Duplicata virtual

22/01/2015 às 11:42
Leia nesta página:

Segurança Jurídica da Duplicata Virtual

 
Com a modernização do mercado, cada vez mais nos deparamos com Notas Fiscais Eletrônicas e, consequentemente, com a emissão da Duplicata Virtual assinada eletronicamente, amparada legalmente pela Medida Provisória nº 2.200-02/2001.

Ainda, neste sentido, o Código Civil, reza em seu § 3º do artigo 889 sobre a emissão dos títulos de crédito eletronicamente:

“Art. 889 - Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
(...)
§ 3o - O título poderá ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e que constem da escrituração do emitente, observados os requisitos mínimos previstos neste artigo”.

Para tanto, cumpre alertar algumas formalidades, como comprovar a notificação da cessão e comprovante de recebimento de mercadorias/prestação de serviços, caracterizando de forma autônoma o aceite do sacado.

Adotando as formalidades mencionadas, estaremos amparados para instrução de um eventual processo de execução contra o devedor inadimplente:

“EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. DUPLICATA VIRTUAL. PROTESTO POR INDICAÇÃO. BOLETO BANCÁRIO ACOMPANHADO DO COMPROVANTE DE RECEBIMENTODAS MERCADORIAS.

DESNECESSIDADE DE EXIBIÇÃO JUDICIAL DO TÍTULO DECRÉDITO ORIGINAL. 1. As duplicatas virtuais - emitidas e recebidas por meio magnético ou de gravação eletrônica - podem ser protestadas por mera indicação, de modo que a exibição do título não é imprescindível para o ajuizamento da execução judicial. Lei 9.492 /97. 2. Os boletos de cobrança bancária vinculados ao título virtual, devidamente acompanhados dos instrumentos de protesto por indicação e dos comprovantes de entrega da mercadoria ou da prestação dos serviços, suprem a ausência física do título cambiário eletrônico e constituem, em princípio, títulos executivos extrajudiciais. 3. Recurso especial a que se nega provimento.”

(STJ - RECURSO ESPECIAL REsp 1024691 PR 2008/0015183-5)

“EXECUÇÃO DE TITULO EXTRAJUDICIAL. COBRANÇA EXERCIDA COM LASTRO EM DUPLICATAS VIRTUAIS. POSSIBILIDADE. DECISÃO REFORMADA. A duplicata virtual, embora não seja um título materializado, deve ser reconhecida como título executivo, desde que a ação seja instruída com o comprovante da entrega da mercadoria e com o instrumento do protesto. Precedentes jurisprudenciais. Agravo provido.”

(TJ-SP - Agravo de Instrumento AI 20470486720138260000 SP 2047048-67.2013.8.26.0000)

Cabe acrescentar que, o STJ já se manifestou no sentido de reconhecer que a duplicata virtual é título executivo, bem como, pode instruir um pedido de falência:

DIREITO EMPRESARIAL. INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE FALÊNCIA COM DUPLICATAS VIRTUAIS. A duplicata virtual protestada por indicação é título executivo apto a instruir pedido de falência com base na impontualidade do devedor. Isso porque o art. 94, I, da Lei de Falências (Lei 11.101/2005) não estabelece nenhuma restrição quanto à cartularidade do título executivo que embasa um pedido de falência. REsp 1.354.776-MG, Min. Rel. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 26/8/2014.

Resumidamente, ambas as formas de emissão (eletrônica ou física), tem como origem a compra e venda mercantil ou prestação de serviços, ficando a diferença basicamente na descaracterização da cartularidade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos