O importante papel do Legislativo na concretização do princípio da eficiência na Administração Pública

25/02/2015 às 00:56
Leia nesta página:

Este artigo apresenta aspectos jurídicos acerca do Princípio da Eficiência e os correlaciona, sinalizando a necessidade do Poder Legislativo em buscar por meio das suas competências constitucionais, a efetiva concretização do referido princípio.

RESUMO: Este artigo apresenta aspectos jurídicos acerca do Princípio da Eficiência e os correlaciona, sinalizando a necessidade do Poder Legislativo em buscar por meio das suas competências constitucionais, a efetiva concretização do princípio supracitado no âmbito da Administração Pública. Além disso, destacar a necessidade de credibilidade, responsabilidade e efetividade no trabalho do Parlamento. 

PALAVRAS-CHAVE: Eficiência. Administração Pública. Políticas Públicas. Direito Administrativo. Direito Constitucional. 

1. Introdução

    A Carta Maior da República estabelece que todo o poder emana do povo, no entanto, apesar de deter a titularidade, o cidadão não o exerce ativamente e sim indiretamente, ao eleger os seus representantes na esfera do Poder Legislativo para atuarem em prol da coletividade - isso ocorre pelo menos no plano teórico, afinal, no fatídico, verifica-se um total distanciamento da real função do legislativo. Nesta ótica, encontra-se em nosso entendimento uma das funções primordiais do Legislativo, cobrar do Executivo o cumprimento de políticas públicas voltadas ao bem comum, afinal como legítimos representantes do povo no exercício do poder assegurado na Carta Magna devem cobrar dos gestores do Executivo a execução de investimentos nos diversos setores da sociedade. Só com essa atitude, será possível constatar o empenho do Legislativo na busca pelo cumprimento do princípio da eficiência no âmbito da Administração Pública. 

    É mister destacar que o Poder Público só pode atuar naquilo que o ordenamento jurídico o autoriza, isso decorre da necessidade de restringir o campo de poderes do Gestor Público, evitando as arbitrariedades e a confusão entre patrimônio público e privado. No topo deste ordenamento jurídico está a Constituição Federal. O Poder Constituinte Originário influenciado pelo momento histórico, afinal de acordo com Ferdinand Lassale é “a soma dos  fatores reais do poder”, estabeleceu no artigo 37 do texto constitucional, os princípios norteadores do Poder Público que são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

    Durante este artigo, daremos ênfase no princípio da eficiência para mostrar a necessidade e a importância do Poder Legislativo na busca da concretização deste importante postulado normativo. 

2. Definição de princípios     

    A Constituição Federal de 1988 é um sistema normativo aberto formado por regras e princípios. Para entendê-lo é imprescindível a compreensão da distinção entre os seus elementos formadores. Neste diapasão, sábias são as palavras do Professor Humberto Ávila que apresenta de forma concisa: “…enquanto as regras são normas imediatamente descritivas, na medida em que estabelecem obrigações, permissões e proibições mediante a descrição da conduta a ser adotada, os princípios são normas imediatamente finalísticas, já que estabelecem um estado de coisas para cuja realização é necessária a adoção de determinados comportamentos (normas-do-que-fazer). Os princípios são normas cuja finalidade frontal é, justamente, a determinação da realização de um fim juridicamente relevante (normas-do-que-deve-ser), ao passo que a característica dianteria das regras é a previsão do comportamento.”

3. Princípio da Eficiência

    Em nosso entendimento, trata-se de um importante corolário no âmbito da Administração Pública. É pacífico que o Poder Público deve buscar de forma contínua o aperfeiçoamento da máquina estatal, proporcionando com isso, melhorias aritméticas na qualidade dos serviços disponibilizados para a coletividade. Além disso, a referida prestação deve ser pautada com o binômio: qualidade + economia de gastos. 

    O Princípio da Eficiência foi incluído na Carta Maior por meio da Emenda Constitucional nº 19/98, no entanto, é importante destacar que já estava prevista nas normas infraconstitucionais, a exemplo das leis 8.078/90 e 8.987/95. 

4. Papel do Legislativo e o Princípio da Eficiência

    “O Legislativo é a casa do povo”. Este jargão político muito comum nos discursos dos parlamentares, no plano fatídico, verifica-se que não passa de falácias. Hodiernamente, a política brasileira está em total descrédito com a sociedade, seja devido as promessas mirabolantes nos períodos eleitorais ou aos casos de corrupção que atingem os pseudo-representantes dos povo.

    Como “casa do povo”, o Legislativo precisa cumprir sua função constitucional e isso significa lutar para que o gestor do executivo além de respeitar os demais princípios previstos no artigo 37 da CF, também concretize o princípio da eficiência. A gestão pública precisa e deve ser eficiente. Muitas são as formas dos nobres parlamentares perseguirem tal objetivo - criação de audiências públicas com a sociedade, implantação de orçamentos participativos, emendas populares nos orçamentos públicos, dentre outros. 

5. Atuação Parlamentar e os Princípios Fundamentais da: credibilidade, responsabilidade e efetividade. 

    Sem sombra de dúvida, a conduta parlamentar deve estar fundamentada na credibilidade, responsabilidade e efetividade. Só assim, o parlamentar começará a dar as respostas que a sociedade tanto anseia. É um “tripé básico”. 

    Credibilidade para que o Legislativo resgate perante a opinião pública, a confiança no seu potencial de apresentar soluções para os graves e complicados problemas que surgem no país. É notória a baixa de credibilidade do parlamento brasileiro. A responsabilidade é para que os legisladores assuma seus deveres para os quais se obrigaram. Devem assumir as suas responsabilidades e não assistirem os acontecimentos em total estado de inércia. Os Parlamentares como representantes do povo precisam ser protagonistas das mudanças históricas e não acompanharem as coisas de forma passiva.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

    O Parlamentar deve apresentar resultados! Precisa ser efetivo!

6. Conclusão

    Pelo que foi exposto, percebe-se que não basta a Constituição Federal estabelecer normas e princípios norteadores da Administração Pública, para que aconteçam avanços nos setores públicos. O Poder Legislativo, por meio dos seus membros, precisa cobrar a efetivação desses princípios. Isso significa implantar ações fortes contra corrupção e buscar o eficiente controle dos gastos públicos. Não podem ficar na retórica. É preciso dar respostas à Sociedade Brasileira, e para tanto, o Parlamento Brasileiro precisa de credibilidade, de responsabilidade e de efetividade na condução dos seus trabalhos. 

REFERÊNCIAS

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: UNB, 2000.

CAIADO, Ronaldo. Reforma Política. Em debate com o professor Walter Costa Porto ocorrido no Senado Federal. Brasília: 2004.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 6. ed. São Paulo: Atlas.

LASSALE, Ferdinand. O que é uma Constituição; trad. Hiltomar Martins Oliveira. Belo Horizonte: Ed. Líder, 2002.

FERREIRA FILHO, Manuel Gonçalves. Comentários à constituição brasileira de 1988. São Paulo: Saraiva. V. 1.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 24. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Afonso Mendes Santos

Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Consultor Legislativo com extensão em Processo Legislativo Municipal, Lei Orgânica Municipal e Orçamento Público Avançado pelo Instituto Brasileiro Legislativo (ILB).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos