Alienação parental: a morte inventada

09/01/2015 às 22:46
Leia nesta página:

Pais ou mães quando planejam e executam estratégias visando retirar da imagem do filho comum a existência do outro constroem em sua memória uma Morte Inventada.

Fonte: wesleymonteiroadv.blogspot.com

A família é a célula mater da sociedade. Tal expressão fundamenta-se por ser a família o primeiro ente coletivo da qual o indivíduo passa a fazer parte, tornando-se sujeito de direitos e obrigações.

Com objetivos de se garantir uma população adulta saudável e produtiva, o Estado passa a dispor especial atenção às relações humanas envolvendo crianças e adolescentes.

Por ser pessoas em desenvolvimento, deve-se garantir o melhor interesse do menor, assegurando-lhe saúde, educação, lazer, segurança, paz, dentre outros direitos mínimos adequados à sua melhor formação.

Todavia, nos períodos de conflito conjugal ou mesmo na falta de cordialidade na administração da guarda a criança torna-se expectadora dessa desarmonia, sendo vítima das próprias circunstância, por ser, muitas das vezes, o que é de mais precioso ao outro. Tal fato constitui-se da alienação parental, também conhecida como implantação de falsas memórias.

Pais ou mães quando planejam e executam estratégias visando retirar da imagem do filho comum a existência do outro constroem em sua memória uma Morte Inventada.

Nesse sentido, o Estado ao publicar a Lei nº 12.318, de agosto de 2010 (Lei da Alienação Parental) buscou, inicialmente, conceituar o termo. Vejamos:

(...) interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Destaca-se que, no texto da Lei, no que se refere aos agentes do fato, não apenas os “genitores” podem ser os alienadores, mas também os avós ou quem possuir o dever de cuidado. Porém, considerando que “pai” ou “mãe” não necessariamente são os biológicos – a exemplo dos pais adotivos -, ao termo “genitores” cabe substituí-lo pela melhor expressão: quem detiver o poder familiar.

A Lei prevê ainda exemplos de alienação parental, repetidamente, porém, com o intuito de evidenciar situações comuns: “Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós”; “realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade” ou simplesmente “dificultar o exercício da autoridade parental” são exemplos citados para exemplificar atos de Alienação.

Havendo indícios de Alienação Parental, o Juiz pode, a requerimento de qualquer interessado ou de ofício, determinar a investigação do fato pela sua equipe técnica, em processo com tramitação prioritária. Sendo constatada a Alienação poderá ser aplicada, dentre outras sanções, multa ou até asuspensão da autoridade parental.

A Alienação Parental desconstrói a verdade da criança sobre sua verdadeira estrutura familiar. O pai ou mãe herói para seu filho tem sua imagem substituída pela do(a) desagregador(a), moralmente prejudicial ou ausente, quando, muitas vezes, os obstáculos são difíceis para elevação da verdade. A burocracia aliada ao tempo acaba chancelando a inverdade na memória da criança, que se acostuma com a inexistência daquele ente querido e perde a oportunidade de uma convivência familiar saudável.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos