Capa da publicação Direitos e deveres do torcedor
Capa: DepositPhotos

Direitos e deveres do torcedor

22/01/2015 às 11:40
Leia nesta página:

O artigo trata do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671 de 2003, alterada pela Lei nº 12.299 de 2010), apresentando os principais direitos e deveres do torcedor.

A Lei Pelé (Lei nº 9.615 de 1998) introduziu o Direito do Consumidor nos esportes, no entanto, foi somente com a promulgação do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671 de 2003, alterada pela Lei nº 12.299 de 2010) que os direitos e deveres do torcedor foram efetivamente regulamentados.

Com o advento do Estatuto ampliou-se o conceito de torcedor, visto que a Lei Pelé somente equiparava a consumidor o torcedor que adquiria ingresso para assistir a evento desportivo. Agora, também é considerado torcedor aquele que aprecie, apoie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva:

“Art. 2o Torcedor é toda pessoa que aprecie, apóie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do País e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva.

Parágrafo único. Salvo prova em contrário, presumem-se a apreciação, o apoio ou o acompanhamento de que trata o caput deste artigo.”

Ainda, cabe destacar que o Estatuto do Torcedor tem aplicação em todas as modalidades esportivas profissionais, embora seja mais comum o assunto ser abordado do ponto de vista da prática do futebol e de seu respectivo público.

Além disso, é importante salientar que a necessidade de se criar uma lei específica de proteção ao torcedor no Brasil se tornou ainda mais latente nos últimos anos, tendo em vista que o país sediou a Copa do Mundo de 2014 e sediará os Jogos Olímpicos de 2016, ou seja, vem sendo palco dos principais eventos esportivos do mundo.

Neste sentido, o Estatuto do Torcedor, tal qual o Código de Defesa do Consumidor, visa proteger o ente vulnerável – o torcedor – de modo a assegurar que as Entidades de Prática Desportiva promovam os esportes de maneira organizada, justa, ética, segura e transparente.

Com relação aos direitos do torcedor elencados no Estatuto do Torcedor, pode-se destacar: segurança no local do evento esportivo antes, durante e depois da realização das partidas; ingressos numerados e ocupação do local correspondente ao número constante do ingresso; acesso a transporte seguro e organizado; higiene e a qualidade das instalações físicas dos estádios e dos produtos alimentícios vendidos no local; assistência médica para todos os presentes no evento esportivo e a criação da figura do ouvidor, incumbido de receber reclamações e sugestões por parte dos torcedores, dirigidas aos organizadores dos eventos (Artigos 5, 13, 22, 26 e 28 da Lei nº 10671/2003).

Por outro lado, sob pena de não ter mais acesso ao local do evento esportivo, além de poder incorrer em sanções de caráter civil e criminal, o torcedor tem também os seguintes deveres a cumprir: apresentar ingresso válido; não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência; consentir com a revista pessoal; não portar ou ostentar cartazes, bandeiras ou símbolos com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo; não arremessar objetos no interior do recinto esportivo; não incitar e não praticar atos de violência no estádio e não invadir ou incitar a invasão da área restrita aos competidores (Artigo 13-A da Lei nº 10671/2003).

Nota-se, desta forma, que o Estatuto do Torcedor apesar de representar um grande avanço na legislação do país, satisfazendo um antigo anseio dos desportistas brasileiros, ainda tem muito a evoluir, em especial no que diz respeito à segurança dos estádios, transparência na organização das competições e às punições pelo descumprimento dos deveres acima elencados.

Portanto, é imprescindível que aqueles que torcem, assistem e apreciam qualquer modalidade esportiva conheçam o Estatuto do Torcedor e exijam sua aplicação, para assegurar a sua efetividade, bem como o seu aprimoramento.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos