hisba é um aparato policial, judicial e vigilante dos costumes impostos pelo Estado Islâmico (EI). Nas áreas controladas pelo EI, patrulhas de quatro “policiais” aplicam penas severas, como açoite, apedrejamento, amputação de membros ou a pena de morte. Alternam vigilância (inteligência) com punição severa. A Hisba congrega poderes de um Judiciário com um tipo de polícia secreta (de costumes). Além da semelhança com outros tipos de Estado de Exceção, observa-se que o padrão civilizatório é inversamente proporcional ao número de leis. Quanto mais leis, mais baixo o nível.

Em outro exemplo – de paralelo com a fórmula vazia do Estado de Direito –, na Tanzânia, os albinos são caçados até à morte. O costume local, a cultura que aprisiona o direito, permite o democídio (uma variante interna do genocídio) sem que haja imputação de crime. Pode-se matar à vontade os albinos, sem que se considere crime de homicídio.

Na Roma antiga se matava livremente o chamado Homo sacer. Apesar de ser “homem sacro”, esta modalidade moral/legal de indivíduos não os qualificava nem mesmo para os sacrifícios. Eram mortos como se estoura um saco de papel cheio. Em comemoração e sem receio da consciência.

No antigo direito germânico, o rebelado (ius rebelli) era condenado à “perda da paz”. Se fosse condenado por ações contra o público – diferentemente das penas da vida privada, como o roubo –, o sujeito era banido do grupo (habitare inter homines). Sozinho, na densa Floresta Negra, estava condenado à morte por penúria. Similar ao lobo [homo qui per silvas vadit] e inimigo dos homens, qualquer um poderia matá-lo.

Na Idade Média, Torquemadas católicos eram treinados para prolongar a vida dos torturados; quando tinham as vísceras expostas, a fim de que o inimigo do povo e de Deus pudesse ver do que era feito. O filósofo John Locke, guru do liberalismo e do protestantismo, recomendava cortar as orelhas daqueles que se apropriassem indevidamente das posses de outrem.

Os nazistas desumanizavam seus inimigos para persegui-los com a morte. Judeus, comunistas, ciganos, deficientes físicos e outros eram “legalmente” considerados como inimigos de Estado e prontos para o abate. Também serviam para pesquisas, como se faz com ratos. Mulheres grávidas tinham as pernas amarradas, para saber quanto tempo sobreviveriam sem passar pelo parto.

Nos EUA, principalmente, a pena de morte passou por uma “evolução” sistêmica: enforcamento, fuzilamento, cadeira elétrica, câmara de gás e, agora, injeção letal. Ou seja, deseja-se a eliminação física do infrator, mas coroa-se com a humanização dos procedimentos. Mudam-se os meios, porém, o fim é o mesmo.

Sempre há uma irresistível comparação com o Brasil: há necessidade de se criar um marco legal e importar “um” sentido de lei e de ordem. Se não há legitimidade, é preciso impor a força. Criam-se aparências e justificativas. Viceja um direito inconsistente e arbitrário. As práticas truculentas (do aparato repressivo do Estado), os castigos legais desiguais (o direito que só prende os pobres) e a brutalidade (a exemplo dos presídios-masmorras) convencem os detratores. Por isso, na base da “lei pela lei”, o Estado de Direito é uma fórmula vazia.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos